Trémolo

Carneiro

Mensagem por Carneiro » Seg 14 Mai 2007, 21:12

Recomenda-se, também, que todas as notas da melodia sejam digitadas, no trêmolo. Deve-se evitar tocar o canto em cordas soltas.

wagner leonel

Mensagem por wagner leonel » Seg 28 Mai 2007, 15:13

O Professor está lançando (sem editora) aqui em sorocaba livros de tecnica excelentes
sao nove volumes e a parte do tremulo tem uma resoluçao fantastica, com maneiras simples e eficazes de resolver entre outras coisas
quem se interessar entre em contato comigo

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Seg 28 Mai 2007, 15:28

meu sonho é tocar recuerdos de la alhambra, do tarrega....
mas não faço um tremolo de vergonha...alguem poderia me passar alguns exercicios? pq nao tenho professor...aprendo tudo na marra, autodidatismo mermo...é f...

fabianodef

Re: Trémolo

Mensagem por fabianodef » Ter 29 Mai 2007, 19:06

Olha pessoal pra se executar um bom tremolo primeiro tem que estudar as seguintes formulas de dedilhados para a mão direita, ou seja, p,i,m,a - p,i,a,m - p,m,i,a - p,m,a,i - p,a,i,m, para só depois começar a estudar p,a,m,i, com esse exercício conseguira uma maior coordenação motora dos dedos devidos a varios exercicios, conseguira tambem com este um bom condicionamento da mão direita, lembre-se estudar com metronomo e lento so depois acelerar

paulo celso de magalhaes

tremolo

Mensagem por paulo celso de magalhaes » Qui 14 Jun 2007, 14:19

é ai fica dificil eu sou fã do david russel, mas ele ja e um artista consagrado a Xue Fei Yang e uma menina q esta inicando sua carreira e vem de um pais sem tradição na musica classica, mas e impressionante a dedicação e a disciplina dos chineses, recentemete no concurso Villa Lobos para piano os dois primeiros colocados eram da china, um garoto de 16 anos acho q e chon e uma garota de 20, da mesma escola , o garoto disse q chega a estudar 12 hrs por dia, e quer ir para a europa se aprimorar.
Segovia, Bream, Williams, Barrueco, são referencias,
Gosto d+++++ tambem do Tilman Hoppstock e do David Russel
mas os dois cds da Xue Fei Yang, trazem alem de muita sensibilidade e tecnica, coisas novas para o violão!!!!!!!!
abraços

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Qui 14 Jun 2007, 19:35

Datan Gaio
O livro de estudos do Carcassi Opus 60 tem alguns trêmulos interessantes para quem está começando. Eu destacaria os de nº 03, 07(meu preferido) e 13. Tem uma peça do Tárrega chamada "una lagrima" (não confundir com a outra que se chama só 'lágrima') que também pode te ajudar muito.
Valdir

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Qui 14 Jun 2007, 21:54

Jim Greeninger tem um tremolo perfeito

Fmassura

Mensagem por Fmassura » Dom 17 Jun 2007, 16:10

Também estou tirando a Recuerdos de la Alhambra, muito obrigado pelas dicas. =]

Marinho.Santista

Tremulos

Mensagem por Marinho.Santista » Seg 18 Jun 2007, 21:38

valdir aparecido de olive escreveu:Datan Gaio
O livro de estudos do Carcassi Opus 60 tem alguns trêmulos interessantes para quem está começando. Eu destacaria os de nº 03, 07(meu preferido) e 13. Tem uma peça do Tárrega chamada "una lagrima" (não confundir com a outra que se chama só 'lágrima') que também pode te ajudar muito.
Valdir
Boa dica!

Prefiro dizer que existem muitas execuções de músicas com tremulo que são excelentes.

Julgar o melhor; dependerá dos competidores...

O melhor é não fazermos exclusões!

Vejam; Ioana Gandrabur ( youtube )

http://www.youtube.com/watch?v=LvL9xaUq ... ed&search=

Vejam a pequena coreana ( youtube ) ...

http://www.youtube.com/watch?v=LaHaRUPfKok

Abraços!

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Ter 19 Jun 2007, 18:59

Acho muito válida a dica do Fabianodef. Independente do tipo de exercício que se faça é importante que a execução se faça alternando todos os dedos para uma melhor coordenação motora. Meu tremulo é um 'meia boca'. Só serve para impressionar os leigos (não que eu me preocupe com isso). Eu sempre fiz pelo método p.a.m.i. (a culpa não é do professor mas minha mesmo). Resolvi então tentar alternar os dedos usando aquele livro de iniciação do Henrique Pinto. O começo é terrível. A tal da memória muscular te diz que aquela digitação é impossível. Mas com um pouco de paciência e perseverança a coisa vai evoluindo. O meu tremulo nem de longe está perfeito, mas acho que melhorei bastante. (o bastante para impressionar a mim mesmo rss!).
É isso aí.
Valdir

Dimas Edson Ferreira

Mensagem por Dimas Edson Ferreira » Ter 19 Jun 2007, 20:59

Consegui recentemente um método de "Abel Carlevaro" totalmente dedicado à mão direita intitulado "La Tecnica dela Guitarra" "Caderno 2"

raphael moraes

Mensagem por raphael moraes » Sex 06 Jul 2007, 17:48

ola pessoal teho uma pergunta: existe tremolo com os 4 dedos.ou seja,incluindo o dedo mindinho?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sex 06 Jul 2007, 20:03

raphael moraes escreveu:ola pessoal teho uma pergunta: existe tremolo com os 4 dedos.ou seja,incluindo o dedo mindinho?
Alguns violonistas flamencos usam.

No violão clássico é pouco comum. Não é necessário para tocar o repertório, mas tem violonista que usa. Exemplo: Yamashita.

SILAS FERREIRA

Mensagem por SILAS FERREIRA » Sex 28 Set 2007, 15:42

Uma vez ouvi um CD de um violonista chamado Diógenes de Oliveira onde ele usava o trêmolo. Fiquei imaginando como era feito aquilo. a princípio achei que eram dois violões até que o vi tocando pessoalmente. achei simplesmente maravilhosa esta técnica mas confesso que eu acho muito difícil de se fazer, um dia eu chego lá....

classicdavid

Mensagem por classicdavid » Ter 23 Out 2007, 16:58

:guitare: atualmente venho estudando tremolo da forma invertida, trabalhando em todas as cordas usando o polegar, i.m.a, isso me ajudou muito e consegui obter uma otima velocidade na formula convencional p.a.m.i.! Experimentem ajudara muito!