Trémolo

Mozart Dionísio Lisboa

Re: Trémolo

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 24 Dez 2007, 05:39

Allan K. escreveu:Olá Mozart,
Trémolo é uma técnica especifica da mão direita, onde os dedos i m a mantém uma seqüencia ininterrupta em uma musica. Em toda musica que estiver tremolo, o polegar tbm tem sua função, a de separar os baixos das primas.
Rasgueado tbm é apenas mão direita, e tbm, usa os de dos i m a, mas de uma forma diferente. É como se vc passa-se uma palheta nas cordas. E tbm alternando os dedos. O rasgueado é mto usado na musica Flamenca, e é executada de varias formas pelos violonistas flamencos.
Vou escrever em tablatura cada um, e espero q vc compreenda! A tablatura q vou escrever é para a mão direita, e não para a esquerda como essas q geralmente encontramos na net.
Exemplo de Tremolo:
e--------a-m-i----a-m-i----a-m-i-----a-m-i-----------
B---------------------------------------------------------
G------------------------------------p-------------------
D--------------------------p-----------------------------
A----------------p---------------------------------------
E---P---------------------------------------------------- etc.

Exemplo de Rasgueio (Rasgueado):
e----i--m--a--i----
B----i--m--a--i----
G----i--m--a--i----
D----i--m--a--i----
A----i--m--a--i----
E----i--m--a--i---- ect.
* - - d--d--d--s
d = sentido de cima para baixo (da 6ª corda para a 1ª)
s= sentido de baixo para cima (da 1ª corda para a 6ª)

Tanto o tremolo como o rasqueio exigem mto tecnica do musico para q seja executado de forma limpa, igual e sonora.E ambas tem sua dificuldade!!!
Uma curiosidade q mtos não perceberam: não existe uma velocidade especifica para se tocar termolo ou rasgueios, isso quem decide é o musico, mas tanto o Tremolo quanto o Rasgueio, são executados rapidamente, pois se executados lentamente, perdem todo o seu carater e espírito!!!
Olá, Allan!
Os rasgueos parecem ser extremamente complicados. Mas se prestar bem atenção, o rasgueo(se for executado repetidamente) faz com que a gente repita o dedo indicador, e isso não me parece ser bom. Se sempre somos ensinados a não ficar repetindo os dedos, repetir o rasgueo diversas vezes pode ir contra esta regra.
Já o tremolo não parece ser difícil(pra mim é claro).
Muito obrigado, caro Allan! Mas aí vem algumas dúvidas:
1) Como isso vem indicando a execução do tremolo e o rasgueo numa partitura?
2) O tremolo deve ser feito em uma única nota o pode ser em várias?
3) Como o tremolo pode ser usado? Por exemplo: ele se encaixa bem mais em peças dramáticas ou alegres?
Desde já agradeço a sua paciência, Sr. Allan.

Bruno Leopoldo escreveu:Mozart

se não entendeu ainda o que é trêmulo baixe as músicas que o colega citou.

imagine uma palhetada rápida e continua, isso pode ser um trêmulo,
então adicione baixos que geralmente são cantantes.
Olá, Bruno!
O problema todo em baixar músicas é que me minhas caixas de som do computador estão ruins. Que pena. Estou perdendo muitas coisas graças a este problema.

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Ter 25 Dez 2007, 18:43

Olá Mozart,
Sempre q sugir uma duvida não exite em perguntar!!
Bom vamos por partes hehe.
O Rasgueio realmente é bem complicado, pois exige bastante independencia de cada dedo da mão direita. Realmente seu pensamento esta correto, mas como eu disse no tópico anterior: "O rasgueado é mto usado na musica Flamenca, e é executada de varias formas pelos violonistas flamencos."
O exemplo q eu passei de Rasgueio é apenas um, dos varios q são utlizados pelos violonistas. Mas se o violonista for fazer um rasgueio continuo, como vc imaginou, não tem repetição do i, ai a sequencia dos dedos ficaria i,m,a,i,m,a ou a,m,i,a,m,i...como eu disse, existem diversas formas. Apenas o tremolo q é unico e não tem variações de digitação da mão direita, é sempre a,m,i. É claro q existem alguns violonistas q se sentem mais confortavies se executar o tremolo i,m,a, mas isso não vêm ao caso.

