afinaçao

meninoverde

Re: afinaçao

Mensagem por meninoverde » Qui 14 Ago 2008, 15:38

eu gosto muito dos afinadores por vibração, comprei um para meu pai esses dias e vi que os preços estão em uma média de R$50,00. Como método prático costumo usar o telefone mesmo.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 15 Ago 2008, 02:33

Olá Jonas
Isso é verdade, quando você não tem silêncio para afinar, o eletrônico pode auxiliar bastante. Eu conheci esses afinadores eletrônicos há uns 25 anos atrás quando um primo meu de Santo André que tocava numa banda de jazz me mostrou um. Ele afinava sua guitarra num ambiente super barulhento de um bar onde eles se apresentavam,e só dessa forma que ele conseguia uma razoável afinação. Acho que ele foi um dos primeiros a adquirir esse afinador, que na época só se achava aqui no Brasil importando dos EEUU. Hoje você os encontra até nos "camelôs".
Um abraço a todos.

jojo

Mensagem por jojo » Dom 19 Out 2008, 22:36

Eu agora utilizo um afinador electrónico mas isso trouxe-me um problema. Enquanto usei o Lámiré nunca rebentei cordas. Agora, com o electrónico já rebentei duas. A última foi ontem. Estive a trocar a quarta corda e quando a fui afinar fui apertando um bocado e devo ter passado a nota sem notar, depois fui esticando, esticando até que rebentou. Provavelmente já devia estar uma oitava acima, ou duas, sei lá... Haverá alguma referência nos afinadores electrónicos que identifiquem as oitavas?

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 20 Out 2008, 02:25

Olá Jojo
Creio que não, esses afinadores mais comuns não tem tantos recursos, talvez exista algum mais sofisticado ou com mais recursos, mas eu não conheço nenhum que diferencie as oitavas de uma nota. O ideal na afinação é o convencional das cordas soltas mesmo. Um bom instrumentista consegue guardar a afinação das cordas soltas na memória, a utilização do eletrônico é apenas para uma conferência no caso de dúvidas. Mas mesmo assim eu prefiro usar um diapasão do LÀ.
Um abraço a todos.

felipe

Mensagem por felipe » Ter 04 Nov 2008, 17:53

enquanto a afinadores eu prefiro o de sopro (+ ou - uns R$: 15,00) , irá ajudar muito no seu ouvido fará vc se acostumar com a nota, enquanto os afinadores digitais sao execelentes mas porem vc pode ficar dependente deles os de sopro sao bons pois logo vc se tornará independente.
eu gosto de afinar por oitavas ou por harmonicos pelo menos eu percebo mais a altura afinando assim.... :okok:

Mac

Mensagem por Mac » Qua 05 Nov 2008, 01:36

Uma vez que se afinou o lá pelo padrão (recomendável), acho difícil ter erro. Além de afinar as cordas pelo método de comparar as cordas na 5a. (4a.) casa, pode-se fazer uma sintonia fina pelos batimentos, conforme o Fernando já disse que faz. E além disso, pode-se comparar as notas nas primeiras casas com as notas nas outras (costumo ir até a 15/16), e com os harmônicos. Eu tenho um afinador eletrônico, mas só uso para afinar uma das cordas, geralmente o "lá" (5a), e muito eventualmente para conferir a afinação. Aliás, como já disse alguem, tem muito violão que não é possível afinar completamente. Eu já tive um DiGiorgio que não afinava de jeito nenhum - após a 12a casa, era um problema. Muito comum acontecer, por erro na escala. Abs

Francisco

Mensagem por Francisco » Qua 05 Nov 2008, 09:49

Tenho um diapasão mas tinha muita dificuldade para ajustar a 5 corda, hoje em dia já tenho mais traquejo mas prefiro o afinador eletronico, uso um da marca Korg, têm afinação para o baixo e guitarra/violão, o custo é acessivel.

Mac

Mensagem por Mac » Qua 05 Nov 2008, 20:25

Usar o diapasão, para muitos, não é tão simples quanto parece, especialmente para quem não foi agraciado pela natureza com um ouvido musical (meu caso). Eu tive muita dificuldade no início. Hoje nem uso diapasão, mas um afinador eletrônico. O problema de afinar todas as cordas com o afinador é que priva o violonista de experiências auditivas simples, que é comparar uníssonos com timbres ligeiramente diferentes, sentir os batimentos (dissonâncias), comparar harmônicos, comparar oitavas, etc.
Acho que é recomendável evitar uma dependência completa do afinador eletrônico, a despeito da enorme facilidade que ele proporciona.
Abraços

Mac

Mensagem por Mac » Ter 11 Nov 2008, 00:49

LI, em alguma reportagem, que não se deve tocar as cordas fortemente ao utilizar o afinador eletrônico, porque isso confundiria o instrumento, que então daria respostas instáveis. Testei o meu Korg tocando suavemente, e parece que ficou um pouco mais estável, de fato. Abs

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 13:20

vc tem acesso a internet cara?
acredito que com certeza se nao vc nao iria postar
na net vc encontra varios afinadores
da uma olhada la no site do baixaki ou entao vc procura um desses sites por ai que tem afinador on line..

Mac

Mensagem por Mac » Qui 13 Nov 2008, 15:24

Felipe

Acho que você está sem tempo de ler as mensagens de cada tópico. Permita sugerir a você que o faça - a sua mensagem parece em descompasso com as outras mensagens postadas neste tópico! Abraços

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qui 13 Nov 2008, 19:23

Ola , uma coisa que seria interessante é antes de tocar afinar somente a corda lá com o afinador, depois tendo como referencia esta mesma corda afinar uma atrás da outra, e por fim comfirmar com o afinador . Afim de algum tempo o ouvido vai se educando. :casque: :okok: