Decorar as partituras

cristina_salomao

Decorar as partituras

Mensagem por cristina_salomao » Sex 29 Fev 2008, 09:59

Já que temos tanta gente experiente debatendo, o que podem me dizer sobre decorar as partituras? Alguma dica especial além de tocar, tocar e tocar até decorar? Esta é uma dificuldade que tenho: tocar de cor não é a continuação natural decorrente de estudar uma partitura. Tenho que trabalhar duro para decorar. :)
Opiniões e conselhos serão benvindos!
Obrigada,
Cristina :bye:

FernandoSor

Re: Decorar as partituras

Mensagem por FernandoSor » Sex 29 Fev 2008, 14:56

Recomendo pesquisar no fórum antes de criar os tópicos. Verá que já tem vários tópicos a respeito deste assunto. Os assuntos sempre se repetem, a vai cansando ter que escrever tudo de novo. Seria mais produtivo adicionar perguntas a algum tópico já existente.
cristina_salomao escreveu:tocar de cor não é a continuação natural decorrente de estudar uma partitura.
De todos os modos, resumidamente, é lógico que conhecer a teoria e estudar a partitura deve ajudar muito a decorar. Quando vc entende o que faz memoriza muito mais fácil.

Diga o que é mais fácil decorar:
1 - decorando a partitura
2 - crnddoeoa a ttrrpaiau

Ambos possuem as mesmas letras, mas certamente é muito mais fácil meorizar uma frase inteira que faz sentido do que memorizar letras avulsas.
Na partitura é a mesma coisa. Se vc analisa, entende as frases, a harmonia, fica muito mais fácil. Veja o que é mais fácil:

1 - memorizar um grupo de notas mi-sol#-si indo para lá-dó#-mi;
2 - memorizar Mi maior indo para Lá maior (E-A);
3 - memorizar uma tradicional cadência V-I.

Certamente entender a teoria básica e pensar no conjunto da harmonia e da frase, como está no modo 3, é bem mais fácil que decorar nota a nota como no modo 1. E o modo 2 seria um intermediário.

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Sáb 01 Mar 2008, 03:49

David Russel disse que para vc decorar uma partitura, uma obra, vc não deve decora-lá ocm o passar dos estudos. Ou seja, se vc quer decorar ela, vc deve sentar, estudar a partitura, e tudo isso com o intuito de decorar a partitura.
Pra mim, decorar qualquer coisa q se vá executar no violão é imprecindivel, desde uma escala, a uma grande obra. Varias fatores contribuem para que seu desempenho seja melhor, depois q vc tem na sua cabeça, oq vc vai tocar.

Eu tbm tinha muita dificuldade em decorar partituras, mas o pior não era só decorar, e sim esquecer ela durante uma apresentação.. :oops:
como tempo aprendi q isso não era tão ruim e dificil, e hj ja consigo dominar esse problema! Vai tranquila, mas sempre com um objetivo, seja de tocar uma obra, de decorar, de subir ao palco, etc..

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Sáb 01 Mar 2008, 15:01

Obrigada, Allan. Acabo de postar uma resposta em outro tópico onde falo também em objetividade. Acho que sua resposta bate com o que penso.
E, Fernando, me esqueci completamente de pesquisar antes de criar este tópico!!! Mas obrigada por ter repetido os conselhos assim mesmo.:)
Cristina :bye:

raphael

Mensagem por raphael » Ter 06 Mai 2008, 00:31

realmente é um prblema decorar as musicas ainda mais as grandes obras!!!, nada que um estudo constante naum resolva!!!..é improtante tb conhecer bem a obra ou a musica escuta-la diversas vezes...isso facilita ao decorar a musica!!!...eu tb estou sofrendo estou tentando decorar a fuga de bach!!!!

raphael

pvzito

Mensagem por pvzito » Qua 07 Mai 2008, 22:26

eu tambem tenho problema com decorar
mas qnd eu toco bastante uma musica ai eu decoro :o

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Qui 29 Mai 2008, 20:44

Olá
Não sei o que vocês têm a dizer sobre isso, mas já repararam que é mais fácil decorar as músicas quando não se sabe ler direito as partituras, quando há maior esforço para lê-las? A mim parece que só a repetição é pouco eficiente para decorar; o que realmente conta é o esforço para ler a partitura. Talvez valesse a pena ler minuciosamente a folha, compasso por compasso (que muitas vezes a gente não o faz com a devida atenção).

Peri Valencio

Mensagem por Peri Valencio » Qua 04 Jun 2008, 23:50

Ola amigos, para mim decorar eh tocar "300.000 vezes" a mesma musica, agora oque reparo e acho que acontece com todos eh que decoro apenas as que realmente sao as mais "amadas", aquelas que agente mais gosta, somos capazes de decorar de primeira, ou porque achamos a melodia muito especial ou porque sao aquelas que sempre almejamos tocar.

ravi.landim

Mensagem por ravi.landim » Sex 20 Jun 2008, 10:52

Poxa, legal ver esse lado. para mim o único método para decorar uma partitura sempre foi tocar, tocar, tocar e tocar.

Valeu!

Manuel HP

Mensagem por Manuel HP » Sex 20 Jun 2008, 13:47

Eu julgo que o método de decorar é algo que melhora com o estudo. Já vi aqui bastantes bas opiniões sobre o assunto, por isso apenas falerei o que faço.
Toco a peça toda, apenas leitura
divido a música segundo as suas estruturas, pelas letras a, b ,c ... ( as repetiçoes a')
Estudo a escala em que ta feita ( relembro pois para ler já a devia ter estudado, pelo menos)
Vou decorando as partes, a ,b ,c...
Depois deixo a música fluir.

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Dom 22 Jun 2008, 23:15

Só consigo decorar uma partitura tocando milhares de vezes.

Fernando Link.

hgmontenegro

Mensagem por hgmontenegro » Sex 27 Jun 2008, 15:10

Você decora melhor quando:

1. Endende bem o que está tocando;
2. Gosta do que está tocando.
3. Executa constantemente.

Lembro que decorei a partitura Interrogrando (Jongo) em dois dias! Mas há outras que demorei bem mais tempo.

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Sex 27 Jun 2008, 21:56

Nada melhor que estudar diariamente a peça que queira decorar, pois só com muita persistência e afinco para chegar a perfeição. Nunca desista na primeira dificuldade.

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Sex 27 Jun 2008, 21:59

Olá! Pessoal.
Gostaria que me enviassem algumas partituras fáceis para que eu possa estudar, pois estou fazendo aula de violão e não quero ficar só estudando as peças que o professor indica, gostaria de ampliar meus horizontes.

alberto rodolfo

Mensagem por alberto rodolfo » Qui 24 Jul 2008, 22:02

Meu método para decorar as peças que estudo é primeiramente ouvir a peça varias vezes e ir praticando até conseguir executá-la. Não sei se é um método válido mas me ajuda muito. Também não me descuido da parte teórica que é muito importante apesar de um pouco chata.