Ligados

ispadoto

Ligados

Mensagem por ispadoto » Qui 18 Set 2008, 14:35

Olá pessoal!

Alguém tem alguma técnica para melhorar o som dos ligados ?
Tanto tom acima quanto abaixo... Alguma técnica de fortalecimento dos dedos para bater nas cordas ???
Onde encontro exercícios de ligados ?

Obrigado,

Iberê

MARCOLEAL

Re: Ligados

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 18 Set 2008, 17:07

Ola , olha eu gosto muito do metodo de Pujol , primeiro ele tem uns exercicios com cordas soltas para o ligado ascendente e depois para o descendente e por fim tem um que junta os dois movimentos .Abraço

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 18 Set 2008, 21:20

Não precisa nenhuma malhação, pois não é necessário força. Tentando dar alguma dica, dois pontos importantes são: velocidade e peso do braço. É mais jeito do que força. Tem que ser rápido e econômico no movimento e, ao mesmo tempo, aprender a usar os músculos corretos e transmitir a força do braço para a ponta dos dedos.

O ideal é buscar um professor para orientação. É difícil explicar por texto e não há método que possa ensinar isso direito.

A melhor recomendação que conheço para um auto-didata é o DVD do William Kanengiser chamado "Effortless Classical Guitar", onde ele explica bem vários destes macetes de eficiência de movimento, como usar o músculo adequado etc. Mesmo assim, ainda acho que um professor será melhor, pois mesmo em vídeo é difícil explicar e garantir que a pessoa entenda e aprenda a fazer o movimento correto.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Sex 19 Set 2008, 16:31

Obrigado FernandoSor.

Vou procurar por ele na internet para ver se acho disponível à venda.
Pois pra mim vale a pena o investimento, acho os efeitos de ligados impressionantes, e dão um toque muito especial às musicas, por mais simples que sejam.
Mue problema é justamente que apesar de praticar uma lista de 10 exercícios contidos no método que sigo, não consigo aprimorá-los. :x

Obrigado!

Um abraço a todos.

Iberê

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Sex 19 Set 2008, 18:38

Acho que tal e qual o Fernando disse o dinheiro que vais gastar com o dvd mais tranportes e tal mais compensa procurar um Prof. e pagar uma ou duas aulas afim de receber uma orientaçao ao vivo e a cores o mal é se aonde moras nao tem ninguem assim com formaçao que possas recorer. Abraço. :desole:

marcobanca

Mensagem por marcobanca » Ter 14 Out 2008, 14:55

Boas..

Olha, eu recomendo o livro "Técnica de la mano izquierda " do Abel Carlevaro.... costumo seguir esse livro para os exercicios de ligados..

Também tens de ter em conta a inclinição da mão esquerda... deve ter um ligeira inclinação para o lado direito....
E o segredo também está no dedo que fixa a corda enquanto o outro faz o ligado ( ascendente,descendente ou misto)... deve estar bem firme a carregar a corda....

Mas é sempre recomendável ter um bom professor a orientar...ele saberá , ao olhar a forma como fazes os ligados, saber como corrigir e melhorar..

1abraço

jackson

Mensagem por jackson » Dom 19 Out 2008, 16:37

também estou aperfeiçoando o meu ligado. sou iniciante e estou insistindo nele pra que haja melhoras.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Seg 20 Out 2008, 15:44

Descobri que muitos dos meus problemas estão mais ligados à ansiedade do que a qualquer outra coisa.
Depois de bastante treino, a memória muscular torna simples a execução!

KAL-LEWS

Mensagem por KAL-LEWS » Seg 20 Out 2008, 18:15

O segredo dos ligados é trabalhar os dedos de dois em dois(todos com todos)...trêm em três e por fim os quatro juntos em cromatismos crescentes e decrescentes...é bom também aplicar em escalas com três notas por corda... oresultado é bem legal! :bravo: