Métodos

pedrobaldoni

Métodos

Mensagem por pedrobaldoni » Seg 31 Out 2005, 19:45

Olá, queria saber quais os metodos que vocês utilizam para estudo....
Eu fiz o método Arenas, são :

-La escuela de la guitarra (II)
-La escuela de la guitarra (III)
-27 Estudios Superiores
Agora estou fazendo os prelúdios do Villa-Lobos

Digam ai, como vocês estudam....

Kbuchi

Mensagem por Kbuchi » Ter 20 Dez 2005, 05:19

Meu método principal é o de Pujol...pra mim o melhor...
Durante as lições ele recomenda outros estudos e peças de outros autores...

AdrianoOP

Mensagem por AdrianoOP » Ter 20 Dez 2005, 12:22

Estudo pelo método Isaias Sávio... Acho muito interessante, dêem uma olhada :wink:

Kbuchi

Mensagem por Kbuchi » Ter 20 Dez 2005, 15:13

Quem seguir na integra o Método de Pujol estará habilitado a executar qualquer obra de qualquer autor de qualquer período...

O método de Sávio é bom, mas o de Pujol é mais completo.

zina

Mensagem por zina » Qua 21 Dez 2005, 00:52

podia me indicar algo mais sobre esse metodo? algumas caracteristicas..qq coisa..gostaria de me informar nesse aspecto..mto obrigado :wink:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 21 Dez 2005, 14:49

Uma aula com um bom professor renderá 10 vezes mais que qualquer método existente.

É que nem dança. O método serve como referência, mas sem professor não se aprende direito (e demora-se muuuuuito mais tempo).

zina

Mensagem por zina » Qui 22 Dez 2005, 13:04

Kbuchi, pode me indicar algumas caracteristicas desse metodo?? é k eu tive aulas com um professor k era exigente em questoes de tecnica(e estou eternamente grato) mas gostava de saber algo mais sobre tecnicas...se puder, agradeço.. :wink:

Amauri Machado

Método ou Professor?

Mensagem por Amauri Machado » Sex 23 Dez 2005, 23:24

Toco violão há 25 anos, sempre como autodidata.
Há dois meses resolvi estudar com um bom professor: estou impressionado com o meu avanço nestes dois meses.
Quando não entendemos bem uma parte de um livro, segue-se errando ad eterno. O professor fornece o feed-back no momento exato em que tentamos executar algo.
Acho que um bom professor substitui muitos métodos, e tempo de estudo.

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Sáb 24 Dez 2005, 00:20

Kbuchi escreveu:Quem seguir na integra o Método de Pujol estará habilitado a executar qualquer obra de qualquer autor de qualquer período...

O método de Sávio é bom, mas o de Pujol é mais completo.
o cara, isso nao é verdade... a nao ser que por magica, ou algum tipo de osmose possa sugar tecnica interpretativa, ornamentação, e outras firulas com um unico método...
Nem fazendo curso superior de musica vc sai com tanta habilidade assim... por isso pessoas se especializam num soh estilo.... escolhem renascença ou barroco ou classico ou contemporaneo...
Vc pode dar uma pitada de cada no seu concerto, mas dizer que executa bem todos os periodos é complicado...

Amauri Machado

Métodos

Mensagem por Amauri Machado » Sáb 24 Dez 2005, 14:38

Eu concordo com o Allstarstyle. Métodos são muito frios e limitados. Talvez o Kbuchi esteja se referindo a "conseguir executar". Será?

Henrique Rievers

Mensagem por Henrique Rievers » Seg 26 Dez 2005, 11:28

Estes métodos tem muitos problemas. Eles acabam limitando o aluno à simples leitura e à técnica sem se aprofundar em questões musicais. Eu sou formado em Licenciatura em Música com Habilitação em Violão e, como minha monografia de final de curso foi sobre métodos de violão, tive contato com vários deles, inclusive os que foram sitados neste tópico.
Todos estes métodos são extremamente concentrados em aspectos técnicos e leitura, fazendo com que o aluno se torne uma maquininha de repetir notas no tempo. Mesmo a visão destes métodos de técnica vilonística já está ultrapassada. Recomendo que vocês procurem um livro chamado "Pumping Nylon" do Scott Tennant para que possam ter acesso a uma visão mais contemporânea e eficiente de técnica.
Nenhum método substitui um bom professor. O professor serve como um guia para o aluno e pode auxiliá-lo de maneira muito mais eficiente do que qualquer método.

Amauri Machado

Métodos

Mensagem por Amauri Machado » Seg 26 Dez 2005, 11:58

Eu tenho o Pumping Nylon (inclusive o DVD) e endosso as considerações do Henrique.
Mas morei muitos anos no interior, onde não havia professores de violão. Aí a saída é estudar com os métodos disponíveis.
O livro do Scott Tenant deveria ser traduzido. Muita gente não leva bem o inglês.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 26 Dez 2005, 14:51

Não acho o livro do Scott Tennant tão bom como método de estudo. Para o estudo técnico, acho o do Pujol, por exemplo, bem melhor. Mas o "Pumping Nylon" tem importantes dicas técnicas que os métodos tradicionais não explicam. O livro tem uma linguagem mais direta e que funciona como uma grande masterclass do Tennant.

Nesta linha, outros livros que recomendo são o "On Practicing" e o "Kitharologus", ambos do Ricardo Iznaola. São livros com ótimos "insights", embora eu discorde de algumas idéias. Mas considero leitura obrigatória de todo violonista.

Outra leitura obrigatória é o "Escuela de la Guitarra" do Abel Carlevaro. Não são os métodos de estudo, mas o livro que explica a base teórica que está por trás da metodologia do Carlevaro. Não dá para estudar pelos métodos sem ter lido este (ou sem auxílio de professor).

Tem ainda o "Tone Production on the Classical Guitar" do John Taylor, tbém essencial.

sds.

Henrique Rievers

Mensagem por Henrique Rievers » Seg 26 Dez 2005, 15:17

Muito boas essas dicas de livros! Valeu! Realmente leituras obrigatórias para qualquer violonista.

Kbuchi

Mensagem por Kbuchi » Seg 26 Dez 2005, 18:14

Pessoal,:kap:

Inicialmente, quero deixar claro que tenho a plena convicção que nenhum método é capaz de transmitir ao aluno tudo que ele precisa para tocar bem qualquer instrumento...a figura de um bom professor é, e sempre será, imprescindível...(o difícil é achar um)...

Eu não quero convencer ninguem de nada...tenho muitas limitações...nem me considero um violonista...sou apenas um apaixonado pelo violão...

Estudei com diversos professores e por diversos métodos: Mascarenhas, Carcassi, Sávio, Arenas, Henrique Pinto...e só após conhecer e estudar Pujol...tive a certeza de ter encontrado "O Método" que procurava...:applauso:

O pouco que consigo tocar, devo a Juarez Carvalho - professor do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e de outras escolas, com quem tive a honra e o prazer de estudar por alguns anos - e ao Método de Pujol...

Como funcionou comigo, acredito que possa ser útil para outros também....

Logo, quem não tem um, ou está insatisfeito com o que tem, ou queira rever seus conceitos:

- RECOMENDO O MÉTODO: "ESCUELA RAZONADA DE LA GUITARRA" DE EMILIO PUJOL...:okok: