*Dúvida sobre sequência de estudo*

Pensadordmn

*Dúvida sobre sequência de estudo*

Mensagem por Pensadordmn » Ter 29 Abr 2008, 01:36

Se possível alguém me responda que sequência devo dar aos estudos musicais, já estudei todo um método de "violão clássico básico", dois livros de "teoria musical" e estou agora com Harmonia e improvisação I de Almir Chediack...

Queria saber que sequência de assuntos(Harmonia,M. Funcinal etc.) seguir.

Agradeço a ajuda...

fabianodef

Re: *Dúvida sobre sequência de estudo*

Mensagem por fabianodef » Sáb 10 Mai 2008, 19:44

Olá Amigo se vc quer estudar violão, a fundo precisa de um professor qualificado pra te acompanhar se possivel procure um professor de curos Universitario, em relação a harmonia procure os livros de Ian Guest harmonia a arranjos populares são muito bons, boa sorte,

Pensadordmn

Mensagem por Pensadordmn » Dom 11 Mai 2008, 02:39

Sou grato pela ajuda :casque:

donbajaja

Mensagem por donbajaja » Dom 18 Mai 2008, 19:47

E aí pensador, já tive essa sua dúvida, aliás elas surgem sempre que adquirimos materiais diversificados para estudo.
Acredito que a princípio vc deva definir seu estilo e em qual profundidade vc quer chegar. Pelo que percebi vc quer alcançar
um elevado nível técnico.Então, primeiramente lembre-se que a quantidade de material estudado não significa qualidade. É claro que vc já sabe disso, o que quero dizer é que mesmo tendo um material de abordagem ampla, o interessante é fazer o que chamo de "alinhamento de tópicos". Isso consiste em traçar um plano, abrangendo todos os assuntos que você quer estudar. Baseie-se nos índices dos livros que vc estuda, siga parte por parte . Com isso irá perceber os pontos comuns entre os assuntos, pontos em que os assuntos se cruzam e consequentemente se completam. Por exemplo:
O livro de teoria é o básico a todos eles, porque ele é geral, corra pra ele quando houver dúvidas;
O livro do Almir é um livro específico, porém um excelente livro para quem quer dominar o assunto, devore ele e aplique tudo primeiramente na pauta, utilize o que vc aprendeu com o livro de teoria e escreva tudo, tudo mesmo na pauta;
Reestude o seu livro básico de violão clássico, você verá como tudo se encaixa;e
O conselho final, é o seguinte: procure um professor especializado o mais rápido possível, porque esse material é muito bom, e com um professor ele será usufruido em seu máximo, digo o mais rápido possível porque, o assunto música dever ser estudado com derterminada diciplina e somente um profissional poderá guiá-lo de maneira mais proveitosa,ou seja sem perda de tempo independente do material seguido ou sequëncia adotada. Espero ter contribuído um pouco. :)

leodio

Mensagem por leodio » Qua 21 Mai 2008, 11:30

aproveitando a deixa, vcs poderiam me indicar um bom livro de violao basico?

donbajaja

Mensagem por donbajaja » Dom 25 Mai 2008, 02:05

Olá leodio, procure o método Mascarenhas, que é bem básico, outro muito falado, e inclusive é o que eu uso é o do Henrique Pinto.
Embora os dois sejam bons, acredito que o mais básico entre eles é o primeiro, i.e. o "Mascarenhas". Isso é apenas uma dica. Caso você não encontre nenhum dos dois, peça mais dicas a algum professor de sua cidade. Indico um professor porque ele poderá te avaliar pessoalmente, e consequentemente te "receitar" o melhor método, para o seu caso. Um professor para esse seu início básico é importantíssimo, pode crer :wink:

André Oliveira

Mensagem por André Oliveira » Dom 25 Mai 2008, 04:21

Eu tambem estou com duvida em relação a estudos...agora mesmo acabei de baixar uns 4 metodos de estudos de pessoas diferentes no site http://www.eythorsson.com , peguei algumas partituras no proprio site do delcamp.
No caso de estudos eu fazia violao num projeto que existe na minha cidade, cheguei a fazer 1ano e meio so que tive de parar devido aos meus estudos profissionais, agora o meu objetivo é poder voltar a tocar violao e poder utilizar isso na minha igreja para poder tocar os proprios hinos do cantor cristão so que para isso eu preciso estudar mesmo tendo uma base...gostaria de alguma sugestao quanto a isso...
desculpem pelo texto

desde ja fico grato.

mateus

Mensagem por mateus » Seg 07 Jul 2008, 15:50

Consegui baixar os métodos do site que o André recomendou. Olhando por cima, tem partitura pra todo mundo, de iniciante bem básico até pra quem já está um pouco mais na frente. Vale a pena da uma esudada!

JJMonteiro

Mensagem por JJMonteiro » Sáb 12 Jul 2008, 19:37

Vamos prestigiar o nosso forum, aqui mesmo tem uma sequencia de nivel de dificuldade feito pelo proprio Sr. Delcamp, foi assim que descobri o meu. Orientação de um bom professor também é essencial. Atenciosamente. :bye:

Hamilton

Mensagem por Hamilton » Seg 13 Out 2008, 21:23

i-escalas e arpejos II-Teoria musical III-Obras IV- Compositores V-Ientificacao de notas-Pentagrama e braco do violao-84 notas.
I-Fase- Executar os exercicios de escala e arpejo- Quantidade-Serie de 200 duas vezes por semana no instrumento.
Identificar no pentagrama todas as notas ate a 5a casa. Permaneca uns 60 a 90 dias nessa fase.
conclua os estudos com obras simples de compasso 2I4 e 3i4.
Compositores-Aguado, Henrique Pinto, Carcassi. Giuliani. Conclua com Green leaves e Papillon .
Nota- No pentagrama os exercicio devem iniciar no E, ponto zero, 6a corda e encerrar na nota A da 5a corda
e devem ser repetidos em media de 25 vezes, ascendente-descendente- ABCDEFG=GFEDCBA- Ou seja- do re mi fa sol la si -si la sol fa mi re do.
A sequencia ê simples, veja bem. Divida seus estudos em tres fases, A primeira voce estuda escalas-horizontais e verticais- horizontal-E A D G B E vertical-E F F# G G# A. ate a 5^ casa. Um total de 30 notas.
II-FASE- TERMINA NO 12O traste do violao, eu so posso explicar a segunda parte no seguinte porque meu horario encerrou e o pessoal vai fecha a lan house, o trabalho e os exercio irao aumentar, ate a 12a casa tem 84 notas. amanha eu explico a segunda etapa, tchau ,

HAMILTON