Dedilhado: é proibido repetir dedos?

Mozart Dionísio Lisboa

Re: Dedilhado: é proibido repetir dedos?

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 12 Mai 2008, 04:43

Olá!
Também penso que alternar dedos serve no início para não pegarmos o vício de executar tudo com um dedo só, e também para executar rápidas passagens. Não vejo mal algum em repetir dedos em alguns tempos.
As dicas de FernandoSor são importantes. Não havia parado ainda para reparar isto e creio que por isso demoro muito até conseguir tocar uma peça sem parar por causa de erros.
Até!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 13 Mai 2008, 04:05

Olá Cristina
Não me preocuparia com a questão de repetir ou não o dedilhado. Isso será variável dependendo da partitura que você esteja lendo. Se você seguir o padrão sugerido pela partitura não haverá engano na hora dos arpejos, a menos que você esteja tocando por ouvido, e aí sim teria essa dúvida de qual dedo deveria ser utilizado em determinado momento.
Estou certo ou me equivoquei na interpretação do seu questionamento ?
Enfim, no meu entender nada é proibido dentro da música, o que importa é o bom resultado da interpretação.
Por exemplo se numa sequência a partitura lhe sugere usar os dedos Indicador e Médio, nada impedirá de você uitilizar o Médio e Anular, ou até o Anular e o dedo Mínimo, (o que não é comum para muitos, mas é para mim).
O que vai importar sim, é se a sua execução está completa e correta, e principlamente com a sensibilidade. Isso é que vale.
Um abraço a todos.
Editado pela última vez por Léo Beschizza em Sex 16 Mai 2008, 12:50, em um total de 1 vez.

luizviolao

Mensagem por luizviolao » Sex 16 Mai 2008, 06:54

Eu tabem ficava repetindo os dedos e vi q em certo momento da minha vida issu ia me prejudicar mas continuei a repetir, qndo parti pra cima dos "Twenty studies for the guitar" by Fernando Sor vi q era preciso mudar radicalmente issu pois é preciso velocidade para tocar alguns estudos deste livro pra q ele soe e com a minha ex tecnica eu nao consegui , ai eu peguei alguns arpejos do aguado e fui estudar BEM DEVAGAR como dizer todos os professores, naquela velocidade de tartaruga de marcha ré!!!! e hj consigo tocar nao todo mas boa parte...
tai minha dica estudar arpejos do Aguado!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 16 Mai 2008, 12:47

Olá Luiz
Estude também Matteo Carcassi que prá mim revelou um mundo novo de arpejos.
Muito bom esse método, sem desmerecer os demais.
Um abraço a todos.

Amax Guitar

Mensagem por Amax Guitar » Ter 08 Jul 2008, 21:17

Se conseguires me dá um aló.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 09 Jul 2008, 02:58

Olá Amax.
Seja benvindo ao nosso Fórum. Com o tempo você irá se familiarizando com os tópicos e verá a fonte de informações que terá para um contínuo aprendizado, além das opiniões de todos os participantes.
Um abraço a todos.

flaviomedina

Mensagem por flaviomedina » Qua 09 Jul 2008, 15:45

Acho importente evitar a repetição no início do aprendizado, para ganhar agilidade e independência. MAs proibido, parece ser muito limitante.

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sex 05 Set 2008, 01:25

A repetição de dedos num dedilhado ou num fraseado depende, principalmente da interpretação que vamos dar ao trecho. Quando não exige velocidade, é muito expressivo, com rubato ou sostenuto, fica interessante usar o mesmo dedo, principalmente quando se trata do polegar ou do dedo médio, por serem mais fortes.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 15 Set 2008, 14:26

Amauri Andrade Franco escreveu:A repetição de dedos num dedilhado ou num fraseado depende, principalmente da interpretação que vamos dar ao trecho. Quando não exige velocidade, é muito expressivo, com rubato ou sostenuto, fica interessante usar o mesmo dedo, principalmente quando se trata do polegar ou do dedo médio, por serem mais fortes.
Olá, Amauri!
Desculpe desviar um pouco o assunto do tópico, mas o que é rubato? É forte?
Desde já, obrigado!

