Ajudem um iniciante

Léo Beschizza

Re: Ajudem um iniciante

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 15 Jun 2008, 04:14

Olá Cebonal
Isso é muito relativo pois tem músicas que estão nos primeiros níveis que também utilizam essas casas no braço do violão. Não necessariamente as músicas com maior grau de dificuldade explorarão somente essas casas.
Tem algumas peças que podem se resumir apenas nas regiões entre a 1ª e a 5ª casa tendo um grau de dificuldade bem maior que outras que vão até a 12ª casa e com grau de dificuldade menor.
Outro detalhe é a mecânica da mão direita que independe totalmente das casas utilizadas pela mão esquerda.
Portanto seria interessante você ir conhecendo toda a biblioteca para se se famialiarizar com todas elas.
Um abraço a todos.

cebonal

Mensagem por cebonal » Ter 17 Jun 2008, 12:29

Olá Léo Beschizza
valeu pela atenção.

A blibioteca do nível 1 eu já acabei de estudar, é que eu queria algumas musicas fáceis explorando outras regiões do violão para que eu memorizasse todo o braço.

Estou tentando tocar a música lágrima do tarraga, pois esta explora quase todo o braço do violão, estou sentido dificuldade na leitura da 6ª - 12ª casas

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 21 Jun 2008, 19:18

Olá Cebonal
Você escolheu uma peça de Tárrega razoavelmente difícil para um iniciante, mas é uma forma de aprender mais rápido.
Há que se praticar bastante pois as músicas de Tárrega valem a pena tocar.
Na Bibilioteca Nível 2 você achará peças bem mais fáceis de se tocar.
Um abraço a todos.

cebonal

Mensagem por cebonal » Seg 23 Jun 2008, 15:36

Olá Léo Beschizza,

Eu também estou usando o livro do Henrique Pinto, onde eu encontrei a música lágrima do tárrega; O fato é que eu consigo toca-la sem olhar para a partitura, não sei se é bom ou ruim.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 25 Jun 2008, 03:47

Olá Cebonal
Olha Henrique Pinto é uma unanimidade em matéria de Métodos de Violão Clássico, você está no caminho certo.
Quanto ao fato de se tocar sem olhar a partitura é excelente, se você estiver tocando tudo certo.
Muitos demoram anos para adquirir essa memória musical, isso mostra que você tem esse potencial já desenvolvido. Siga em frente que o caminho é longo e infinito. Então vamos lá.
Um abraço a todos.

cebonal

Mensagem por cebonal » Qua 25 Jun 2008, 11:26

Olá Léo Beschizza
Valeu pela dica
abraços

Marcelo Terra

Re:

Mensagem por Marcelo Terra » Sáb 26 Jul 2008, 16:23

axadrezado escreveu:outro conselho - nos primeiros tempos, toca ainda sem unhas, para te adaptares melhor às cordas.
Penso que os outros já deram dicas boas e suficientes para que comeces bem :wink:
Essa dica é usada pala maioria dos professores? Por que eu fiquei algum tempo tentando "achar o formato adequado" às minhas unhas e acabei perdendo a paciência e cortando... Como sou um iniciante permanente :D a dica me interessa.

Marcelo Terra

Mensagem por Marcelo Terra » Sáb 26 Jul 2008, 16:28

Será que já tem algum tópico listando todas essas dicas pra iniciantes? (Melhores métodos, onde encontrar partituras e dicas de estudo, e até mesmo links para tópicos importantes dentro do site)

Se tivesse teveria ser tópico fixo (aqui usam-se tópicos fixos?).

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Seg 28 Jul 2008, 03:20

Olá Marcelo
Seja benvindo ao nosso Fórum, quanto aos tópicos existem alguns que realmente são fixos, mas tem assuntos espalhados por todos eles, no caso específico de aprendizagem o tópico chave é o Estudos, Escalas, Arpejos, Teorias.
O ideal é ir pesquisando por todos os links e com o tempo você irá entendendo com facilidade onde encontrar os assuntos que mais lhe interessam.
Um abraço a todos.

ispadoto

Mensagem por ispadoto » Seg 28 Jul 2008, 16:20

No método Minhas Primeiras Notas ao Violão, de Othon Filho (Coleção Mascarenhas), Lágrima está entre as músicas a serem tiradas pelo aluno...
Não é considerada (em nível de dificuldade), uma peça tão difícil.

