wdin

Mensagem por wdin » Sex 13 Out 2006, 04:00

Eu tenho 20 anos, eu tbm acredito que a idade não interfere... esou começando, estou apaixonado! Achei esse forum, ele vai me ajudar muito, estou no lugar certo!

Red_Devil

Mensagem por Red_Devil » Sáb 14 Out 2006, 00:53

Eu to com 18 e achava q tava velho pra começar (tenho amigos que tocam desde os 12), mas pelo jeito to novinho ainda :D :D :D

abraços

roger_1978

Mensagem por roger_1978 » Seg 16 Out 2006, 15:32

Eu dou aulas e acredito que a idade nao influencia a performance dos alunos, tenhos alunos muito jovens que nao desenvolvem seus potencias.

Creio que a vontade é um ponto fundamental, o que mais pega na idade são as obrigações que limitam nosso tempo e nossa possiblidade de estudo diario, acho tb que quando a gente é novo o tempo nao é nada agora quando a gente fica mais adulto a tempo e mais perceptivel e isso pode trazer a sensação de dificuldade, mas qualquer um pode tocar violão deixe as coisas acontecerem e curta o processo.

marcos.rinaldi

Mensagem por marcos.rinaldi » Seg 23 Out 2006, 17:36

roger_1978 escreveu:Eu dou aulas e acredito que a idade nao influencia a performance dos alunos, tenhos alunos muito jovens que nao desenvolvem seus potencias.

Creio que a vontade é um ponto fundamental, o que mais pega na idade são as obrigações que limitam nosso tempo e nossa possiblidade de estudo diario, acho tb que quando a gente é novo o tempo nao é nada agora quando a gente fica mais adulto a tempo e mais perceptivel e isso pode trazer a sensação de dificuldade, mas qualquer um pode tocar violão deixe as coisas acontecerem e curta o processo.
É realmente você tem toda razão, principalmente quando a esposa não gosta de música, ou seja, gosta apenas de escutar...aí fica difícil, mas vou levando e sua resposta como as outras me encorajaram muito!!!
Principalmene esta semana que minha professora passou o Estudo em Ré Maior de Fernando Sor, que estou quase louco, cheguei até a sonhar com isso...achei muito difícil mesmo, mas com insistência estou conseguindo...ufa!!!
Obrigado a todos.

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 03 Jan 2007, 02:35

Ai Marcos , se servir para te animar , eu tenho um amigo que começou a tocar com 40 anos, isso já faz 05 anos e hoje ele já toca muuuito, vai muito da dedicação cara, se vc se dedicar a idade não atrapalha em nada.

Hulemar

como começo?

Mensagem por Hulemar » Qua 03 Jan 2007, 02:37

Como aprender, qualquer dica ... :?:

Hulemar

idade não é doc

Mensagem por Hulemar » Qua 03 Jan 2007, 02:39

:) estou super feliz de ter entrado hoje nesse site e agora,depois de 5 anos de violão popular, vou ter o primeiro contato com o clássico !

nilson meireles

Mensagem por nilson meireles » Qua 03 Jan 2007, 12:24

Eu acho que não tem problema nenhum a sua idade. o que vai contar mesmo e a sua determinaçao. Pense grande nada pode te tirar a felicidade de tocar um violão.

fernandolink

Re: Idade

Mensagem por fernandolink » Qua 02 Jul 2008, 00:07

Espero que não tenha idade para começar o violão pois com 38 anos e depois de muitas idas e vindas, estou a estudar novamente.

flaviomedina

Mensagem por flaviomedina » Qua 09 Jul 2008, 17:06

Acho que para quem começa cedo, é máis fácil, a musculatura ajuda. Mas comdeterminação, orientação e estudo, nada impede.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 12 Jul 2008, 22:08

Tocar violão é o meu esporte radical que vou praticar os meus CEM ANOS de idade, se Deus permitir, certo? :bye:

caio cézar

Mensagem por caio cézar » Qua 16 Jul 2008, 19:29

nao existe idade para tocar violao!
mas é claro que deve-se estar atento as posiçoes e a postura do violonista mas isso tambem é para todas as idades!

flw
abraços

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Qua 16 Jul 2008, 20:02

Não. Certamente não.
O aluno mais experiente de vida que tive, foi o Sr. Olivo. Um senhor que contava com 65 anos, e nunca havia tocado uma só nota em um violão.
Seu sonho como músico: tocar a valsa Branca gravada por Dilermando Reis.
Ele não queria ser um virtuoso. Ele só tinha este sonho.
Se conseguiu? Claro que sim, e poderia ter ido mais longe. Tocou, não com todas as notas. Mas com todas as notas que seu limite poderia permitir. Todos os sons que sua alma poderia imaginar. Seu sonho se realizou!
Não importa o tamanho de nossos sonhos. O importante é sempre acreditar neles. Que será possível realizá-los.
Este pensamento nos renova. E sempre nos permite continuar.
Hoje, conto com 53 anos. E estou estudando violão clássico, do início, como deveria ter sido. Não busco ser um virtuoso...
Saudações Musicais a todos.
Paulo Leite.

jamison

Salve o violão!

Mensagem por jamison » Qua 08 Out 2008, 14:11

Não existe idade para se fazer aquilo que se ama e eu tenho certeza que todos sem exceção nesse fórum , amam o nosso instrumento...
Salve o violão!
Jâmison Sampaio