Esclarecendo as suas duvidas:
1) Geralmente o tremolo e o rasguei NÃO vem indicados na partitura. O tremolo vc irá reconhece-lo pelas figuras ritmicas usadas na musica, onde vc ira perceber repetição continua de três notas consecutivas. Geralmente a figura usada para representar o tremolo é a Fusa.
O Rasgueio tbm não vem indicado na partitura, pois na maioria das vezes, vc só ira encontrar o rasgueio em partituras flamencas ou em musicas espanholas, oq vc ja ira deduzir q esta musica terá rasgueios. Em alguns casos, o compositor escreve o rasgueio, eu ja vi de varias formas como: uma flecha indicando a direção do rasgueio e o dedo a ser usado; um ^ indicando rasgueio; mas na maioria das vezes só se tem um risco ondulado ao lado do acorde, q por sinal, é uma indicação de arpejo tbm.

2) Vc sabe q no violão as musicas são compostas basicamente por melodia e acompanhamento (baixos). Geralmente o tremolo "canta" a melodia. Ou seja, fica o tremolo (como melodia) e o acompanhamento continua nos baixos. Então ele não é apenas em uma só nota, ou em uma só corda. A maioria dos tremolos, utilizam o braço inteiro do violão, e quase sempre são nas cordas 1, 2 e 3.

3) O tremolo, além de ser tecnica pra mão direita, ele é apenas uma ornamentação, um enfeite a musica. Ele se encaixa bem tanto em musicas triste e alegres.
A musica Recuerdos de Alhambra de Tarrega, por exemplo, é dividida em seção A e B. A parte A é em um tom menor, e tem uma caracteristica triste; a parte B passa para um tom maior, e tem uma caracteristica mais alegre. E os dois trechos são maravilhosos!!

Se quiser posso lhe enviar por email, alguns exemplos de Tremolo e Rasgueio, aplicado em musicas, para vc ver +- como funciona!!
Abraços!!!

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Ter 25 Dez 2007, 19:44

Allan K. escreveu:Olá Mozart,
Sempre q sugir uma duvida não exite em perguntar!!
Bom vamos por partes hehe.
O Rasgueio realmente é bem complicado, pois exige bastante independencia de cada dedo da mão direita. Realmente seu pensamento esta correto, mas como eu disse no tópico anterior: "O rasgueado é mto usado na musica Flamenca, e é executada de varias formas pelos violonistas flamencos."
O exemplo q eu passei de Rasgueio é apenas um, dos varios q são utlizados pelos violonistas. Mas se o violonista for fazer um rasgueio continuo, como vc imaginou, não tem repetição do i, ai a sequencia dos dedos ficaria i,m,a,i,m,a ou a,m,i,a,m,i...como eu disse, existem diversas formas. Apenas o tremolo q é unico e não tem variações de digitação da mão direita, é sempre a,m,i. É claro q existem alguns violonistas q se sentem mais confortavies se executar o tremolo i,m,a, mas isso não vêm ao caso.

Esclarecendo as suas duvidas:
1) Geralmente o tremolo e o rasguei NÃO vem indicados na partitura. O tremolo vc irá reconhece-lo pelas figuras ritmicas usadas na musica, onde vc ira perceber repetição continua de três notas consecutivas. Geralmente a figura usada para representar o tremolo é a Fusa.
O Rasgueio tbm não vem indicado na partitura, pois na maioria das vezes, vc só ira encontrar o rasgueio em partituras flamencas ou em musicas espanholas, oq vc ja ira deduzir q esta musica terá rasgueios. Em alguns casos, o compositor escreve o rasgueio, eu ja vi de varias formas como: uma flecha indicando a direção do rasgueio e o dedo a ser usado; um ^ indicando rasgueio; mas na maioria das vezes só se tem um risco ondulado ao lado do acorde, q por sinal, é uma indicação de arpejo tbm.

2) Vc sabe q no violão as musicas são compostas basicamente por melodia e acompanhamento (baixos). Geralmente o tremolo "canta" a melodia. Ou seja, fica o tremolo (como melodia) e o acompanhamento continua nos baixos. Então ele não é apenas em uma só nota, ou em uma só corda. A maioria dos tremolos, utilizam o braço inteiro do violão, e quase sempre são nas cordas 1, 2 e 3.