Abraços

GPGS92

Re: Material para estudo

Mensagem por GPGS92 » Qua 30 Jul 2008, 21:01

Papin escreveu:Vc encontrará materiais interessantes nesse site : http://www.eythorsson.com
Comece vendo os métodos e os estudos... la tem d varios!!!
Espero ter ajudado

Este site é bom mesmo. Estou aprendendo por ele. Mas não veja de cara os métodos e estudos! Entre neste link antes: http://www.eythorsson.com/es/Catalogues.aspx

Dentre os arquivos desta página que lhe indiquei, abra o " Methodology ". Neste arquivo está indicada a ordem em que você deve estudar o material do site. Siga-o à risca. É ótimo. Você ainda pode fazer as provas para passar de nível. O material das provas está indicado na mesma página, só que no arquivo "Examinations". Bons estudos!!!!

cebonal

Mensagem por cebonal » Qua 30 Jul 2008, 23:35

Olá pessoal,

Eu não sei se seria vantagem imprimir todos esse métodos, andei observando as partituras do site e vi que nelas contem várias peças selecionadas dos métodos do site eythorsson: Fernando Sor; Dionísio Aguado etc.... Qual a opinião de vocês?

marmula

Mensagem por marmula » Qui 31 Jul 2008, 18:44

Meu colegas:

Sou iniciante no violão erudito (já toco a tempo mas certamente possuo vícios). Toco coisas como mazurca do villa lobos, bouree do bach, e muitos outros fragmentos.

Procuro professor e quero melhorar com técnica só que na minha cidade há deficiência de professores (cidade pequena fronteira com argentina).

Minha maior dificuldade é o excesso de informações, possibilidades, sites, enfim não sei por onde começar.

Pensei em começar pelas partituras nível 1 a 4, limpando bem a música, treinando a mão direita e esquerda.
Depois passar para as outras e assim por diante

Alguém com experiência (quem sabe professor ou aluno experiente) poderia dizer se poderia funcionar assim?

Abraços,
Mula

GPGS92

Mensagem por GPGS92 » Dom 03 Ago 2008, 13:47

Caro MARMULA, seria sim, muito bom que você treinasse completamente e progressivamente (e até perfeitamente) as bibliotecas de partituras aqui do fórum. Eu te aconselho a simultâneamente a fazer estas "aulas" que lhe indicarei:

http://www.eythorsson.com/es/Catalogues.aspx --> Neste link, abra o arquivo "Methodology". Há aí uma lista de arquivos a seguir. Siga-os (e pratique-os) na ordem em que indica esse PDF. Você encontrará estes arquivos em http://www.eythorsson.com/es .

Também seria muito bom você dar uma olhada nos "cursos em linha (on-line)", aqui do fórum mesmo. Acredito que seguindo esses três caminhos ao mesmo tempo você se tornará um ótimo auto-didata. Dedicação e força de vontade é indispensável. Bons estudos!

marmula

Mensagem por marmula » Seg 04 Ago 2008, 18:02

GPGS92:

Agradeço sua resposta e estou vendo que este forum funciona.

Vou seguir os conselhos e dar uma estudada nos sites que me indicou. Já iniciei pelas partituras. Ainda devagar, mas já vejo uma possibilidade de melhorar. no final de arquivo das partituras (volume 1 por exemplo), tem um link para MP3. Não sei se estava fora do ar, mas não consegui acessar nenhum dos arquivos (acho que devem ser arquivos referentes àquelas músicas). Sabes me dizer do que se trata estes arquivos MP3?

Já os cursos em línea gostei bastante mas fiquei com uma dúvida. Para mim só está disponível o ponto 51. Sabes se existe algum lugar no forum que eu possa pegar desde o ponto 1? Os administradores vão incluindo pontos novos e retirando os antigos?

Grande abraço,
Marmula.