Tocar violão é mais fácil que vocês imaginam

F Francisco de O. costa

Tocar violão é mais fácil que vocês imaginam

Mensagem por F Francisco de O. costa » Ter 07 Out 2008, 02:25

O que vou escrever aqui contradiz tudo oque eu ja escrevi antes a respeito do violão.

Força nas mão. Quem precisa dela? Não é necessária. Alias é prejudicial. Experimentem fazer o seguinte apenas toquem na corda sem preciona-la contra o traste. Agora observem a distãncia entre a corda que se toca e o traste, façam a preção necessária apenas para tocar a corda no traste de maneira que não trasteje. Toque a nota. Saiu limpa sem trastejados? Pronto não façam força além disso. Você fazendo força compromete tua mão e desafina a nota.

Acordes não faça força além do necessário. Busque sempre o centro de gravidade, posição onde o cotovelo pende de maneira que parece que ou dedos estão pendurados nas cordas e não precionando contra os trastes. Pense no violão como algo macio a delicado. Mão direita leva tempo para prepara-la mais ou menos quatro anos de treino. O melhor método de mão direita é o quarto volume do Pedro Cameron. Deve-se treinar diariamente por quatro ou cinco, não adianta chorar...

Prefiram tocar Estudos ao invés de Peças. É nos estudos e não nas peças que está a técnica. Besteira é preciso técnica para tocar as peças, mas voçês entenderam...

Não perca tempo estudando errado ou com professores incompetêntes busquem queles que realmente tocam ou tenham feito algo importante no meio violonistico relacionado com performance.

Não da para escrever tudo aqui mas me procurem mandem mp e eu dou os toques :okok:

MARCOLEAL

Re: Tocar violão é mais fácil que vocês imaginam

Mensagem por MARCOLEAL » Ter 07 Out 2008, 03:14

:bravo: :merci:

Mac

Mensagem por Mac » Qua 08 Out 2008, 23:34

Meu amigo, as "dicas" são valiosas, mas precisa de uma revisão mais cuidadosa do texto. Fica até dificil de entender....

Abraços

hades69

Mensagem por hades69 » Qua 15 Out 2008, 23:46

dicas valiosíssimas !!!!!!!!!

meus parabéns !!!!!!

JonasJon

Mensagem por JonasJon » Seg 20 Out 2008, 06:08

Treinar diariamente por quatro ou cinco o que? horas? Se eu tivesse 4 ou 5 horas livres por dia para tocar violão ai ficaria fácil mesmo :D

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Seg 20 Out 2008, 15:41

Concordo com JonasJon! rsrsrsrsr
Pra encontrar minhas 2 horinhas diárias já está dificil... rsrsrsr

Sempre ficam pro fim do dia, quando já estou com a cabeça cansada... :(

Mas a perseverança é que torna tudo muito mais valioso!
O que torna os aplausos ao fim de uma execução emocionantes! rsrsrsr

Abraço a todos!

Iberê

Mac

Mensagem por Mac » Ter 21 Out 2008, 17:52

Mas não tenho certeza de que ele quis dizer mesmo "horas"... 4 ou cinco horas diárias de treinamento de mão direita? Talvez ele tenha querido dizer quatro ou cinco "unidades" do livro...

calebe

Mensagem por calebe » Qua 22 Out 2008, 12:02

:bravo:
interresante, e devem ser 4 exercicios, provavelmente

diviajar

Mensagem por diviajar » Sáb 25 Out 2008, 10:21

boas dicas que vou tentar aplicar mais nos meus estudos. Às vezes minha mão fica toda crispada... mas sou iniciante mesmo.

Valeu.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 25 Out 2008, 17:24

Essa dica da força mínima é realmente boa. Vale dizer que o Aguado já falava nela...

Outro macete importante para não necessitar usar força nos dedos, inclusive em pestanas, é aprender a usar o "peso do braço". Deixe o cotovelo cair e faça um movimento de puxar o violão pra vc com o braço. É esta força do braço que deve pressionar as cordas e deve ser propagada para a ponta dos dedos. Os músculos dos dedos devem servir apenas para posicioná-los na casa e corda requerida. Tbém não se deve usar força ou pressão no polegar da mão esquerda. Este serve apenas para "equilibrar" a posição da mão.

Francisco

Mensagem por Francisco » Qui 30 Out 2008, 14:25

Dicas interessantes mesmo, no meu caso acho que sempre aplico uma força desnecessária nas cordas, sempre que percebo procuro aliviar mas quando me distraio lá vou eu de novo , vou a partir de agora prestar mais atenção na posição do cotovelo e tentar empregar a técnica sugerida. :merci: