decorar notas do braço do violão

pancaio

Mensagem por pancaio » Sáb 09 Jun 2007, 04:34

Oi pessoal!
Revendo todas as respostas, notamos que existe consonância entre elas. De fato, devemos estudar com intensidade e freqüência apropriadas e, sim, acredito ser importante saber a localização de todas as notas no violão "de cor e salteado", tal como fazemos com a tabuada. Imaginem se sempre que nos perguntassem "quanto é 9x5?" fizéssemos contas? Seria lento, desgastante e, acima de tudo, uma grande prova de falta de memória, estudo, ou algo que o valha. Acredito que o processamento cerebral requerido para lembrarmos um dado é menor que para calculá-lo, deduzí-lo, etc. Porém, a memorização não deve ser sofrida, mas sim, algo gradual e prazeroso.
Não nos esqueçamos do verdadeiro adágio:
"Guta cavat lapidem non vi sed saepe cadendo", cuja tradução - embora não literal - ficou popular como sendo, "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Estude sempre e todos os dias!
Valeu!

raphael moraes

Mensagem por raphael moraes » Dom 15 Jul 2007, 19:24

acho que nao deveriam se preocupar em decorar todas as notas do violao e sim estudar as escalas normalmente que o processo se dá naturalmente

Adilson

Mensagem por Adilson » Dom 15 Jul 2007, 20:54

AS escalas cromáticas de Carcassi, irão te ajudar nisso, além de te dar maior desenvoltura na mão esquerda e melhor sonoridade na direira.

Abraço

Adilson

Mensagem por Adilson » Dom 15 Jul 2007, 20:58

Caro amigo.
EStude as escalas de Carcassi, elas te ajudaram nisso. Além do mais dará maior desenvoltura e velocidade para mão esquerda e melhor sonoridade na direita.

Abraço

Jorge Zago

Escala do Braco

Mensagem por Jorge Zago » Qui 19 Jul 2007, 21:37

As notas da escala do braço do violão como ja disseram anteriormente, vão soar com naturalidade com o tempo de pratica do instrumento, o estudo sobre intervalos e escalas pode ajudar no processo de aceleração desta intimidade.

jorge vieira

Mensagem por jorge vieira » Qui 26 Jul 2007, 14:50

:idea:
É muito importane decorar as notas no braço do violão.
Mais importante ainda é saber formar os acordes a partir das triades.
Comece pela primeira posição, decore as notas naturais, depois forme tríades, e vá duplicando as notas necessárias. inicie com triades perfeitas Ex. dó maior. depois vá acresecentando dissonâncias, 7ª, 6ª 9ª, etc.
Com o tempo você saberá montar os acordes em qualquer lugar do braço do violão o que facilita a leitura da pauta e enriquecimento dos acompanhamentos, no caso de MPB aprendida por cifras.
Quanto mais conhecimento de música e de seu instrumento, melhor e com maior facilidade você tocará.

Jorge

Picasso

Mensagem por Picasso » Ter 31 Jul 2007, 14:39

Olá pessoas..

Também acredito ser importante saber as notas, ao longo do braço do instrumento. Principalmente para explorar mais o instrumento, ou sendo, tocar várias coisas "iguais" em regiões diferentes e escolher qual é o melhor lugar para se execultar...

Um ouvido um pouco treinado, sabe diferenciar o Do da corda 5 casa 3, e o Do da corda 6 casa 8, por exemplo. São muito diferentes, duração, sonoridade... além da dica já citada, ou sendo estudar por cromatismo. deixo mais duas dicas.

Cantar as notas que está apertando no instrumento. Você pode escolher estudar em uma só corda, ou pode escolher estudar uma "matéria" por exemplo a escala maior natural, ou arpejo para mão esquerda.

Estudar a Escala maior natural e ir subindo cromaticamente.

Exemplo de estudar digitação da corda 5 dedo 2 (da mão esquerda)
notas...: C, D, E, F, G, A, B e C
cordas.: 5, 5, 4, 4, 4, 3, 3 e 3
casas...: III, V, II, III, V, II, IV e V
dedo...: 2, 4, 1, 2, 4, 1, 3 e 4 (dedos da mão esquerda)
intervalos: 1J, 2+, 3+, 4J, 5J, 6+, 7+ e 8J

Depois suba 1/2 tom sem mudar o desenho da digitação. então a próxima escala seria a C# ou Dd, depois a escala D, Eb, F,... todos os tons até o Do da casa 15 corda 5.
Este estudo visa desenvolver seu raciocionio, portanto tente tocar na velocidade da sua mente, não permita que seu dedos seja mais rápido que sua mente...
Cantar as notas que está apertando no braço do instrumento, além de decorar a localização dela irá treinar seu ouvido.
Depois Cante o intervalo que éla representa.

Utilize outros desenhos o que explora as cordas. as cordas 6, 2 e 1.

bom estudo...

tá enorme.

luiz fernando de almeida

Mensagem por luiz fernando de almeida » Ter 31 Jul 2007, 21:42

Axo q a melhor forma é do geito natural...lendo muita partitura, se no meu caso eu decorase no início e nao usa-se ia ficar pensando, afinal intao pra q server as outras casas do violão?
Realmente é assim q penso... pra q dercorar se num vo usa nunca ...

Janice Ferreira

Mensagem por Janice Ferreira » Qua 01 Ago 2007, 16:38

A eu acho bem interessante decorar as notas do braço. É uma forma de agilizar o estudo, mas acho que tem que ser um aprendizado "natural", só com o uso mesmo.
Beijos!
:]

Alexander Boechat

Mensagem por Alexander Boechat » Qua 01 Ago 2007, 16:39

Eu decorei todas as localizações do dó ao longo do braço. A partir desses locais, visualizo os intervalos e assim localizo as notas. Não é muito rápido, mas já quebra um galho. Aos poucos estou guardando os locais das outras notas sem precisar olhar para o dó.

wharleygomes

Mensagem por wharleygomes » Qui 02 Ago 2007, 16:58

cara, eu aprendi sem forçar a cabeça, a parada e vc ir treinando todas notas da 6º corda(mi) e 5º corda(lá)... não tem érro é batata!!

vandaster

Mensagem por vandaster » Sáb 18 Ago 2007, 12:35

um jeito legal e estudar todas as escalas em todas as posicoes possiveis, por exemplo a escala de dó comecando pela sexta corda depois pela quinta, quarta, etc e ir cantando as notas tocadas. E também tocar muito, muito mesmo, quanto mais tempo ficarmos com violao, mais intimidade teremos com ele.

Idalmar

Mensagem por Idalmar » Seg 03 Set 2007, 14:27

Se vc. está estudando erudito, os livros usados seguirão etapas. Por ex. No primeiro ano usa-se as 1,2 ,3 e 4 casas e vão avançando naturalmente com o progresso dos estudos. Creio que se vc. gastar muito tempo na "decoreba", perderá um tempo valioso dos estudos...

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Seg 03 Set 2007, 21:34

eu também apóio a idéia de decorar pontos de referência pois depois de decorados, com um pouquinho de raciocínio você pega fácil a localização das notas e com o tempo este processo se torna natural.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 09 Set 2007, 17:04

Pra mim, os dois modos são válidos, no entanto, é preciso prestar atenção para não se entregar totalmente a decoreba pois, muitos que o fazem, acabam até por não saber o que está fazendo(não sabem nem dizer o que está executando).
Valeu.