decorar notas do braço do violão

F Francisco de O. costa

escalas

Mensagem por F Francisco de O. costa » Ter 11 Set 2007, 14:06

O estudo de escalas, maiores, menores( menores harmonicas e melódicas); com uma duas ou tres oitavas; leitura e análise de partituras. Dar tempo ao tempo, só com a pratica se memoriza o braço do instrumento.

SILAS FERREIRA

Re: decorar notas do braço do violão

Mensagem por SILAS FERREIRA » Qua 26 Set 2007, 15:48

Olá caros colegas, tem um programa que é muito bom para quem quer gravar as notas no braço do violão, ele se chama "Fretpro". Ele tem um game onde aparece o braço do violão e você escolhe qunatas notas quer que apareça, vai de 15 a 100, aí você clica em start game e as notas vão aparecendo no braço do violão para que se marque o nome das notas, isto com o tempo sendo contado. Tenho usado e tem me ajudado muito. Basta colocar o nome no Google que a página para fazer o dawload aparece. Um Abraço a todos.

orlando campos maciel jr

Mensagem por orlando campos maciel jr » Qui 27 Set 2007, 17:33

acho o treino de escalas interessante na ajuda de localizar as notas com mais facilidade

SILAS FERREIRA

Mensagem por SILAS FERREIRA » Sex 28 Set 2007, 16:44

O programa que eu citei acima é muito bom. nele tem também todas as escalas e todos os modos, está me ajudando bastante..

cgsazul

Re: decorar notas do braço do violao

Mensagem por cgsazul » Qua 31 Out 2007, 12:56

Luis Ricardo escreveu:Isso acontece de maneira natural e com muita pratica.
decorar as notas do violao é algo qacontece naturalmente, é com o tempo, e o constante contato com o instrumento facilita isso.

Leandromeneses

Mensagem por Leandromeneses » Sex 02 Nov 2007, 15:55

cuidado com o decorar!! esse metodo de deixa muito robotizado e previsivel

metallion

Mensagem por metallion » Sáb 17 Nov 2007, 17:57

Eu acredito que seja melhor deixar a memorização ocorrer naturalmente. Praticar escalas e criar alguns pontos de referência ajuda muito. É o que eu tenho procurado fazer.

Mario Jorge

Re: Modos de escala

Mensagem por Mario Jorge » Sex 31 Out 2008, 17:14

Tchuck 33 escreveu:Alguém saberia me dizer como aplicar na prática os modos de escala tipo jonio, dorio, mixoridio,e etc. Já tentei decorar aquilo mas não vejo lógica em aplicar nas partituras. Acho que o estudo das escalas simples e suas relativas muito mais proveituoso e ainda acaba ajudando a conhecer todas as notas do braço do violão.

Gostaria de reforçar a dúvida de Tchuck, pois compartilho da mesma pergunta, em que situação aplicamos esses tipos de escalas?

Francisco

Mensagem por Francisco » Sex 31 Out 2008, 17:54

SILAS FERREIRA escreveu:Olá caros colegas, tem um programa que é muito bom para quem quer gravar as notas no braço do violão, ele se chama "Fretpro". Ele tem um game onde aparece o braço do violão e você escolhe qunatas notas quer que apareça, vai de 15 a 100, aí você clica em start game e as notas vão aparecendo no braço do violão para que se marque o nome das notas, isto com o tempo sendo contado. Tenho usado e tem me ajudado muito. Basta colocar o nome no Google que a página para fazer o dawload aparece. Um Abraço a todos.
Este programa parece interessante, vou checar se ainda existe para download.Boa dica! Meu filho de doze anos está começando a tocar guitarra e têm um pouco de preguiça para certos exercicios, quem sabe um tipo game não o anime mais :roll:

Mugen

Mensagem por Mugen » Sáb 01 Nov 2008, 02:19

a melhor receita que aprendi sobre isso é usar!
toque musicas nas regiões do braço que você tem dificuldades,
ou entao pegue uma melodia de voz mesmo
e com a ajuda da cifra, faça arranjos direto no violão
e nao escreva o arranjo!
seu cérebro naturalmente mapeia o braço!
usei musicas de MPB mesmo!
funcionou muito bem.

Mac

Mensagem por Mac » Seg 03 Nov 2008, 01:05

Minha opinião é a seguinte: tem que decorar. Quando os colegas aí falam de "deixar acontecer de maneira natural", isso , ou "tomar conhecimento aos poucos", isso quer dizer "memorizar!". Se não memorizar, não tem leitura que dê certo. Então trata-se de determinar se você vai decorar imediatamente, ou vai levar meses para fazer isso. Acho que a forma mais prática é apressar o processo. Porque não decorar as notas da 5a. e 12a casas, que não têm acidentes? E depois decorar aquelas que tem apenas um acidente, como a 7a.? Se você sabe as notas do primeiro quádruplo, e depois as da 5a, 7a, 12a, etc., já tem bons pontos de referência para saber onde estão as outras sem muito esforço adicional. Você só precisa de algum esforço mesmo para decorar 25 ou 30 notas.

Mugen

Mensagem por Mugen » Ter 04 Nov 2008, 22:11

Na verdade não acredito que exista método que funcione, de forma igual para todos!
pra alguns decorar pode ser massante, estressante, pra outros não!
por isso que a idéia de "usar" o braço do instrumento,
forçando a sua dificuldade,
buscando peças que te obriguem a usar a região que você tem dificuldade!
isso mais alguns referenciais e tudo fica tranquilo!

felipe

Mensagem por felipe » Qua 05 Nov 2008, 21:29

:oops: vcs estao equivocados!!!
nao tem nenhuma necessidade
de decorar as notas do braço do violao, isso vc aprende com o tempo
tem tanta coisa pra se preocupar, que seria ate mais importante.
é natural com tempo vc aprende.
dentro mesmo das escalas vc acaba decorando?
querem uma dica?
nao se preocupem com isso, vai ser de forma natural ... :okok:
:bye:

Mugen

Mensagem por Mugen » Qua 05 Nov 2008, 22:48

felipe escreveu::oops: vcs estao equivocados!!!
nao tem nenhuma necessidade
de decorar as notas do braço do violao, isso vc aprende com o tempo
tem tanta coisa pra se preocupar, que seria ate mais importante.
é natural com tempo vc aprende.
dentro mesmo das escalas vc acaba decorando?
querem uma dica?
nao se preocupem com isso, vai ser de forma natural ... :okok:
:bye:

concordo com você... mas discorda que se você nao usar tambem não desenvolve!!!?
quando eu era mais novo me atormentavam com ideias de decorar!
até que encontrei um professor que apenas disse: "usa que você aprende"...
e pronto!
:okok:

Mac

Mensagem por Mac » Qui 06 Nov 2008, 00:57

Acho que parte da confusão é com a língua mesmo. O Felipe diz que estamos "equivocados", que não há necessidade de decorar as notas do braço do violão, e que "dentro mesmo das escalas você acaba decorando" (sic). Ou seja, ele, como todos aqui, sabem perfeitamente que as notas têm que ser memorizadas (i.e., decoradas). (Aliás, tanto no violão quanto no pentagrama). Só estamos divergindo no método: ou deixamos acontecer de forma natural (i.e. memorizamos ao longo do tempo através da leitura) ou apressamos o processo, fazendo um esforço objetivo de memorizar as notas. Só um aspecto aqui é claro: memorizar (i.e., decorar), seja de forma "natural" ou não, é fundamental!