afinaçao

tassio

afinaçao

Mensagem por tassio » Qua 26 Dez 2007, 16:27

Para quem não tem nenhum aparelho de afinaçao (ainda), qual é o método alternativo de afinaçao? por favor ajudem...

Rute

Re: afinaçao

Mensagem por Rute » Qua 26 Dez 2007, 17:47

a 5ª corda solta afina-se em Lá (com o lamiré será uma oitava abaixo, mas pode-se usar um teclado, se este tambem estiver com a afinação certa).

a partir daí, premindo o 5º traste da 6ª corda o som deverá ser igual ao da 5ª corda solta; premindo o 5º t da 5ª corda deverá ser igual à 4ª corda solta; premindo o 5º t da 4ª corda deverá ser igual à 3ª corda solta; premindo o 4º t da 3ª corda deverá ser igual à 2ª corda solta e premindo o 5º t da 2ª corda deverá ser igual à 1ª solta. A 1ª e a 6ª corda deverão ser a mesma nota (mi) com a diferença de 2 oitavas, salvo erro.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Dom 01 Jun 2008, 23:28

Olá

É meio improvisado, mas o som do telefone corresponde a uma nota lá (a da 5a casa). Minha professora afinava o violão a partir disso...

ravi.landim

Mensagem por ravi.landim » Sex 20 Jun 2008, 10:54

Na verdade o som do telefone é um lá#, deve-se tomar cuidado para não confundir!
A melhor referência ainda é o bom e velho diapasão!

Abraços!

Manuel HP

Mensagem por Manuel HP » Sex 20 Jun 2008, 13:37

Existem vários métodos, caso tenha um pequeno orgão electrónico podera afinar por aí.
Outra maneira bastante eficaz é o de usar umas gracações electrónicas que estão espalhadas pela internet, ou ires ao youtube e pesquisar a afinação que pretendes (tenta escrever a afinação em ingles, para encontrar as melhores)

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Ter 24 Jun 2008, 14:04

A propósito, alguém sabe quanto custa um diapasão?
Grato

JJMonteiro

Mensagem por JJMonteiro » Sex 25 Jul 2008, 01:23

Você pode usar uma musica que voce conheça e saiba em que tom esta, afine pelo menos uma corda para referencia, de preferencia através do baixo ( normalmente o primeiro acorde da melodia é o tom da musica, mas nem sempre!) da musica e a partir desta, afine o resto. atenciosamente!!!
:casque:

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 25 Jul 2008, 04:14

Olá Cajunh
Um diapasão com apenas a nota Lá deve custar em torno de R$ 5,00, mas há também o diapasão com todas as 6 notas referentes às cordas soltas do violão, que deve custar talvez uns R$ 25,00.
Lembro aos iniciantes que existem na internet programas que disponibilizam afinadores on line, é só pesquisar na net.
Um abraço a todos.

Marcelo Terra

Mensagem por Marcelo Terra » Seg 28 Jul 2008, 22:27

Neste link tem um "diapasão" online:

http://www.pegacifras.com.br/afinador.php

Nele você pode tocar cada uma das notas das seis cordas.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Ter 29 Jul 2008, 01:38

Afinação do violão ou qualquer instrumento de cordas friccionadas ou dedilhadas "SE" quem quer afinar não tiver o ouvido, já educado, diapasão nenhum pode ajudar. a soulução, portanto, é um AFINADOR ELETRÔNICO. :bye:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 29 Jul 2008, 12:51

Não acho difícil aprender a afinar de ouvido. Muita gente pensa que é um bicho-de-sete-cabeças, mas não é. Basta uma orientação adequada (professor). Consigo ensinar qualquer pessoa a afinar reconhecendo os batimentos, em menos de 1 hora. Tem gente que já sai afinando razoavelmente bem de primeira. Com poucas semanas de prática, qualquer um que não tenha problemas auditivos já está afinando de um modo bastante aceitável, sem afinador.

Como já foi dito, outra alternativa são os softwares gratuitos que se encontram na internet. Este aqui é um deles: www.aptuner.com
Basta usar um microfone qualquer, como até mesmo um mic que vc usa para falar via internet. É ótimo para um iniciante, porém também não é um método muito preciso.

Cuidado que nem todos os afinadores eletrônicos por aí são muito precisos. Dos que conheço, acho que os afinadores de contato são os melhores para uma precisão mínima aceitável para um violonista exigente. Porém um bom afinador tbém não é muito barato. Um que acho bom é o Korg AW-1, mas custa uns R$400,00.

Mesmo com afinador, um bom violonista ainda vai precisar do ouvido. Quem entende um pouqinho de luteria sabe que a afinação do violão não é exatamente perfeita ao longo do braço. Então dependendo das posições e regiões utilizadas do braço, faço pequenas correções. E olha que tenho violões de luthiers de primeira linha, imagina um violão de fábrica que que geralmente mal afina nas primeiras casas...

Cuidado com o método de afinação tbém. O método que descreveram acima, usando a 5a. casa de uma corda para outra é bem ruim. Pequenas imprecisões vão se propagando de uma corda para a outra. No final, a afinação 1a. corda está bem longe da 6a. corda. O ideal é afinar a 5a. corda com o diapasão e depois afinar todas as outras em relação a esta 5a. corda.

E não esqueçam de pesquisar no fórum antes de colocar dúvidas. O ideal seria adicionar perguntas a tópicos já existentes. Discussões sobre afinação são muito recorrentes. Além de dicas de outros usuários, escrevi alguns métodos de afinação neste tópico:
viewtopic.php?f=1&t=996&p=4836&hilit=afinadores#p4836

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 02 Ago 2008, 23:32

Olá Fernando
Valeu pelas informações, eu também não confio muito em afinadores eletrônicos, na maioria das vezes eles são muito "mentirosos", isto é, não são confiáveis, e nada melhor que desenvolver nossa capacidade auditiva aprimorando cada vez mais o ouvido sem necessidade de recursos artificiais.
Sobre a referência da afinação do Lá na 5ª casa da 5ª corda com o diapasão realmente é a melhor forma, mas depois de se afinar todas elas nessa referência, é bom conferir também os harmônicos da 12ª casa comparando com as notas das cordas soltas. Essa verificação possibilitará uma boa conferência da afinação.
Um abraço a todos.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Ter 05 Ago 2008, 20:17

Olá pessoal

Obrigado pela informação do preço. Aproveito para confirmar que também acho mais fácil afinar de ouvido, o diapasão eletrônico parece ser enganoso; às vezes você toca a mesma corda na mesma tensão e ele considera como notas diferentes! Bom talvez eu simplesmente não saiba usá-lo.

Até.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 11 Ago 2008, 02:21

Olá Cajunho
Você está usando corretamente, é que na realidade esses afinadores eletrônicos em sua grande maioria não são tão corretos assim, é melhor confiar no seu ouvido mesmo.
Um abraço a todos.

JonasJon

Mensagem por JonasJon » Qua 13 Ago 2008, 00:15

Não sei exatamente sobre quais afinadores eletrônicos vocês se referem, mas tenho um eletrônico analógico da boss que utilizo mais na guitarra eletrica, e é bem preciso. Acho que vale o preço, pela praticidade, e por situações onde nem sempre são as melhores para se afinar.