3) O tremolo, além de ser tecnica pra mão direita, ele é apenas uma ornamentação, um enfeite a musica. Ele se encaixa bem tanto em musicas triste e alegres.
A musica Recuerdos de Alhambra de Tarrega, por exemplo, é dividida em seção A e B. A parte A é em um tom menor, e tem uma caracteristica triste; a parte B passa para um tom maior, e tem uma caracteristica mais alegre. E os dois trechos são maravilhosos!!

Se quiser posso lhe enviar por email, alguns exemplos de Tremolo e Rasgueio, aplicado em musicas, para vc ver +- como funciona!!
Abraços!!!
OK. Muito obrigado! Já que podes enviálas por e-mail, ótimo! Tenho 2 e-mails mas dê preferência ao do hotmail, porque o outro é e-mail do orkut, daí já viu... rsrs. Aí vão os e-mails:
- mdlwam_1914@*** Comunicai o vosso correio electrônico apenas por mensagem privada.***
- wammdl_1939@yahoo.com.br

E mais uma coisinha rápida: é possível tremolos em que por exemplo, venhas várias notas ao invés de três notas mi(assim eu entendi as variações de notas)? Por exemplo: é possível tremolo dó(a ou i) ré(m) mi(i ou a) ao invés de mi(a ou i) mi(m) mi(i ou a)?
Desde já, fico muito agradecido e feliz por não ter incomodado.
Muito obrigado, Sr. Allan!!! :merci: :bravo: :fume: :guitare: :chitarrista: :noel: :guitare: :discussion:

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Ter 25 Dez 2007, 20:02

Vou selecionar algumas peças e embreve lhe enviarei!
Sim, existe essa posibilidade tbm, mas é raramente usada pelos compositores.
Abraços!

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 26 Dez 2007, 02:05

E mais uma coisinha rápida: é possível tremolos em que por exemplo, venhas várias notas ao invés de três notas mi(assim eu entendi as variações de notas)? Por exemplo: é possível tremolo dó(a ou i) ré(m) mi(i ou a) ao invés de mi(a ou i) mi(m) mi(i ou a)?
Os trémolos com 2 notas (a de referência e a diatónica superior ou inferior é chamado de trinado)
Quando são 3 notas não conheço nenhum nome esoecífico, mas eu chamaria de arpejo.
Notar que para um arpejo acontecer, não é necessário que as notas do mesmo pertençam a um acorde.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 30 Dez 2007, 05:21

Allan K. escreveu:Vou selecionar algumas peças e embreve lhe enviarei!
Sim, existe essa posibilidade tbm, mas é raramente usada pelos compositores.
Abraços!
Muito obrigado, Sr. Allan! Certamente, tens muita paciêcia para seleccionar peças para alguém que nunca viu antes. E já é certo: seleccionar peças é meio chato... :twisted:
Tenho que agradecer! Muito obrigado! :merci:

Amadan escreveu:
Os trémolos com 2 notas (a de referência e a diatónica superior ou inferior é chamado de trinado)
Quando são 3 notas não conheço nenhum nome esoecífico, mas eu chamaria de arpejo.
Notar que para um arpejo acontecer, não é necessário que as notas do mesmo pertençam a um acorde.
Então, pelo que pude entender, um tremolo é um arpejo? Ou um arpejo é um tremolo. :? Pensei que um conjunto de notas para formar um arpejo deveriam ser de um acorde(o arpejo de dó maior é dó, mi e sol, por exemplo). :sigaretta:
Mas, se tremolo exige ataque e trinado exige ligadura, trinado e tremolo de 2 notas não podem ser a mesma coisa. Não sabia que existe tremolo de 2 notas. :chitarrista: :war: :elec: :guitare: :discussion:

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Seg 31 Dez 2007, 04:54

Disponha Mozart!
Mas sua lógica realmente está certa com relação a Amadan.
Arpejo é uma coisa. Tremolo é outra. A unica coisa familiar entre eles é q são executados com a mão direita.
Realmente não entendi sua colocação Amadan.

Pedro Couto

Mensagem por Pedro Couto » Qua 23 Jan 2008, 19:45

tirando uma dúvida...
o trêmolo não é feito com ima em vez de ami?
porque eu tb estou tentando aprender, mas eu exercito em ima pq eu pensei que fosse assim.

