Mario Rodrigues Arenas metodo

F Francisco de O. costa

Mario Rodrigues Arenas metodo

Mensagem por F Francisco de O. costa » Qua 15 Out 2008, 03:44

Estou fazendo uma pesquisa:
Gostaria de saber quem conhece ou ja ouviu falar deste metodo dividido em em sete volumes: Por favor pesso humildemente a colaboração de todos.

FernandoSor

Re: Mario Rodrigues Arenas metodo

Mensagem por FernandoSor » Qui 16 Out 2008, 13:31

Conheço e recomendo. Não deve ser seguido ao pé da letra mas é muito útil e já estudei algumas coisas por ele, quando fazia aulas com professor.

Diria que é uma espécie de compilação dos métodos românticos de Carulli, Molino, Aguado etc., atualizados de acordo com uma visão mais "moderna" da escola de Tarrega. É realmente um método completo, pois contém de tudo, desde como ler a partitura e identificar as notas no violão até áreas técnicas de imitação de sons de outros instrumentos. Contém exercícios de arpejos, escalas, ligados etc., intercalados com uma ótima seleção de peças de Sor, Coste, Aguado, Cano, Tárrega entre outros. Tudo mais ou menos em ordem progressiva. Quando era estudante, fiz boa parte do Caderno de Estudos Superiores. Se não me engano eram 27 estudos ao todo.

Acho uma referência muito boa para um professor, com uma boa seleção de obras em ordem progressiva, que mistura vários autores (não é o mesmo que seguir apenas estudos de um Carcassi, por exemplo, que pode ficar mais enjoativo para o aluno) e até mesmo uma ordem interessante de como abordar os temas de arpejos, ligados etc. Acho um pouco limitado em termos estéticos, por focar apenas no período clássico-romântico, cabendo ao professor, então intercalar com obras de outras épocas como Dowland, Milán, Sanz, Brouwer e até mesmo um João Pernambuco entre outros.

Diria que é necessário tbém tomar um certo cuidado, pois hoje já temos uma visão um pouco diferente. Comentei que este método do Arenas é mais moderno comparado com os originais românticos, por já seguir a linha de Tárrega, mas não é moderno se compararmos às práticas nos dias de hoje. Tem que considerar que é uma visão meio romântica ainda. As digitações de estudos de Sor, por exemplo, seguem uma linha "a la Tarrega" de usar muitos glissandos, tocar na região mais aguda do braço para facilitar vibratos entre outras técnicas. Algo que descaracteriza um pouco obras clássicas. Um violonista hoje, que procura seguir uma estética historicamente informada e adequada ao original, não tocaria exatamente do modo que está escrito no Arenas.

grande abraço,
Sor

Filho do Sol

Mensagem por Filho do Sol » Dom 19 Out 2008, 05:03

Interessante,não conhecia este método.Vou dar uma pesquisada.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Seg 20 Out 2008, 15:48

Muita gente conhece !

Até onde eu tenho conhecimentos sobre métodos aqui em minha região, o Volume 2 desta obra é muito utilizado como livro de apoio aos estudos de arpejos para iniciantes no violão.