agilidade nos dedos

SELMAN GERALDO MACHADO DO

agilidade nos dedos

Mensagem por SELMAN GERALDO MACHADO DO » Ter 17 Jul 2007, 14:19

qual o melhor metodo ou exercicio ou formula de adquirir agilidade nos dedos para tocar violao

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Ter 17 Jul 2007, 19:20

tem um livro do Leo Brouwer sobre escalas que tem vários exerícios interessantes.

paladin

Mensagem por paladin » Qui 19 Jul 2007, 09:13

estudar, estudar e estudar é o melhor método. Sugiro alguns estudos fáceis e ir evoluindo, com por exemplo começar com os estudos de Sor...

paulo celso de magalhaes

agilidade

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 19 Jul 2007, 15:13

acho que um recorde de post aki, velocidade e agilidade, acho q fica dificil sugerir um caminho pela internet, como avaliar em q nivel a pessoa esta tocando, mas como todos se ajudam no forum minha sugestão e justamente encontrar um professor ou um musico com + experiência pra fazer essa avaliação, eu passei por uma muito rigorosa mas estudava violino, troquei de istrumento por causa do Segovia, mas eu po ex. ganhei muita agilidade e velocidade, tocando com os amigos em bandas e tirando solos de ouvido
eu acho q e muito importante alem dos exercicios, improvisar bastante, soltar os dedos sem medo, levar aquele som informal , descontraido, tocar bastante

Jorge Zago

Agilidade

Mensagem por Jorge Zago » Qui 19 Jul 2007, 21:34

Ola amigos !
Tenho um exercicio que me fora dado pelo Mestro Mozart Mello há uns bons anos atraz quando ainda fazia aula com ele, entrem em contato comigo que posso mandar por email a quem interessar.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 19 Jul 2007, 21:57

Acho que o melhor são os "Cuadernos" do Abel Carlevaro. Ele divide em exercícios mecânicos básicos que permitem vc isolar e estudar técnicas e movimentos bastante específicos (como saltos, aberturas, independência, ligados etc.). Creio que rendem muito mais que estudar meramente escalas.
Também gosto "Kitharologus" do Ricardo Iznaola e do "La Escuela de la Guitarra" do Pujol. Ambos tbém possuem exercícios bem específicos, em ordem progressiva.
Mas o ideal, mesmo, é um bom professor. Pois é muito mais importante saber COMO executar o exercício e COMO estudar, do que o exercício em si.

mariocosta

estudos

Mensagem por mariocosta » Sex 20 Jul 2007, 10:54

Sor,

Onde posso encontrar os métodos do Carlevaro? na freenote so encontrei 2, mas não vi o "Cuaderno".

grato

Mario

paulo celso de magalhaes

metodos carlevaro

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Sex 20 Jul 2007, 14:11

Mario,
Eu concordo com o Sor, acho os livros do Carlevaro de alto nível e uma escola q naum deve ser desprezada
naum sei se tem problemas aki em dar os end.
mas vc pode encontrar
em sheetmusicplus, gsp ou chanterelle
tem outras lojas q vendem e so vc colocar em um site de busca
eu acho q vale a pena o dolar esta 2 p/1 e vc vai ter uma escola completa
basta apenas se for o caso uma orientação de um professor!!
abrços

FernandoSor

Re: estudos

Mensagem por FernandoSor » Sex 20 Jul 2007, 21:13

mariocosta escreveu:Sor,

Onde posso encontrar os métodos do Carlevaro? na freenote so encontrei 2, mas não vi o "Cuaderno".

grato

Mario
Se vc enviar um e-mail para eles solicitando eles encomendam.
Tanto na freenote como na musimed, é possível encomendar inúmeras obras que não aparecem no site. O melhor é entrar em contato...

mariocosta

estudo

Mensagem por mariocosta » Sáb 21 Jul 2007, 12:39

Sor,

Obrigado pela ajuda!

Mario

sobrinhodopaulista

Mensagem por sobrinhodopaulista » Dom 29 Jul 2007, 22:22

treinar lentamente até o músculo e a mente ir progredindo aos poucos...nunca tente tocar rápido demais sem um breve aquecimento...e ir aumentando aos poucos a velocidade do exercício no metrônomo.

mariocosta

estudo

Mensagem por mariocosta » Seg 30 Jul 2007, 22:40

Gostaria de comunicar que consegui as obras do Carlevaro. As dicas foram muito boas e o negocio com a freenote foi tranquilo!

Mario

David Leygon

Mensagem por David Leygon » Sáb 11 Ago 2007, 14:57

Estou estudando brasileirinho, praticamente a peça é totalmente melódica e existe execução de acordes, gostaria de saber se posso utilizar palheta, já que é um acessório não usado no violão clássico, mas ajuda a desenvolver grande velocidade para tocá-la, coisa que os dedos não proporcionam.

David Leygon

Mensagem por David Leygon » Sáb 11 Ago 2007, 14:59

Estou estudando brasileirinho, praticamente a peça é totalmente melódica e existe execução de acordes, gostaria de saber se posso utilizar palheta, já que é um acessório não usado no violão clássico, mas ajuda a desenvolver grande velocidade para tocá-la, coisa que os dedos não proporcionam.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 14 Ago 2007, 20:46

David Leygon escreveu:Estou estudando brasileirinho, praticamente a peça é totalmente melódica e existe execução de acordes, gostaria de saber se posso utilizar palheta, já que é um acessório não usado no violão clássico, mas ajuda a desenvolver grande velocidade para tocá-la, coisa que os dedos não proporcionam.
Depende do seu objetivo musical, do seu instrumento. Tocar rápido com palheta realmente é mais fácil que com os dedos da mão direita. Mas isso não quer dizer que não dá para tocar na mesma velocidade com os dedos. É só estudar...

No violão clássico de nylon, eu prefiro tocar com os dedos, que proporcionam uma grande sonoridade e maior gama de recursos timbrísticos, coisa que a palheta não proporciona.

sds