Aprender a Estudar para aprender a Tocar

MARCOLEAL

Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 30 Abr 2008, 00:44

Ola, gostava de partilhar com vosses este artigo que achei de grande interese.Desde ja informo que nao e de minha autoria mas si do SR.Augusto do Blog Seu Jornal OnLine sobre Violão & Música Clássica Brasileira .
:okok: Aprender a Estudar para aprender a Tocar :okok:

Muito tempo fiquei investindo horas e horas no estudo de peças para o violão. Apesar do investimento, sentia que o retorno estava sempre muito aquém do que o esperado. Diversas vezes fui abraçado pelo nada desejoso sentimento de frustração ao perceber que algumas técnicas e trechos de músicas do meu estudo ainda apresentavam deficiências graves, fazendo com que a fluência da interpretação sempre ficasse deficitária. E, dentro da minha ignorância, achava que o culpado era eu e somente eu.

Aprendi muitas coisas importantes no que se refere ao estudo. Busquei atender algumas premissas básicas para o estudo do Violão Erudito como, por exemplo, ter um bom professor, ter um bom violão e manter uma disciplina de estudo. Ao achar que estava fazendo tudo como mandava o figurino e, mesmo assim, sentindo minha evolução ainda deficitária, acabava achando que o problema era apenas comigo, seja por falta de talento, dificuldades diversas, etc. E assim correu a bola de neve durante alguns anos.

Creio que este breve relato não deve ser uma questão individual. Acredito haver identificações diversas, em níveis e momentos diversos. E é sobre esta questão que a pouco me deparei com uma realidade que me fez reavaliar todo esse investimento. A questão principal, motivo deste relato, é: devemos aprender a estudar para aprender a tocar.

Considero hoje o processo de estudo do violão erudito uma das questões de total impacto na evolução de um estudante. O que vou descrever a partir de agora, acreditem, já era do meu conhecimento, mas não estava inserido na prática do meu estudo. Talvez por não dar a devida importância, ou talvez por achar que não era de impacto relevante. Grande erro meu que perdurou alguns anos.

Mas antes, gostaria de ressaltar que existem diversos métodos de como potencializar as horas de estudo investida, este não é o único mas apenas um deles. Para facilitar o entendimento, vou enumerar as regras que sigo:

1) Ao estudar uma peça, antes de tudo, devemos ter a consciência de que esta peça está dentro do seu nível. Para os mais iniciantes, evitar tentar tocar peças com dificuldades muito acima do que é capaz;

2) Dêem uma analisada detalhada na peça antes de pegar o violão. Veja seu compasso. Perceba se existe alguma figura da escrita que foge do seu conhecimento. Perceba as notações de andamento e intensidade. Procure saber do compositor e da época da música. Se possível, solfeje-a;

3) Ao começar a tocar, tenha em mente que uma pessoa passou um tempo escrevendo-a, pensando em como tratar cada parte. Retribua esta atenção. Toque-a com total atenção e capricho, mesmo que de forma bem lenta. Tente não errar nenhuma nota na primeira leitura. Perceba que para isso, você terá que ter a certeza da nota que vai tocar antes de atacá-la. A primeira leitura de uma peça deve ser vista como uma forma de retribuição ao esforço do compositor. Faça-a nem que seja por respeito;

4) Estude o primeiro compasso. Coloque como objetivo tocar este compasso, da forma mais perfeita que deseja, 3 vezes consecutivas, sem errar. Errou, zere o contador. Sobre esta perfeição, me refiro ao conjunto de notas estar claras e limpas, andamento de acordo com o que especificado, caso tenha ralentando, estacato, fermatas ou qualquer outro símbolo, considere-o. Dê-se por satisfeito apenas quando tocar 3 vezes consecutivas o compasso da forma mais perfeita possível. Reveja a digitação caso necessário, procure sempre a forma mais interessante para o compasso;

5) Após resolvido o compasso 1, repita a mesma regra, só que na passagem do primeiro compasso para o segundo compasso (pegue o final do primeiro e o início do segundo). Estude essa passagem até conseguir toca-la 3 vezes consecutivas, com perfeição. Errou, zere o contador. Algumas vezes, alterar a digitação do primeiro compasso seja interessante. Caso isso aconteça, volte ao primeiro compasso e estude-o com a nova digitação;

6) Estude o segundo compasso da mesma forma que o primeiro.

