harmonia

pfred

harmonia

Mensagem por pfred » Qui 21 Ago 2008, 20:56

gostaria de saber sobre teoria ligadas a harmonizacao, teoria, dicas etc

alexandreas

Re: harmonia

Mensagem por alexandreas » Dom 31 Ago 2008, 02:15

pfred escreveu:gostaria de saber sobre teoria ligadas a harmonizacao, teoria, dicas etc
Sou novo no fórum e tenho a mesma necessidade...
alguém poderia dar sugestões.
de livros e materiais...
grato,

pedro cas samir

Mensagem por pedro cas samir » Seg 01 Set 2008, 21:57

Eu naum conheço 100% dessa área, mas posso adiantar que o conhecimento de Escalas eh bem importante. Se vcs forem iniciantes precisam prender sobre compassos e parituras em primeiro lugar. Escalas vem dpois, mas tem mtu a ver com harmonia

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Qua 03 Set 2008, 18:04

Meu professor resolver me dar algumas aulas "off" apenas sobre este assunto.
É dificil de explicar, assim por escrito, demandaria muito tempo (e estou no trabalho).

Mas está relacionado às escalas e como formá-las...

Procure no google por escalas ciclo das quintas, e veja uma explanação aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_das_quintas

É uma teoria muito útil para quem quer praticar a improvisação e saber dentro de qual escala se encontra determinada música...

Desculpe não explicar de forma mais clara, mas ainda sou novato neste tema.... :mrgreen:

Abraços a todos!

alexandreas

Mensagem por alexandreas » Sáb 13 Set 2008, 23:40

ispadoto escreveu:Meu professor resolver me dar algumas aulas "off" apenas sobre este assunto.
É dificil de explicar, assim por escrito, demandaria muito tempo (e estou no trabalho).

Mas está relacionado às escalas e como formá-las...

Procure no google por escalas ciclo das quintas, e veja uma explanação aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_das_quintas

É uma teoria muito útil para quem quer praticar a improvisação e saber dentro de qual escala se encontra determinada música...

Desculpe não explicar de forma mais clara, mas ainda sou novato neste tema.... :mrgreen:

Abraços a todos!
já auxiliou...
muito obrigado!

Moisés Figueiredo

Mensagem por Moisés Figueiredo » Qui 09 Out 2008, 15:57

A harmonia está ligada diretamente a formação de acordes. Mesmo quando se escreve para varios instrumentos, as notas de cada um deles têm uma relação direta entre si. Um bom começo é conhecer as escalas, pois é a partir delas que formamos os Campos Harmônicos ( conjunto formado por acordes com notas de uma mesma escala). No Campo Harmônico cada acorde têm sua função (tonica, subdominante e dominante), entre estas três funções estão destribuídos os acordes das escalas.

Não sei se você esta interessado em harmonia ( aquela que chamamos de tradicional, que visa analizar as inversões de acordes e sua função dentro de uma progressão harmônica) ou se é por harmonia funcional ( como é chamada a harmonia no meio onde se faz música popular e jazz)! mas de qualquer forma a base é a mesma, ou seja, escalas, construção de acordes e análise.

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 13:37

seria interessante vc dar uma olhada primeiro em formaçao de acordes ( triades ,tetrades e tetrades aumentadas) campo harmonico , se nao quiser fazer o livro de almir chediak é muito interessante. :bye: