agilidade nos dedos

paulo celso de magalhaes

velocidade

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qua 15 Ago 2007, 17:57

bom eu discordo que naum se consiga com dedos a msm velocidade da palheta
ou com arco ou sopro, desse maneira naum teríamos pianistas nem vilolinistas nem violonistas ou flautistas acho que e uma questão de talento e estudo, poxa existem varias técnicas na arte de fingerstyle que possibilitam ao musico uma alta performance, nada contra a palheta, já toquei muita guitarra elétrica e violino tambem, adorava solar, eu sou a favor da musica e a palheta é eum acessorio muito antigo assim como o arco e a arte de se tocar só com os dedos, mas sinceramente hj em dia nuam troco nada pelo prazer de ulilizar só os dedos
agora é logico que existem os efeitos caracteristicos de cada instrumento e seus acessorios

vaclav

Mensagem por vaclav » Qua 15 Ago 2007, 18:34

sem dúvida que a melhor forma de agilizar os dedos é obtida através do treino intensivo. Relativamente à palheta, estamos a falar deste utensílio para outros estilos de música que não o clássico. NÃO SE USA PALHETA NO CLÁSSICO!!!!!!!!!!!!!!

paladin

Mensagem por paladin » Qua 15 Ago 2007, 20:34

vaclav escreveu:sem dúvida que a melhor forma de agilizar os dedos é obtida através do treino intensivo. Relativamente à palheta, estamos a falar deste utensílio para outros estilos de música que não o clássico. NÃO SE USA PALHETA NO CLÁSSICO!!!!!!!!!!!!!!
só uma coisa. palheta no clássico usa-se cada vez com mais frequência e usa-se. é principalmente utilizada para tocar na zona das cordas em cima do rastilho logo a seguir de onde saem das tarrachas, antes do primeiro traste. Parte dura que quebra unhas facilmente e que se usa palheta normalmente, além de outras formas que os compositores à medida que vão criando novas técnicas, vai ser necessária.

vandaster

Mensagem por vandaster » Qui 16 Ago 2007, 13:27

eu faço escalas em todas as posiçoes possiveis no braço, me ajudou muito, mas estou vendo que terei que mudar os exercicios daqui um tempo...

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 16 Ago 2007, 14:14

vandaster escreveu:eu faço escalas em todas as posiçoes possiveis no braço, me ajudou muito, mas estou vendo que terei que mudar os exercicios daqui um tempo...
Fazer escalas é um bom exercício, mas não o único.
No entanto, quando se passa para outros exercícios mais complexos e completos, a execução de escalas é sempre boa, nem que seja para aquecimento.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 16 Ago 2007, 15:18

Para mim, escala é que é avançado.
Acho que rende mais fazer exercícios que focam em apenas um aspecto. É melhor estudar mão esquerda e direita em separado, primeiro.
Mão direita fazendo arpejos em cordas soltas.
Mão esquerda fazendo ligados, exercícios de independência e distenção de dedos, etc. São exercícios que até usam a mão direita, mas normalmente fazendo movimentos mais simples e lentos, enquanto a mão esquerda fica com a movimentação mais complexa e é onde foca-se o estudo.
Depois é que passa-se para escalas e outros exercícios similares, que vão trabalhar o sincronismo da mão esquerda e direita.

Mas acima de tudo, para atingir um bom grau de virtuosismo, o que mais importa é COMO são feitos os exercícios, e não apenas quais são eles. Por isso um bom professor é essencial.

Para quem busca realmente um alto grau de virtuosismo, acho importante até buscar um professor que seja um virtuose ou tenha sido um virtuose no passado. Alguém que já tenha passado pessoalmente pela horas a fio de estudo necessárias para se ter uma técnica impecável.

paulo celso de magalhaes

agilidade

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Sex 17 Ago 2007, 17:45

e naum recomendo a ninguem estudar durante horas por dia sem uma criteriosa avaliação
em uma escola ou um professor qualificado, existem varios caminhos na musica fora o de instrumentista, me lembra o q a professora de piano falou pro tom jobim " meu filho vai ser compositor" e tambem ja falei aki em relaçaõ ao chon q venceu o ultimo concurso villa lobos de piano um chines de 16 anos e em segundo ficou uma garota chinesa, ele falou q estudava dez horas por dia, e la na escola na china tem alunos de diversos instrumentos estudando 12 horas por dia, mas para entrar, ser aceito na escola é muito difícil tem q mostrar talento, passam por rigorosas avaliações e dificílimo entrar e esta correto, sem talento naum vai adiantar nada.

Jorge Zago

Re: Agilidade

Mensagem por Jorge Zago » Seg 13 Out 2008, 21:10

Jorge Zago escreveu:Ola amigos !
Tenho exercicios em apostila, estou vendendo a quem se interessar.

felipe

Re: agilidade nos dedos

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 13:30

precisamos de muitos exercicios para adquirir uma velocidade desejada, ou da velocidade da luz..
o importante e não se preocupar, e sempre estudar com um metronomo..terinado escalas , obras.. etc...