decorar notas do braço do violão

rafael camilo

decorar notas do braço do violão

Mensagem por rafael camilo » Qua 09 Mai 2007, 19:47

voces acham interessante decorar as notas no braço do violao? porque eu ja tirei algumas musicas e mesmo assim ainda nao decorei, depois tenho que ficar procurando as notas de novo, ou sera melhor deixar isso acontecer de maneira natural?

Cassio Martinez

Mensagem por Cassio Martinez » Qua 09 Mai 2007, 22:44

Eu não tenho memorizadas todas as notas do braço do violão, e sim alguns "pontos de referência". Por exemplo: o mi, o fá e o sol da sexta corda; o lá, o si e o dó da quinta e assim por diante. Os sustenidos e bemóis eu descubro a partir as notas sem acidentes que sei onde estão localizadas por experiência continua.

jefferson garrido

Re: decorar notas do braço do violão

Mensagem por jefferson garrido » Qui 10 Mai 2007, 00:51

rafael camilo escreveu:voces acham interessante decorar as notas no braço do violao? porque eu ja tirei algumas musicas e mesmo assim ainda nao decorei, depois tenho que ficar procurando as notas de novo, ou sera melhor deixar isso acontecer de maneira natural?
O ideal é um pouco dos dois, decorar sem forçar a barra , o amadurecimento da leitura vai surgindo com o estudo progressivo das peças.

rafael camilo

Mensagem por rafael camilo » Qui 10 Mai 2007, 13:09

eu desenhei todo o bra;o do violao em uma folha sulfite, vou estudando dentro do unibus, ta ajudando!!!!!hehehehee

nilson meireles

Mensagem por nilson meireles » Sáb 12 Mai 2007, 16:23

Trabalhe todas as notas mi que existe no braço. Depois todos os lás, todos os rés etc.

luiz carlos

Mensagem por luiz carlos » Dom 13 Mai 2007, 00:59

Estudar a escala cromática é bom pra ir memorizando as notas

André LM

Mensagem por André LM » Dom 13 Mai 2007, 01:45

Eu concordo com o que o jefferson garrido passou.

E ainda acrescentaria:

Estudar a escala de Dó maior e consquêntemente as notas naturais (sem # e b) na horizontal (numa corda só); e na vertical, aqui pode ser pelas 5 regiôes que a maioria dos guitarristas utilizam, você encontra em vários sites (ou pegar no livro do Almir Chediak "Harmonia e Improvisação vol1 e 2" ou nos do Nelson Faria: "Acordes, Arpejos e Escalas" e "A Arte da Improvisação").

Desenhar numa folha o braço do violão com todas essas notas naturais até a 12ª casa. O visual sempre ajuda na memorização, ajuda a perceber onde estão os intervalos de semitom da escala de Dó.

As notas alteradas serão percebidas através do espaço entre as notas naturais. Não estude de preferência essas notas alteradas, pois acabam confundindo na memorização.

Faça tudo sem muita pressa (mas com frequência), o tempo vai acabar te ajudando.

Espero ter ajudado!

Luis Ricardo

Mensagem por Luis Ricardo » Seg 14 Mai 2007, 01:38

Isso acontece de maneira natural e com muita pratica.

rafael camilo

Mensagem por rafael camilo » Seg 14 Mai 2007, 12:24

nilson meireles escreveu:Trabalhe todas as notas mi que existe no braço. Depois todos os lás, todos os rés etc.
poxa valeu pelas dicas, a sequencias que vcs passara [ebacana, mas qual e a logica de decorrar primeiro os mi, depois os las e depois os res? essa eu nao entendi

rdocchon

Mensagem por rdocchon » Seg 21 Mai 2007, 12:30

Acho que não é necessário decorar, e sim, tomar conhecimento aos poucos até aprender por completo.

Marinho.Santista

Re: decorar notas do braço do violão

Mensagem por Marinho.Santista » Seg 21 Mai 2007, 14:12

rafael camilo escreveu:voces acham interessante decorar as notas no braço do violao? porque eu ja tirei algumas musicas e mesmo assim ainda nao decorei, depois tenho que ficar procurando as notas de novo, ou sera melhor deixar isso acontecer de maneira natural?
Neste Fórum, no tópico Nível de fluência na leitura de partituras - por LeandroDupke - escrevi um exercício que faz parte do meu método de ensino!
Marinho.Santista escreveu:Entendo que Fluência é a soma ( exercícios + solfejos ).

Existem exercícios que você pode executar lendo, mas é importante cantar todas as notas; mesmo aquelas com acidentes.

Neste exercício por exemplo, cantar: FA, FA sustenido, Sol, Sol sustenido, etc...

Usar todas as cordas – MD (im) - ME 1, 2, 3 4.

Evolução:
Corda 1
Nota Fa Fa# Sol Sol# La La# Si Do Do# Re Re# Mi
Dedo .1 ..2 ..3 ...4 ..1 ..2 ..3 ..4 ...1 ..2 ...3 ..4

Corda 2
Nota Do Do# Re Re# Mi Fa Fa# Sol Sol# La La# Si
Dedo ..1 ...2 ..3 ...4 ..1 ..2 ...3 ..4 ...1 ..2 ...3 ..4

E assim sucessivamente... até a corda seis , retornando até a corda 1.
Este exercício eu faço junto com os alunos cantando as notas e aumentando a velocidade.
Além de se familiarizarem com as notas e identificando-as no braço do violão, ajuda na movimentação dos dedos e na postura do polegar da ME.

É um exercício que você pode fazer 10 min por dia iniciando em uma corda, repetindo várias vezes...

Partindo-se da primeira...
Repare que já está iniciando com notas agudas e assim conhecendo as notas da linha suplementar superior.

Não tenha pressa! Em um mês já irás conseguir identificar quase todas as notas no braço do violão não ficando mais “catando milho” ao ler a partitura.

A outra parte importante para desfecho da fluência é o solfejo.

Abraços!
Abraços!

Revidisc

Mensagem por Revidisc » Ter 22 Mai 2007, 01:11

Eu estou a iniciar-me no mundo da guitarra !! Este forum ajudou-me + um bocado !! Ty a todos

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Ter 22 Mai 2007, 16:14

o lance não é decorar as notas....com a pratica vc aprende de forma natural...

Tchuck 33

Modos de escala

Mensagem por Tchuck 33 » Qui 24 Mai 2007, 01:13

Alguém saberia me dizer como aplicar na prática os modos de escala tipo jonio, dorio, mixoridio,e etc. Já tentei decorar aquilo mas não vejo lógica em aplicar nas partituras. Acho que o estudo das escalas simples e suas relativas muito mais proveituoso e ainda acaba ajudando a conhecer todas as notas do braço do violão.

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Qui 31 Mai 2007, 12:41

Concordo com os colegas que memorizar as notas é um processo natural. Acontece com tempo de estudo do instrumento mesmo.