duvidas sobre partituras!!!

felipe

duvidas sobre partituras!!!

Mensagem por felipe » Ter 04 Nov 2008, 16:23

ola pessoal, sou estudante dessa mini-orquestra "o violao" no entanto agora estou estudando por conta propria e quando iria iniciar o estudo sobre partitura aonde estava estudando, fiquei sem dinheiro para custiar, mas nao desisti e tenho tentado estudar em casa mas tenho algumas duvidas a respeito da leitura de partitura.
como por exemplo:
como identificar na pauta se uma nota será mais grave ou mais aguda?
no pentagrama devemos olhar a disposiçao das notas de baixo para cima?
as que estarao mais em baixo serao as mais graves e as que estarao mais em cima serao as mais agudas, seria isso.
e quando na partitura nao temos o andamento escrito ai faremos no andamento que quisermos?
e uma coisa que eu ainda nao entendi como se faz para entender o ritmo que vai ser usado na partitura como é que identifica, por exemplo se for só notas fica mais facil ai quando começa a aparecer acordes como é que faremos seria igual as notas?
sao tantas duvidas... mas nao desisto!!!! :roll:
ahhhhh!!!!! duvidas crueis.... por favor me ajudem.. :shock:
desde ja agradeço... :okok:

MARCOLEAL

Re: duvidas sobre partituras!!!

Mensagem por MARCOLEAL » Ter 04 Nov 2008, 17:23

Ola Filipe,realmente estas presisando de um prof. :lol: Mas como tu proprio disseste nada de desistir :bravo: . Olha quanto ao pentagrama estas certo,portanto quanto mais para cima incluindo as suplementares superiores mais agudas serao as notas em relaçao a outras notas que serao mais graves incluindo as suplementares inferiores no sentido inverso. Olha habitua-te a ler o principio da pauta pois lá tem toda a informaçao que presisas (QUASE TODA) inclusivé o "ritmo", e este pode variar 4/4 ,2/4, 3/4,6/8, enfim na realidade presisas de ajuda de alguem ou entao ler muito procurar muito .Olha independentemente do numero de notas (tocadas em simultaneo) o valor de duraçao é o mesmo que tivesses uma unica nota...portanto se tiveres que tocar uma unica nota por exemplo dó durante o valor de seminima (1 tempo) e tiveres que tocar todo o acorde de dó maior durante a mesma seminima a unica diferencia terá que ser na quantidade de sons tocados em simultaneo durante o mesmo valor... ok??

felipe

Re: duvidas sobre partituras!!!

Mensagem por felipe » Qui 13 Nov 2008, 02:16

obrigado pela colaboração :bravo: :bravo: