Dedilhado: é proibido repetir dedos?

cristina_salomao

Dedilhado: é proibido repetir dedos?

Mensagem por cristina_salomao » Seg 18 Fev 2008, 21:21

Repetir os dedos da mão direita sempre foi um tabu durante os anos em que estudei guitarra erudita. E sempre foi muito difícil para mim prestar atenção nisto. Há momentos em que repetir os dedos parece mais natural do que não repetir. Como fiquei muito tempo sem contato com professores, e como tudo se moderniza, gostaria de saber dos colegas se algo mudou e se as regras estão mais maleáveis a este respeito. Se ainda não mudaram, que tipo de exercícios ou métodos me aconselham? Ou é só mesmo tentar prestar atenção durante a execução das peças?
Obrigada,

Rute

Re: Dedilhado: é proibido repetir dedos?

Mensagem por Rute » Ter 19 Fev 2008, 11:44

Acho que é importante mudar os dedos quando se está a aprender, para criar esse movimento automático, contrariando a tendência de usar sempre os mesmos dedos. Alguns exercícios obrigam mesmo ao uso dos dedos de menos força, de forma a dar-lhes mais uso. Mas após a fase de aprendizagem, o importante é tocar comodamente, de acordo com a dificuldade da peça.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Ter 19 Fev 2008, 15:40

Rute,
Sua resposta me alivia um pouco, pois estou numa fase em que já automatizei o toque e não consigo mais prestar atenção se estou repetindo ou não, mas tenho certeza de que isto acontece pouco...
Obrigada,
Cristina

NadoSerafim

Mensagem por NadoSerafim » Qui 21 Fev 2008, 13:45

Também concordo com essa maneira de pensar, a fixação no início é fundamental, mas posteriormente você verá q em alguns casos repetir o dedo vai ser realmente o melhor caminha, e naturalmente vai menos pois na maioria dos casos o melhor e alterna-los. Costumo dizer o seguinte pensamento, (Quando você sobe uma escada você olha para os degraus ?) , não é necessário né, mas quando você tinha 3 anos isso era fundamental, ou seja, depois de alternar bastante da maneira correta com o tempo você dedilhar da melhor maneira possível sem parar para pensar qual seria a melhor maneira de dedilhar, a mecânica fica automática. Abraço.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Qui 21 Fev 2008, 20:44

Obrigada pela opinião, Nardo! Valeu para me traqüilizar mais !:)
Abraços,
Cristina

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 25 Fev 2008, 17:58

O ideal é não repetir para favorecer a agilidade. Por isso muitos professores recomendam não repetir. Mas em determinados momentos, repetir pode tanto ser mais fácil quanto mais musical. Vc pode querer repetir um dedo para facilitar manter o padrão de colorido e articulação de determinada voz ou melodia. Porém isso deve ser usado com cuidado...

Agora, se vc toca sem saber como digita, recomendo repensar seu estudo. Tem que saber cada dedo, nos mínimos detalhes. É lógico que uma peça mais simples, que já sai bem numa leitura à primeira vista, podemos dispensar um detalhamento técnico. Mas numa peça mais complexa, é imporante saber cada detalhe. Além das implicações na articulação, se não pensamos na digitação da mão direita, podemos fazer digitações diferentes cada vez que tocamos, o que vai dificultar atingir uma boa desenvoltura técnica na peça e vai aumentar a probabilidade de errar na execução, porque deixaremos de manter um padrão repetitivo que facilitaria no aprendizado mecânico e de memorização motora.

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Qua 27 Fev 2008, 22:17

Talvez então, Fernando, eu deva repensar meus estudos. Acho que minha digitação é mecânica e provavelmente eu não repita a mesma seqüencia sempre que toco. Vou relamente tentar prestar atenção nisto.
Obrigada,
Cristina

mauricio

Mensagem por mauricio » Qui 28 Fev 2008, 02:24

Sou outro que tem que prestar atenção em como toca... Nunca realmente reparei na minha mão direita, exceto quando esbarrava em alguma coisa mais difícil e tinha que me dedicar a pequenos trechos da música...

