OUVIDO TOTAL ??

Eduardo Medeiros

OUVIDO TOTAL ??

Mensagem por Eduardo Medeiros » Qui 21 Ago 2008, 02:12

Alguém já ouviu falar em "OUVIDO TOTRAL" ???

Fiquei sabendo a muito tempo que existem pessoas, geralmente músicos,
que possuem a capacidade de identificar a nota de qualquer som,
e que esse fenômeno é conhecido como ouvido total.

ISSO EXISTE REALMENTE OU É FOLCLORE ??
SE EXISTE, É POSSÍVEL UMA PESSOA ADQUERIR ESSE TAL OUVIDO TOTAL ??
[/color][/size]

Obrigado

FernandoSor

Re: OUVIDO TOTAL ??

Mensagem por FernandoSor » Qui 21 Ago 2008, 21:43

Existe e na verdade é conhecido como ouvido absoluto.
Há controvérsias sobre se é possível adquirí-lo com o treino ou se é hereditário.

De todos os modos, não é necessário. É possível adquirir um ótimo ouvido relativo com estudo e treino, que é o ideal para qualquer músico.

pauloleite

Re: OUVIDO TOTAL ?? OUVIDO ABSOLUTO

Mensagem por pauloleite » Qua 27 Ago 2008, 13:48

Olá, Eduardo!
Como complemento ao que o FernandoSor escreveu, estou enviando abaixo, um artigo retirado da Ciencia Hoje On-Line, número 138, de agosto de 2.003, escrito por Suzana Herculano-Houzel, Depto de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que diz:

Por que algumas pessoas têm ouvido absoluto?
Vem do cérebro a capacidade incomum de identificar notas musicais.

Qualquer música provavelmente soa diferente aos ouvidos de cada um. Se você sentar ao piano e tocar para dez mil pessoas uma canção comum como Parabéns pra você, umas oito mil devem ser capazes de detectar notas desafinadas na melodia. Se você anunciar qual foi a primeira nota da melodia, boa parte das pessoas que tiverem estudado música deverá ser capaz de dizer os nomes das notas seguintes. Mas provavelmente apenas uma pessoa daquelas dez mil será capaz de identificar todas as notas no piano sem que você dê a dica de qual foi a primeira.

"Ouvido absoluto" é o nome da capacidade que tem essa única pessoa em dez mil de identificar notas musicais sem precisar ouvir primeiro outra nota conhecida como comparação. De onde vem essa capacidade? Do cérebro, e não dos ouvidos, como o nome sugere. A região na superfície do cérebro que processa os sons da música é maior em músicos do que em outras pessoas, e especialmente grande em músicos com ouvido absoluto. Isso sugere que a capacidade de identificar notas musicais depende da "quantidade" de cérebro disponível para "ouvir" a música que entra pelos ouvidos.

Mas por que só algumas pessoas têm ouvido absoluto? Há, ao menos, três possibilidades -- e talvez a explicação, no final, seja uma mistura das três. Primeiro, a genética parece ajudar: pessoas com ouvido absoluto costumam ter parentes com a mesma habilidade (do mesmo modo, a "surdez musical", ou incapacidade de detectar uma nota desafinada, também parece ser genética!).

A segunda possibilidade é que ouvido absoluto se adquire com a prática. Seria uma questão de treino, mesmo: você ouve e identifica notas musicais tantas e tantas vezes que seu cérebro acaba guardando uma "memória" permanente do som de cada nota associada ao seu nome. Com essa memória guardada lá dentro da cabeça, deixa de ser necessário comparar uma nota a outra que você sabe que é o lá, por exemplo, para identificá-la. (removido).

Quanto à terceira possibilidade pasme: é possível que todo mundo nasça com ouvido absoluto e acabe perdendo essa habilidade, se ela não for mantida ou desenvolvida com a música ou pelo aprendizado de línguas, como o chinês, onde o significado das palavras depende do seu "som musical" preciso. Quem sabe, então, você já teve ouvido absoluto e nem sabia?

Legal, não é?
Saudações musicais a todos.
Paulo Leite.
Editado pela última vez por pauloleite em Qua 05 Nov 2008, 11:18, em um total de 1 vez.

Eduardo Medeiros

Mensagem por Eduardo Medeiros » Qui 28 Ago 2008, 17:37

O B R I G A D O !!

VALEU !!

juninhounitedhim

Mensagem por juninhounitedhim » Seg 01 Set 2008, 14:33

Muito bom esse artigo!!

eh preciso treinar mto pra chegar a esse nível, mas estamos aee

I HAVE A DREAM!!

danielrib3

Mensagem por danielrib3 » Dom 02 Nov 2008, 11:39

ouvido total(absoluto) só é completo para quem nasceu com o dom.
pra quem não têm esse dom só muito treinamento para ter uma percepção parecida com quem tem OA

Mac

Mensagem por Mac » Seg 03 Nov 2008, 00:40

Paulo

Esta afirmação está incorreta:

"você ouve e identifica notas musicais tantas e tantas vezes que seu cérebro acaba guardando uma "memória" permanente do som de cada nota associada ao seu nome. Com essa memória guardada lá dentro da cabeça, deixa de ser necessário comparar uma nota a outra que você sabe que é o lá, por exemplo, para identificá-la. Na verdade seria ouvido relativo."

Se alguem guarda uma "memória" permanente do som de cada nota associada ao seu nome (ou mesmo o som de uma única nota), trata-se de "ouvido absoluto", e não relativo.

Acho que a observação foi sua e não da Suzana Herculano-Houzel.

Ouvido relativo é a capacidade de reconhecer auditivamente os intervalos. Qualquer pessoa capaz de reconhecer uma música tocada é capaz de desenvolver o ouvido relativo com facilidade. Ou por repetição, ou por associação com músicas conhecidas (truque conhecidíssimo para quem já fez aula de solfejo: a "Marselhesa" se inicia com uma quarta justa, "Águas de Março", com uma terça maior, etc.).

Abraços

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Qua 05 Nov 2008, 11:22

Olá, Mac!
Você está coberto de razão.
Após o seu comentário, fui ler mais atentamente o artigo, e já removí meu infeliz comentário, peço desculpas a todos. Não sei onde estava com a cabeça, naquela hora.
Parabéns pela sua observação. Este é o verdadeiro espírito de colaboração!
Saudações Musicais!
Paulo Leite.

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Qua 05 Nov 2008, 16:45

Olá a todos,

Eu conheço pessoalmente, na minha cidade de Floriano, apenas um músico com ouvido absoluto.

O que se verifica é o histórico dele, começou ainda criança solfejo, o professor mandava ele escrever as partituras de estudo; o cidadão escreve músicas instrumentais, como frevo, detalhando a partitura de cada instrumento; dá aula de violão e teclado; rege ensaio de conjuntos musicais, sabe tudo de teoria e perceção musical, pesquisa como ninguém; toca trompete. Em fim, aos 55 anos acho que é a idade dele, vive de música e para a música, de forma que acusa uma tonalidade e as modulações ao ouvir uma música e diz que nota é essa ou aquela e, brinca, confere na hora o dito no violão ou teclado para demonstrar sua habilidade auditiva-sonora.

Vive vinte e quatro horas música, obviamente tem muita prática muita repetição pujante nas veias, na memória.

O cara é um fenômeno nisto.

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 14:44

acho que isso é definitivamente um dom ..
tem um filme que eu assitir que o achei muito interessante se eu nao me engano é: o som ..
iii esqueci o resto mas conta a historia de um menino que tem um ouvido absoluto muito bom mesmo esse filme.... :bravo: