Problemas com a mão direita

Luiz Américo Moreira

Problemas com a mão direita

Mensagem por Luiz Américo Moreira » Seg 25 Ago 2008, 11:56

Ola Pessoal! Apesar desse forum ser de violão clássico gostaria de um auxílio mais eclético se for possivel. Tenho bastante dificuldade com a mão direita. Tenho vontade de aprender ritmos musicais para executar no violão tanto de forma dedilhada ou com batidas. Desejo aprender de tudo: marcha, valsa, polca, mazurca, baião, xote, xaxado, frevo, samba, bossa nova, reggae, ska, rumba, salsa, mambo, bolero, tango, guarânia, rasqueado, giga, balada 6/8, habanera e outros. Desculpem pela quantidade de coisas que coloquei. foi pra deixar bem enfatizado. Apesar de minha prioridade ser o violão clássico, acho importante ter uma boa noção de rítmo. Se alguem puder ajudar de alguma forma, agradeço de coração! :D

Lavus

Re: Problemas com a mão direita

Mensagem por Lavus » Sáb 18 Out 2008, 21:49

cara... pege o estudo nº 1 Villa-Lobos...
ele da uma conserdata legal no dedilhado...
o legal tbm são os métodos de Herique Pinto...
tem vários exercícios bons e tem umas partiturias legais separadas por grau de dificuldade...
quanto a parte popular... tente pegar o básico com alguem que vc conhece que já saiba tocar..

espero que eu tenha ajudado em alguma coisa abraços

Luiz Américo Moreira

Mensagem por Luiz Américo Moreira » Dom 19 Out 2008, 22:54

Ola Lavus! Poxa, eu havia me esquecido do Henrique Pinto... valeu por ter lembrado. E o Villa Lobos também é uma ótima dica! Uma pessoa me deu deu o seguinte conselho: que eu aprendesse a dançar esses ritmos, sendo isso uma ótima maneira de destravar a mão direita. Um grande abraço! :D

Mac

Mensagem por Mac » Qui 23 Out 2008, 20:20

O Marco Bertaglia tem uma obra sobre ritmos com uma fita VHS ("Ritmos no Violão") com dezenas de exemplos de ritmos no violão. Como faz muito tempo, não sei se ele ainda vende isso, mas acho que era edição própria. O telefone dele está no livro "O Violão de Sete Cordas": Tel.: (11) 3951-3320, celular (11) 9181-5183, email: violao@sti.com.br. Se por acaso não servir, me envie mensagem em PVT que eu tenho como entrar em contato com ele.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 24 Out 2008, 20:07

Tem também um livro do Nelson Faria chamado Brazilian Rhythms (ou algo similar). É em inglês, para estrangeiros (não sei se tem em português), mas é bom e serve porque vem exercícios na partitura e CD com exemplos e batidas para treinar (não precisa falar inglês e entender o texto para sair tocando...).
Este livro contém os principais ritmos como samba, baião, bossa nova, choro etc. Vem com exercícios em cada um destes ritmos, iniciando com levadas simples e vai complicando. Como falei, vem com CD que contém gravação dos exemplos, e muitos exercícios são interativos, onde vc deve tocar junto com o CD, que possui percussão e ritmos gravados especialmente para treinar.

gabrieltell

Mensagem por gabrieltell » Dom 02 Nov 2008, 06:50

Cara, tem um estudo de Harpejos de Mauro Giuliani que é muito bom. Começa do mais simples possível e ascende o nível de forma que se você for fiel ao estudo, ascendo junto com ele. É realmente muito bom. Procura se informar sobre isso.
Abraço!

Mac

Mensagem por Mac » Seg 03 Nov 2008, 00:53

Na página http://www.guitareclassiquedelcamp.com/ ... liani.html, que está informada vezes neste forum, você encontrará os 120 modelos de arpejos do Mauro Giuliani (está em "Partitions"- "Opus 1 - Estudos"). Imagino que, como está informada aqui, não haja problemas de direito autoral.

Mac

Mensagem por Mac » Dom 09 Nov 2008, 16:34

Antes tarde do que nunca: há também um livro do Renato Sá : "211 Levadas Rítmicas - para violão, piano e outros instrumentos de acompanhamento" - publicado pela Irmãos Vitale em 2002, em notação musical e com sugestões de repertório para cada ritmo.

Abs

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 13:39

esses ritmos são interessantes..

Musica: chão de Giz
Cantor: Zé ramalho
Ritmo: Folk Rock

Indicação da Batida: ↓.↓↑.↑↓↑↓↑↓↑.↑↓↑ OBS: esse ritmo vc tem que tocar ele tercinado.

Musica: Anunciação
Cantor: Alceu Valença
Ritmo: baião

Indicação da Batida: P (ima)P i (ma) ...

Musica: Chalana
Cantor:Almir Sater
Ritmo: Guarãnia

Indicação da Batida: ↓↑↓↑↓,
valeu....