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Sex 25 Jan 2008, 00:32

Pedro Couto escreveu:tirando uma dúvida...
porque eu tb estou tentando aprender, mas eu exercito em ima pq eu pensei que fosse assim.
Tremolo é a,m,i. Como disse ao Mozart, 99,9% dos violonistas executam a,m,i, mas nada lhe impede de fazer i,m,a. Eu penso que cada um deve achar sua melhor maneira de execução, com volume sonoro, agilidade, nitidez, e etc, mas o normal é a,m,i mesmo!
abraços!

Sérgio

Mensagem por Sérgio » Sex 25 Jan 2008, 14:07

Carissímos,

Sem duvida trata-se de uma técnica que necessita muito estudo, muita paciência e muita calma, pois não se desenvolve assim da noite para o dia! mas vamos e venhamos é maravilhoso e quem viu John Willians Tocar em "the Seville Concert" acha que é uma facilidade, pois nunca vi tanta simplicidade de movimentos... é só P A M I... rssss

Como recomendação digo: o Negocio é ouvir com atenção se possível ver e na hora de estudar, trabalhar com o metrônomo e ir aumentando a velocidade gradativamente. Tambem recomendo outra forma de mecanismo, ao invés de P A M I, fazer tambem, P I M A.

Outra forma que tambem utilizo para estudo é: P A P M P I P A P M P I P ....

E bons estudos, ahhh não estudar por estudar, mas prestar atenção em todas as notas tocadas sempre!

Abraços,
Sérgio L.

Allan K. escreveu:
Pedro Couto escreveu:tirando uma dúvida...
Tremolo é a,m,i. Como disse ao Mozart, 99,9% dos violonistas executam a,m,i, mas nada lhe impede de fazer i,m,a. Eu penso que cada um deve achar sua melhor maneira de execução, com volume sonoro, agilidade, nitidez, e etc, mas o normal é a,m,i mesmo!
abraços!

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Sáb 26 Jan 2008, 19:48

Sérgio escreveu:Carissímos,

Sem duvida trata-se de uma técnica que necessita muito estudo, muita paciência e muita calma, pois não se desenvolve assim da noite para o dia! mas vamos e venhamos é maravilhoso e quem viu John Willians Tocar em "the Seville Concert" acha que é uma facilidade, pois nunca vi tanta simplicidade de movimentos... é só P A M I... rssss

Como recomendação digo: o Negocio é ouvir com atenção se possível ver e na hora de estudar, trabalhar com o metrônomo e ir aumentando a velocidade gradativamente. Tambem recomendo outra forma de mecanismo, ao invés de P A M I, fazer tambem, P I M A.

Outra forma que tambem utilizo para estudo é: P A P M P I P A P M P I P ....

E bons estudos, ahhh não estudar por estudar, mas prestar atenção em todas as notas tocadas sempre!

Abraços,
Sérgio L.

Isso mesmo, correto oq vc disse. Estudar o tremolo com variações de digitação ajuda muito.

Sérgio

Mensagem por Sérgio » Seg 28 Jan 2008, 17:30

Vale a pena estudar esta tecnica, pois é muito importante inclusive para a mão direita!

Abraços,

Gustavo Mesquita

Mensagem por Gustavo Mesquita » Sáb 08 Nov 2008, 22:35

Em outras palavras . . . ..... se vc quer aprender tremolo tem q treinar. Não tem jeito tudo pro violão é assim :shock:

felipe

Mensagem por felipe » Qua 12 Nov 2008, 13:22

tremolo: É uma técnica de mão direita, que tem duas variantes: clássica e flamenca. quanto à flamenca, não disponho de grande conhecimento sobre o assunto. A clássica usa-se de se tocar com os quatro dedos da mão direita violonística numa ordem particular: anelar, médio, indicador, e polegar. Isso bem rápido, com a mão bem leve, efetuando um movimento cíclico. o a, m e i tocam a mesma corda, sempre, enquanto que o polegar pode efetuar uma outra melodia de acompanhamento por cima. Em geral, a música com tremolo vem numa velociadade muito mais rápida do que seria possível tocar sem essa técnica, e a célula rítmica compõe-se de uma primeira nota efetuada pelo polegar, mais grave, e outras três notas iguais entre si, para serem efetuadas pelos outros dedos. "Recuerdos de la Alhambra" é uma das músicas que usa tremolo das mais conhecidas. :okok: