7 cordas

Autumn Wishes

7 cordas

Mensagem por Autumn Wishes » Sáb 20 Ago 2005, 16:40

Olá a todos, sou novo aqui no forum, mas meu respeito por ele é de longa data, venho sempre acompanhando e tal

olha, adiquiri um violao 7 cordas ha pouco tempo, e é ele que eu quero estudar. mas pelo que eu saiba nao existem professores dessse instrmento, sendo assim, gostaria de saber uma forma de estudar esse instrumento com bastante precisão. porque por enquanto estou estudando o 6 cordas e adaptando pro de 7

e gostaria de saber onde posso achar partituras pra 7 cordas, será que tem ?

des de já, muito obrigado e bons estudos a todos :lol:

Augusto Cézar Contreiras

Mensagem por Augusto Cézar Contreiras » Seg 22 Ago 2005, 15:19

Tente estudar escalas harmÔnica, melódica e natural e peça para seu professor lhe ensinar. Estude inversão de acordes com 3ª, 5ª e 7ª no baixo , usando a 7ª corda. Tudo isso que lhe falei já é um bom começo. Baixaria é algo muito intuitivo. tente ouvir discos de chôro e imitar o baixo e depois vá criando...

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Ter 23 Ago 2005, 22:50

olah!
acho que tudo o q o amigo falow eh extremamente util.
Nao sei se vc precisa de aula especifica de violao d 7, Na verdade a 7ª corda serve praticamente pra vc nao precisar mexer na afinaçao da 6 ª corda. Se vc tiver uma leitura boa e tecnica em dia, vc nao vai ter muitos problemas...
Uns amigos da faculdade usavam a 7ª corda em afinaçoes diferentes tb, nao só Si, modificavam como lhes fosse necessario...
abraço
Nick

Autumn Wishes

Mensagem por Autumn Wishes » Qui 01 Set 2005, 20:39

valeu pelas dicas :D

só me resta mais uma duvida, sobre as baixarias, mesmo sendo algo intuitivo, envolve alguma escala específica ?
porque eu noto muito cromatismo em algumas baixarias

existe alguma regra para isso ?

rod rock

Mensagem por rod rock » Qui 29 Set 2005, 07:47

tem sim as escalas tem que conter os intervalos dos acordes em questao....valew....

rod rock

Mensagem por rod rock » Qui 29 Set 2005, 07:49

notas de passagem tambem e muito comum na baixaria e o que da a imprensao muitas das vezes de cromatismo.....valew....

John_coffey

Re: 7 cordas

Mensagem por John_coffey » Qui 29 Set 2005, 20:56

Autumn Wishes escreveu: e gostaria de saber onde posso achar partituras pra 7 cordas, será que tem ?

Uma sugestão um tanto "besta", mas obrigatória pra quem quer tocar o "de sete"!

Ouça o Mestre Dino 7 Cordas!
Tem um Cd dele tocando com o Raphael Rabelo (outro monstro!) que é inspirador!

Com certeza vai lhe ajudar a entender o que se pode/deve fazer com um sete cordas!

Abraços!

nado

Mensagem por nado » Qua 02 Nov 2005, 06:43

O violão de 7 nos proporciona duas visões, numa ele é visto como o rei da baixaria (o músico se dedica quase que interamente a linha do baixo); noutra ele é visto como um violão de seis com mais uma corda, ou seja, um violão com mais recurso, com uma voz mais extensa e com possibilidaes harmônicas (contruções de acordes) mais pesadas. Tudo o que você faz no seis é possível fazer no sete. Então aconcelho você a estudar escalas aproveitando a sétima corda e a comerçar a contruir acordes usando também a sétima assim terá um rendimento melhor do todo que o sete corda oferece. Quanto a mão direita procure usar mais o polegar nos bordões. Se usa unha procure manter um ângulo mais aberto, se não usa procure usar a lateral do polegar e tente mantê-lo paralelo as cordas e não o deixe caido.

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Qua 02 Nov 2005, 08:57

eu estava pensando qto ao numero de cordas, isso tudo é um tanto quanto relativo... uma grande parte do nosso repertorio é oriudo da guitarra barroca, um parente direto do violao, que só tinha 5 ordens (a primeira corda era simples e as 4 ultimas duplas) e mesmo assim quando tocamos Viseè, por exemplo, todas as transcriçoes tem notas na sexta corda, mesmo ela nao existindo na época...
Acho que essa comparaçao é bem clara...
[]
Nick

Intermezzo

Mensagem por Intermezzo » Dom 01 Jan 2006, 12:05

Oi, pessoal!

Minha 1a mensagem no fórum.

Sou apaixonado por violão; dediquei-me a ele por muito tempo, mas por motivos profissionais ele está meio esquecido.
O fato é que estou pensando em comprar um 7 cordas e gostaria de saber sobre a DIFICULDADE TÉCNICA deste instrumento. O braço mais largo dificulta muito as posições?

Um grande abraço,
Carlo

Luis Gontarski

Mensagem por Luis Gontarski » Dom 01 Jan 2006, 13:11

nao dificulta muito... qdo vc for mandar fazer, vc pode até escolher a largura do braço... ele pode continuar fino, só que as cordas vao ser mais proximas

Bruno Madeira

Re: 7 cordas

Mensagem por Bruno Madeira » Dom 01 Jan 2006, 22:50

Autumn Wishes escreveu: mas pelo que eu saiba nao existem professores dessse instrmento
Existem professores de 7 cordas sim, é só procurar que acha...

Tem um site - http://bando.do.chorao.free.fr que tem bastante coisa, bastante partituras...

Além disso, eu tenho uma baixaria do Alessandro Penezzi pra 6 cordas (Vou Vivendo), do Luizinho 7 Cordas (Flor Amorosa, Murmurando, Vibrações, Ingênuo, Proesas de Solon, Noites Cariocas) e do Luís Otávio Braga (Doce de Coco). Esse último possui um livro publicado, se chama Violão de Sete Cordas (título pouco criativo, hein?).

Se quiser alguma delas que não achou no site abaixo, pode me pedir...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 02 Jan 2006, 12:39

Provavelmente um dos primeiros métodos para violão de 7 cordas foi este:

-> Sor, Fernando
-> Méthode compléte pour la guitare / par Ferdinand Sor: rédigée et augmentée de nombreux exemples et leçons, suivis d'une notice sur la 7e corde / par N. Coste
-> http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0789.pdf
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0790.pdf

O Napoleón Coste tocava num 7 cordas, várias de suas composições são para 7 cordas.

Algumas idéias para aproveitar a 7a. corda:
- mais opções notas graves dando mais possibilidade a transcrições;
- facilitando a digitação de acordes. Exemplo: aquela abertura no Choro da Saudade do Barrios que é meio chata, num 7 cordas ficaria fácil, fácil;
- facilitando transcrição de música barroca original para alaúde;
- mais opções de baixos no acompanhamento;

Daniel Eid Tucci

Mensagem por Daniel Eid Tucci » Seg 02 Jan 2006, 16:43

[quote="FernandoSor"]Provavelmente um dos primeiros métodos para violão de 7 cordas foi este:

-> Sor, Fernando
-> Méthode compléte pour la guitare / par Ferdinand Sor: rédigée et augmentée de nombreux exemples et leçons, suivis d'une notice sur la 7e corde / par N. Coste
-> http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0789.pdf
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0790.pdf

Olá Sor,
poderia confirmar esses links? Eu tentei e não consegui abri-los.
abs
Daniel

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 02 Jan 2006, 16:54

Acabei de testar clicando no link da sua mensagem e funcionou comigo...