7) Finalmente, estude o primeiro e o segundo compasso juntos, e sempre seguindo a mesma regra, ou seja, estudar repetidas vezes até tocar este conjunto de dois compassos sem erros por três vezes consecutivas. Errou, zere o contador;

8) Resolvido os dois primeiros compassos, vá para o segundo e o terceiro compasso. Siga as mesmas regras citadas nos passos 4, 5, 6 e 7, só que trabalhando o segundo e terceiro compasso;

9) Percorra toda a música aplicando a regra. Vá de compasso a compasso ( 1 e 2, 2 e 3, 3 e 4, 4 e 5 e assim vai);

10) Terminado o passo 9, amplie a regra. Comece a trabalhar dois compassos por vez. Por exemplo: trabalhe o primeiro e o segundo juntos, depois a passagem do segundo para o terceiro, depois toque os quatro primeiros compassos juntos. Estude a música toda assim. Neste momento, caso seja possível, você já poderá fazer as divisões por fraseados. Dividir por fraseados musicais é bastante interessante;

11) Finalmente, comece a estudar a peça como um todo, colocando sua interpretação pessoal nos pontos que dão margem a esse trabalho. Como dito anteriormente, regras semelhantes a esta tinham sido me passada, mas não dei a devida importância. Hoje percebo claramente o quanto estes pequenos detalhes na forma como se estuda tem um impacto gigantesco na qualidade da sua interpretação.

Lembrem-se: caso estejam achando que você não é capaz ou que não possuem talento suficiente, procure repensar a forma que está levando seu estudo. Talvez ali esteja o verdadeiro problema! Existem outros fatores não descritos nesta postagem que também devem ser considerados. Mas estes, deixemo-os para os próximos posts!

Grande Abraço a todos! :bravo: :merci: :okok:
Augusto

BrunoLagoela

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por BrunoLagoela » Qui 01 Mai 2008, 12:07

Muito Bom. Eu tenho alguns problemas para me concentrar no estudo, principalmente a noite quando estou cansado, Mas vou tentar estas dicas.
Boa Iniciativa.

hgmontenegro
Mensagens: 13
Registrado em: Dom 08 Jun 2008, 20:24

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por hgmontenegro » Sex 27 Jun 2008, 15:01

Execelentes dicas!!! Valeu!

cilasrocha
Mensagens: 3
Registrado em: Dom 06 Jul 2008, 22:11

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por cilasrocha » Seg 07 Jul 2008, 00:37

Augusto...
muito boa sua colocação. Servirá de exemplo pra muitos deste forum.
abração
Cilas

PINELAP
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 12 Jul 2008, 14:16

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por PINELAP » Sáb 12 Jul 2008, 14:34

Para mim esta primeira visita ao forum é tambem uma primeira vez no mundo da musica ..estou com dificuldades em compreender algumas partes dos textos mas estou a adorar ... não sei se é do meu português de Portugal ou da minha falta de conhecimento ..... gostaria que fosse a primeira mas aposto mais na segunda.
abraços e espero que daqui a uns meses possa contribuir de forma mais positiva.
Pedro de Portugal

mateus
Mensagens: 27
Registrado em: Sex 15 Jun 2007, 01:18

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por mateus » Ter 15 Jul 2008, 03:44

Um dos conselhos que foram colocados é a quetão do solfejo. Solfejar é uma maneira eficiente de aprender o ritmo e gravar até mesmo a melodia da música. Tem grande importância o solfejo. Quando a música tem duas vozes, por exemplo, pode-se treinar solfejar uma delas e tocar a outra (seja grave ou aguda).