Eu vi uns exercicios ontem suuuuper simples, envolvendo diferentes padrões de dedilhados, e fiquei surpreso ao perceber que um deles não saia tão automaticamente quanto achei que todos sairiam.... Com certeza vale a pena dedicar um pouco mais de esforço nisso.

[]s
Mauricio

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Sex 29 Fev 2008, 09:49

Pois é, Maurício, como eu disse em outro tópico, o violão é um instrumento difícil e sempre teremos pontos a serem aperfeiçoados. Este desafio chega a ser estimulante! Ontem estive tentando observar como toco e cheguei à conclusão que se ficar pensando muito na mão direita depois que a execução já está mais mecânica, acabo errando. Portanto concluí que vou prestar atenção e tentar fazer o melhor dedilhado enquanto estiver aprendendo a peça e tocando devagar. Depois... não posso garantir se não vou repetir dedos de vez em quando. Acho importante estudar do jeito certo e torcer para a seqüência ficar mecânica. E, claro, como você mencionou, fazer sempre alguns exercícios para independência da mão direita...
Até mais,
Cristina :bye:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 29 Fev 2008, 14:15

cristina_salomao escreveu: Acho importante estudar do jeito certo e torcer para a seqüência ficar mecânica.
A questão não é torcer para ficar "mecânico", pois ficará invariavelmente. Após uma boa dose de repetição, o cérebro criará conexões neuronais para tal movimento. Por isso é muito importante não praticar errado, para não ficar "mecânico" um toque ineficiente e que não atenda ao objetivo musical.

Este é o motivo que todo professor insiste para se estudar bem lentamente no início, tendo plena consciência de cada detalhe, de cada movimento, de cada músculo do braço, da posição da mão, da respiração, da preparação dos dedos, da postura etc.

Em português, tem um livro interessante do Jose Alberto Kaplan, chamado "Teoria da Aprendizagem Pianistica", que trata do tema sobre memorização dos movimentos, da música e como praticar de modo eficiente. Embora não seja exatamente sobre violão, a teoria se aplica.

sds

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Sáb 01 Mar 2008, 15:21

Fernando Sor escreveu: Este é o motivo que todo professor insiste para se estudar bem lentamente no início, tendo plena consciência de cada detalhe, de cada movimento, de cada músculo do braço, da posição da mão, da respiração, da preparação dos dedos, da postura etc.
Pelo que estou vendo, Fernando, a questão fundamental é mesmo ter plena consciência do que se faz. Realmente é o que estou tentando atingir!
Obrigada,
Cristina :bye:

EduardoBernini

Mensagem por EduardoBernini » Sáb 01 Mar 2008, 21:21

Olá Cristina!

Uma coisa precisa ficar bem clara: toda esta consciência é apenas durante os estudos. A hora de estudar é a hora de pensar e tomar consciência de cada detalhe.

A hora de tocar é a hora de tocar. Quem está tocando não está pensando, Se parar para pensar, não estará interpretando nada. Estuda-se profundamente para que nada impeça o estado alterado de consciência que deve fluir no momento artístico.

Se não estudar com consciência, terá sérios obstáculos na hora de interpretar!

Se estudar com consciência, não precisará pensar em nada, apenas tocar!

Um forte abraço! :guitare:

Aliud

Mensagem por Aliud » Sex 25 Abr 2008, 11:48

Dependendo sonoridade não a mal algun em repetir dedos.
Segovia acreditava em interpretação e tinha base tecnica o flamenco, que utiliza muitas repetições quando nescessario.

badenbach

Mensagem por badenbach » Sex 09 Mai 2008, 16:38

A dica que dou é a seguinte: o não repetir dedo favorece movimentos mais velozes em função do andamento ou da subdivisão, porém nem sempre ocorre a necessidade de uma maior preocupaçaõ com velocidade. E também existe a questão da acentuação, a mudança de dedos ou a repetição dos dedos favorece uma acentuação difenreciada, e isto deve ser levado em consideração. O uso misto (digitações com dedos repetidos junto com dedos alternados) pode ser uma boa depende da peça.

Alex Nazopatus

Mensagem por Alex Nazopatus » Sáb 10 Mai 2008, 16:04

Eu acho que quando toco sem pensar no que estou fazendo, fica uma interpretação muito mecanizada.