marcos.rinaldi

Mensagem por marcos.rinaldi » Ter 26 Set 2006, 19:55

Boa tarde a todos!
É com grande alegria que participo pela primeira vez deste Fórum. Minha dúvida é saber se existe idade limite para se começar a estudar violão clássico. Tenho 43 anos e estou estudando faz um ano. Estou adorando, mas percebi que não é fácil não...o jeito é treinar, treinar, treinar e mil vezes treinas, não é???
Um abraço.
Marcos

pcpaulo

idade!!

Mensagem por pcpaulo » Ter 26 Set 2006, 20:10

Acho que não existe idade limite para se iniciar no violão. O negócio é suar camisa e como você disse estudar, estudar e estudar.

stavanato

Mensagem por stavanato » Ter 26 Set 2006, 20:49

Não existe idade.
Estude muito e toque muito.
Sucesso!

masilva

Mensagem por masilva » Ter 26 Set 2006, 23:28

Caro Marcos,

Eu tenho 30 anos e também comecei mais a sério há bem pouco tempo, é certo que nunca poderemos ambicionar chegar a um Pepe Romero e muitos outros mas o que conta é a realização pessoal. Apenas o facto de retirar da guitarra sons que foram fruto da genialidade de ínumeros prodígios, sons que perduram há décadas e perdurarão por muito mais, invade-nos a vida com emoções que poucos afortunados têm o prazer de sentir. Apenas tem um senão, é preciso praticar muito, muito mesmo, mas tudo na vida tem um custo e a guitarra não é diferente.

masilva

Mensagem por masilva » Ter 26 Set 2006, 23:31

Caro Marcos,

Eu tenho 30 anos e também comecei mais a sério há bem pouco tempo, é certo que nunca poderemos ambicionar chegar a um Pepe Romero e muitos outros mas o que conta é a realização pessoal. Apenas o facto de retirar da guitarra sons que foram fruto da genialidade de ínumeros prodígios, sons que perduram há décadas e perdurarão por muito mais, invade-nos a vida com emoções que poucos afortunados têm o prazer de sentir. Apenas tem um senão, é preciso praticar muito, muito mesmo, mas tudo na vida tem um custo e a guitarra não é diferente.

Jorge Flores

Mensagem por Jorge Flores » Qua 27 Set 2006, 20:24

Acho que o que vai contar é a idade da sua alma!! a musica é uma fonte de juventude, se soubermos aproveitar ela garante à nossa alma o vigor de um jovem. E é necessario ter a alma como um menino curioso para aprender novas coisas. O violao é uma delas.
Espero que esse alma jovem esteja em ti e permaneça para sempre.
abraços
Jorge Flores.

samamba

Mensagem por samamba » Qui 28 Set 2006, 03:07

acho qeu p comentario do jorge fala tudo, ter a alma joven ou seja estar jovens estar aberto as coisas ter uma visao sem limites e pre-conceitos que quando nos tornamos adulto temos....
entao acho que é isso ter a alma os ouvido e a mente bem aberta para poder absorver as informaçoes e logico trabalhar muito, muito mesmo ate no s tornamos melhores que o melhor do mundo.......hahahahahaha
:mrgreen:
abraços

marcos.rinaldi

Resposta

Mensagem por marcos.rinaldi » Qui 28 Set 2006, 11:11

É que eu percebi que tocar violão e aprender música não é tão fácil como todos imaginam, por isso pensei que tinha alguma ligação com a idade, mas diante das respostas que recebi percebi que o negócio é se dedicar muito, pois tudo que é bonito é trabalhoso!
Obrigado
Marcos

ricardocop

Mensagem por ricardocop » Sex 29 Set 2006, 20:39

Oi Marcos,
Tenho 35 anos e comecei a aprender violão clássico este ano. Dependendo dos nossos professores e da nossa dedicação ainda poderemos nos tornar ótimos violonistas a ponto até e dar um recital. Quem sabe?
Abraço.

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Sáb 30 Set 2006, 19:48

Que maravilha saber que ainda tem gente que não desiste da música, apesar de todas as barreiras... Infelizmente, vivemos em uma sociedade hipócrita e robotizada que acha que as pessoas só poderão ser alguma coisa na vida se conquistarem as metas até a faixa dos 20, 30 anos!

É por esse e tantos outros motivos que somos obrigados a aturar os lixos que nos são empurrados goela abaixo pela mídia. Boas idéias podem melhorar ainda mais com a idade... É só lembrar que Bach, entre vários outros, compôs até o final da vida.

As dificuldades serão constantes, amigo, pois tanto as articulações como a velocidade para execução e leitura não serão as mesmas de uma criança ou um adolescente - períodos ideais para começar a estudar -, mas sua força de vontade e amor pela música serão capazes de passar por cima de todas as dificuldades.

Avante, amigo, e não desista nunca, pois valerá muito a pena...

djoni fernando arbiero

Mensagem por djoni fernando arbiero » Sáb 30 Set 2006, 23:39

falou tudo, a grande dificuldade das pessoas é acharem que não conseguirão tocar nunca determinadas musicas , mas com um pouco de estudo(mas não tão pouco), ja se vê uma considerável melhora no que diz respeito a agilidade e desempenho de algumas técnicas, o que importa realmente não é a idade , e sim, a força de vontade de aprender e superar antes de mais ninguém , a si mesmo, é isso ai ,,abraço a todos..

{{{Rafael}}}

Mensagem por {{{Rafael}}} » Ter 03 Out 2006, 12:20

Concordo com tudo isso, mas, com que idade se deve começar pra poder chegar a ser considerado um violonista profissional?

djoni fernando arbiero

Mensagem por djoni fernando arbiero » Qua 04 Out 2006, 15:59

olha, não sei bem se existe um período certo, um tempo exato ,tanto porqrue vai do empenho e dedicação de cada um,certo.., e depois, se você estudar em uma escola ou particular, vai encontrar respostas e soluções muito mais rápido e com eficiência do que algúem que estuda de maneira independente ou auto didata...não quer dizer que um auto didata não possa se tornar um profissional, mas o auxílio de alguém especializado sem dúvida acelera o processo de aprendizagem, junto com a dedicação, é claro ..
por aí...
hasta....dj

fabiocastro

Mensagem por fabiocastro » Qui 05 Out 2006, 00:03

Bom dia! É claro que n existe idade limite! O que importa é a sua dedicação e o seu empenho em aprender! Boa sorte para a sua aprendizagem!

Mi

devagar se vai ao longe..

Mensagem por Mi » Sex 06 Out 2006, 14:41

oi turma. Sou nova aki...tenho 23 anos e to aprendendo violão há ano e meio, sem professor, apenas com umas dicas daki e dali k vou, com muita dificuldade, absorvendo e aplicando qd tou c meu violão. Meu avô vive falando k em questões de música só vai p frent quem está a aprender desde pequeno numa escola. É claro k ouvir isso leva a moral lá p o fundo, mas o k importa é não desanimar. Continue seus estudos e deixe-se apaixonar pelo seu violão, alimente a relação afectiva k tem com ele e vai ver k isso de desanimar nem vai passar pelo seu pensamento.

Fikem bem
Abraço da aprendiz
Mi