:bye:

marmula

Mensagem por marmula » Dom 28 Set 2008, 16:04

Olá a todos

Tenho uma dúvida em relação a dedilhado ou harpejo que já postei em outros tópicos para saber opinião de quem tem propriedade no assunto.

A pergunta é:
Existe uma maneira (ordem dos dedos da mão direita) certa ou errada, melhor ou pior, de realizar uma seqüência de notas?

É bom treinar todas as possibilidades ou apenas alguns tipos de sequências, por exemplo

aim aim aim aim....
ima ima ima....
imamimamima....
im im im im......
ia ia ia ia...
ma ma ma ma...

Estou perguntando porque depois de muitos anos sem orientação, estou corrigindo alguns vícios (me preocupava com a mão esquerda e esquecia a direita).

Na minha cidade, não encontrei ainda professor de música erudita (nem sei se vou encontrar) e estou estudando pelas partituras aqui do forum (estou melhorando um bocado)

Marmula

niltonbass

Mensagem por niltonbass » Seg 29 Set 2008, 21:22

comecei hoje neste fórum e já estou aprendendo e resolvendo muitas das minhas dúvidas, ainda bem que o achei.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 01 Out 2008, 04:13

Olá Nilton
Seja benvindo ao nosso Fórum e terá belas dicas para resolver as suas dúvidas, que também são de vários colegas aqui do Fórum.
Um abraço a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 03 Out 2008, 21:48

marmula escreveu:Olá a todos

Tenho uma dúvida em relação a dedilhado ou harpejo que já postei em outros tópicos para saber opinião de quem tem propriedade no assunto.

A pergunta é:
Existe uma maneira (ordem dos dedos da mão direita) certa ou errada, melhor ou pior, de realizar uma seqüência de notas?

É bom treinar todas as possibilidades ou apenas alguns tipos de sequências, por exemplo

aim aim aim aim....
ima ima ima....
imamimamima....
im im im im......
ia ia ia ia...
ma ma ma ma...

Estou perguntando porque depois de muitos anos sem orientação, estou corrigindo alguns vícios (me preocupava com a mão esquerda e esquecia a direita).

Na minha cidade, não encontrei ainda professor de música erudita (nem sei se vou encontrar) e estou estudando pelas partituras aqui do forum (estou melhorando um bocado)

Marmula
É mesmo importante treinar diferentes combinações. Mas mais importante que isto é tocar numa postura adequada e com o movimento correto, que permita tocar relaxado, com eficiência e, ao mesmo tempo, tirar um som bonito e robusto. Treinar milhares de combinações numa postura errada só vai ajudar a criar vícios que depois serão difíceis de corrigir. É importante ir devagar no início, aprender os movimentos corretos e criar uma base sólida.
Se está dificil encontrar professor, recomendo aprender observando atentamente os grandes mestres. Procure no Youtube por vídeos do John Williams, David Russell, Manuel Barrueco etc. Mas procure fazer um esforço, nem que tenha que viajar para ter aulas. Ao menos no início, para aprender a postura básica etc.
Tem um DVD do William Kanengiser chamado "Effortless Classical Guitar" que é bom. Não substitui um bom professor, mas é melhor que nada ou que um texto escrito, que é um tanto limitado...

marmula

Mensagem por marmula » Qua 08 Out 2008, 19:06

FernandoSor:

Agradeço a resposta e vou me atentar mais para a postura. Quando olhava no youtube, me preocupava mais para as mãos, tanto esquerda como direita, do que para a postura.

Vou tentar observar mais isto.

Às vezes vou para Porto Alegre. Vou procurar este DVD ou outro sobre o assunto. Não tinha pensado nisto, mas é uma idéia excelente deve existir lojas que tratem do assunto.
Vou ver se encontro uma loja especializada.

Valeu mesmo.
:merci: :okok:

Mula

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Sex 31 Out 2008, 01:39

Prezados, o Andantino op.1, Tell III, No. 4 do Mauro Giuliani acredito ser mais interessante tocar repetindo os dedos, inclusive a partitura que tenho indica repetir os dedos. Depende muito da situação repetir ou não os dedos.