duvidas sobre tetrafonia aplicada ao violao!!!

felipe

duvidas sobre tetrafonia aplicada ao violao!!!

Mensagem por felipe » Ter 04 Nov 2008, 18:19

estava lendo a respeito dessa teoria numa materia sobre violao classico!!
tetrafonia :é a composiçao a quatro vozes( contralto, soprano ,tenor e baixo), nao é isso,
só que na verdade nao entendi como isso funcionaria no violao, como seria aplicado .
hum... por exemplo as cordas do violao soltas elas identificariam essa composiçao
ou a posiçao dos acordes se a fundamental( tonica) é de sexta corda ou de quinta ou de quarta.. :oops: :shock: :roll: poderiam me ajudar a entender ......
como seria aplicado ao violao?
as cordas soltas identificariam essa composiçao?
os acordes indentificariam isso?
:oops: tiram-me essa duvida que esta acabando comigo essa é a minha ultima tentativa pois nos outros forums nao souberam explicar, mais eu sei que aqui terei as respostas....
obrigado!!!! :okok: :mrgreen:

Anjosé Barros

Re: duvidas sobre tetrafonia aplicada ao violao!!!

Mensagem por Anjosé Barros » Qua 05 Nov 2008, 14:44

Felipe,

Às vezes nós estudantes nos esbarramos nas excessões.
Acredito que o assunto seria melhor tratado como polifonia.
O violão tem suas limitações, tessitura, e limite de sustentação de som. Assim entendido, vai depender da composição e do intérprete fazer perceptível duas, três ou até quatro vozes existentes em uma dada composição.
De forma prática, entendo que o mais comum é perceber-se baixo, harmonia (acompanhamento) e melodia, sem maiores contrates.
Quando se parte para a música barroca lá se verificam vozes bem distintas, ou melhor, a polifonia, ou seja, mais de uma voz bem distinta.
Não sei se isso ajuda, :desole: porque o seu questionamento é muito complexo.

felipe

Mensagem por felipe » Seg 10 Nov 2008, 13:33

amigo, mas esse material esta sendo divulgado num site...
é exatamente isso que coloquei vou deixar o link para que vcs vejam ...
é esta materia ( harmonia aplicada ao violão com o professor Giácomo bartoloni)
aula 1 elementos basicos ai vem falando sobre tetrafonia aplicada ao violao, dobramentos de vozes..etc.... dá só uma olhada..
http://www.violaomandriao.mus.br/harmonia.htm

felipe

Mensagem por felipe » Seg 10 Nov 2008, 13:35

:oops: ajudem-me a compreender esta materia.... :okok:
:mrgreen:

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Seg 10 Nov 2008, 17:08

Felipe,
Dei uma olhada no site que você indicou, realmente não sou pessoa indicada para explicar o assunto, :desole: :contrat:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 11 Nov 2008, 09:22

O site trata da Harmonia Tradicional aplicada ao violão. É a teoria de harmonia que encontramos em livros como o "Harmonia" de Schoenberg ou "Harmonia Tradicional" do Paul Hindemith.
Não é uma teoria pura e simples de acordes como grupo de notas com uma função, como é visto em harmonia funcional ou, de forma simplificada, nos livros de harmonia mais voltados para música popular.
A Harmonia tradicional não vê pura e simplesmente os acordes. Cada nota do acorde é vista como uma voz que está relacionada a ele, mas possui uma certa independência também. Deste modo, usam-se regras herdadas do contraponto na condução das vozes entre os acordes. Por isso há vários exemplos de encadeamento de diferentes acordes, onde cada voz tem sua importância, mostra-se o tratamento das dissonâncias, a condução para evitar paralelismos, como dobrar notas etc.
É difícil explicar de forma resumida, e recomendo um professor para se estudar harmonia. O importante aí, é a orientação de alguém experiente para recomendar as melhores práticas. E tem que fazer muitos exercícios para aprender. É que nem treinar escalas ao violão. Tem que treinar um pouco todo dia até aprender os macetes. No mais, também recomendo um bom trabalho de percepção aliado à harmonia. Escrever encadeamentos sem conseguir imaginar como vão soar fica bem limitado à "matemática" da coisa.

sds.

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 14:19

obrigado seguirei suas idéias.. grato.. :bravo: