Delcamp - Livro 1 - Símbolo (,)

ispadoto

Delcamp - Livro 1 - Símbolo (,)

Mensagem por ispadoto » Sex 19 Set 2008, 16:45

Boa Tarde!

Acabei de imprimir os 3 primeiros volumes disponibilizados pelo Sr. Delcamp para os usuários do Fórum.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecê-lo pelo tempo que disponibilizou para formatar tão caprichosamente estes volumes.
Estão dispostos de uma forma impecável!

Realmente fica difícil retribuir tal generosidade. :roll:

Muito obrigado Sr. Delcamp !
Obrigado mesmo!

Bom, estou executando alguns estudos e peças em paralelo às minhas aulas, e me deparei com uma "," acima de algumas notas e não sei do que se trata.
Na verdade, imagino que seja uma substituição do símbolo da fermata.
Estou correto ?

Alguém saberia do que se trata ?

Obrigado,

Iberê
Iberê

MARCOLEAL

Re: Delcamp - Livro 1 - Símbolo (,)

Mensagem por MARCOLEAL » Sex 19 Set 2008, 18:31

Ola tudo bem'? Olha acho que este simbolo é mais para intumentos de sopro e canto , e se tiver correto ele significa que o executante deve fazer respiraçao naquele momento . Nao tenho 100% de certeza mas pode ser que algum colega mais experiente possa nos explicar melhor ... veremos . Abraço. :okok:

Marinho.Santista

Mensagem por Marinho.Santista » Sex 19 Set 2008, 21:30

Ispadoto,

No link abaixo têm algumas explicações das músicas do Nível 1.

viewtopic.php?f=6&t=4263

Abraços!

Moisés Figueiredo

Mensagem por Moisés Figueiredo » Qui 09 Out 2008, 15:41

Não. Não se trata de substituição da fermata, a vírgula é utilizada para marcar um final de frase, por isso nos instrumentos de sopro vêm marcando o lugar da respiração, da mesma forma que nas músicas de canto. Ao se executar uma música, ao violão, em que apareça tal marcação, devemos nos preocupar com afraseologia. É desta forma que executamos ao piano!

Como exercício, procure observar nas audições de músicas ao violão, as partes que estão separadas por breves "pausas" que o executante faz de forma a separa as frases melódicas.