JJMonteiro
Mensagens: 60
Registrado em: Ter 03 Out 2006, 01:16

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por JJMonteiro » Qua 16 Jul 2008, 01:35

Valeu MarcoLeal, disciplina no estudo é primordial e com certeza vale a pena e poupa tempo!!! :merci:
:casque:

Dexter
Mensagens: 9
Registrado em: Seg 18 Fev 2008, 05:05

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por Dexter » Qua 16 Jul 2008, 07:56

Muito boa a dica! Sempre é bom aprender novos métodos! Vou experimentar.

caio cézar
Mensagens: 5
Registrado em: Qua 16 Jul 2008, 18:58

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por caio cézar » Qua 16 Jul 2008, 19:33

poxa!
bacana msm esse artigo!
eu tenho um grande problema pra estudar peças ¬¬
eu começo a estudar daqui a pouco eu paro e começo a tocar outra coisa que as vezes é até de violao popular auhauhauhahu
mas eh questao de habito, e eu tenho que mudar o meu ¬¬

mas é isso aew galera!

abraço a todos

asterion
Mensagens: 7
Registrado em: Seg 18 Set 2006, 17:46

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por asterion » Sáb 19 Jul 2008, 17:57

pois e

muito interessante esse artigo!!!

mas eu ja ouvi falar sobre tecnicas de concentracao que nos permite ter grandes resultados com poucas horas de estudo se alguem souber postem ai!!!

valew otimo post :bye:

rverdi
Mensagens: 5
Registrado em: Sex 18 Jul 2008, 03:15

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por rverdi » Ter 22 Jul 2008, 03:37

Oi pessoal,
eu estou começando agora o estudo sobre música clássica e não tenho muito dinheiro para investir em aulas, por isso vou tentar ser meio auto didata neste assunto. Estou vendo essa mensagem e achei muito boa, embora ainda um pouco avançada.
Queria saber se vcs podem dar umas dicas de exercícios para iniciantes e onde posso arrumar material que ensine sobre leitura de partituras e exercícios para práticas?

Um abraço a todos
Rafa

joao_paulo
Mensagens: 5
Registrado em: Seg 30 Jun 2008, 15:04

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por joao_paulo » Qua 23 Jul 2008, 22:00

Faço um esquema parecido com esse para estudar... nao tao detalhado, mas segue o mesmo esquema
belo post

alexandreas
Mensagens: 37
Registrado em: Dom 31 Ago 2008, 01:35

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por alexandreas » Dom 14 Set 2008, 05:41

Meu professor sempre colocou este ensinamento, mas não dava a devida atenção, e ele ainda separa por vozes.
Vou repensar meus estudos.
muito obrigado.

birdcrazy
Mensagens: 5
Registrado em: Sex 19 Set 2008, 16:36

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por birdcrazy » Sex 19 Set 2008, 18:52

Como estou tentando aprender partitura sem ter, ainda, um professor esta dica dica caiu como uma luva. Quero me disciplinar a estudar todos os dias no minimo 2 horas. Acho que analisar a partitura antes de pegar o violão, pesquisar sobre o autor, a época, deixa o estudo mais completo e muito mais poético. Valeu!

guto_098
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 23 Set 2008, 02:42

Re: Aprender a Estudar para aprender a Tocar

Mensagem por guto_098 » Dom 28 Set 2008, 04:54

ótimo o post
só tenho uma dúvida, e queria saber se é assim com otodos no começo.
quando fico repassando muitas vezes os mesmos compassos, depois de algum tempo já não consigo me concentrar neles, minha mente se distrai e quando percebo estou pensando em alguma coisa nada a ver com música, e estou tocando as notas sem notar, como se fosse automático, o que facilita os erros
gostaria que alguem me desse algumas dicas de como melhorar isso
obrigado