Ajudem um iniciante

Mauthar

Re: Ajudem um iniciante

Mensagem por Mauthar » Sáb 08 Mar 2008, 00:31

O galera eu não criei o post, mas gostei muito dos sites que passaram, obrigado...

mateus

Mensagem por mateus » Sex 21 Mar 2008, 01:36

Cezar, beleza?! Se vc é iniciante (bem iniciante mesmo), uma das primeiras coisas que vc vai ter que aprender em relação aos seus estudos é que sempre legal fazer aquecimentos antes de tocar. Isso vai evitar uma série de complicações com seu grupo muscular das mãos (principalmente da mão esquerda). Vc pode fazer alongamentos, pode fazer movimentos pra cima e pra baixo com as mãos (como se quisesse voar só com as mãos) mas não exagere. Isso vai fazer com os músculos que fazem a pinça no braço do violão com o dedo polegar estejam bem supridos de sangue. Vai evitar cãimbras, tendinites e outras coisas... agora é só estudar

Ricardo Pimentel

Re:Ajudem um iniciante

Mensagem por Ricardo Pimentel » Qui 10 Abr 2008, 20:07

Gianna escreveu::D Olá!

Também eu sou iniciante, por isso, as dicas pessoais no assunto são poucas ou nenhumas. :( Mas existem aqui no fórum tópicos muito interessantes para nós. Recomendaria o tópico "Como estudar- passo a passo". Utilize a ferramenta "Pesquizar" e encontrará muita coisa.
:bye: Quero ajuda.Por onde começar com pouco dinheiro? Além da escola municipal há mais alguém que dê curso clássico com um preço mais viável que os nossos tradicionais conservatórios? Ricardo Pimentel :bye:
Editado pela última vez por Ricardo Pimentel em Sáb 10 Mai 2008, 14:45, em um total de 1 vez.

alexboechat

Mensagem por alexboechat » Ter 22 Abr 2008, 01:12

Olá, obrigado pelas dicas.

alexboechat

Dedilhados

Mensagem por alexboechat » Ter 22 Abr 2008, 23:35

Baixei uma apostila no site do Orlando Fraga que mosta um dedilhado na mesma corda com dois dedos diferentes. Na minha formação violonística de "cai cai balão" pensava que os dedos médio, anelar e indicador tinham cada um uma corda privativa. Então eu estava errado ??? :shock:

Maurício Silva

Mensagem por Maurício Silva » Qui 24 Abr 2008, 22:06

Olá, sou mais um iniciante da música clássica.
Estudei violão popular por alguns anos em um instituto musical onde tive também iniciação ao clássico ( dá pra ler e interpretar algumas partituras ).
Pergunto, vocês acham que adquirindo partituras aqui eu preciso de um professor para acompanhamento, devido a interpretação e história dos temas ?

Maurício Silva

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Qui 01 Mai 2008, 12:49

Maurício Silva escreveu:Olá, sou mais um iniciante da música clássica.
Estudei violão popular por alguns anos em um instituto musical onde tive também iniciação ao clássico ( dá pra ler e interpretar algumas partituras ).
Pergunto, vocês acham que adquirindo partituras aqui eu preciso de um professor para acompanhamento, devido a interpretação e história dos temas ?

Maurício Silva
Olá, Maurício!
Penso que é ideal o auxílio de um bom professor não só para o início como até para fases mais avançadas.

alexboechat escreveu:Baixei uma apostila no site do Orlando Fraga que mosta um dedilhado na mesma corda com dois dedos diferentes. Na minha formação violonística de "cai cai balão" pensava que os dedos médio, anelar e indicador tinham cada um uma corda privativa. Então eu estava errado ??? :shock:
Olá, Alexboechat!
Não conheço esta transcrição, mas penso que nunca nenhum dedo da mão direita deverá ter cordas privativas em nenhuma peça. A excepção é quando se trata de um exercício de algum método que visa melhorar a técnica. Aí acredito que a digitação deve ser seguida a risca.

Espero haver ajudado-vos.

eliezer

Mensagem por eliezer » Qua 14 Mai 2008, 21:11

Pois é pessoal, já toco violão há algum tempo, mas pretendo me aperfeiçoar. De certa forma também ainda sou um iniciante, entretanto posso dar algumas dicas para quem está começando agora. A dica de hoje é para os muito anciosos. Saiba que os resultados depende do tempo dedicado ao instrumento. Quando digo tempo, digo não só o tempo quantitativo (horas ou minutos), como também o tempo qualitativo (local, concentração, material, etc).
Então, o seu rendimento está diretamente relacionado ao tempo dedicado ao instrumento. Mas, para você que não possui tanto tempo não se desespere. Todo processo de aprendizagem requer tempo. Por isso você deve exercitar a paciência e a perseverança, sabendo que o pouco tempo que você treinou trouxe um pouco de conhecimento. Outra coisa, às vezes o pouco tempo que você possui pode ser mais produtivo do que o muito tempo mal aproveitado.
Por isso não esquente a cabeça e saiba que aos poucos os resultados irão aparecendo. E as pessoas que estão de fora irão perceber esse crescimento antes de você. Boa sorte.

leodio

Mensagem por leodio » Qua 21 Mai 2008, 11:32

boas dicas!! :)

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Qui 29 Mai 2008, 20:23

Olá pessoal
Acho que já dá para parar de escrever para o cézar, que criou o tópico; ele era um iniciante em 2006 e já estamos em 2008!

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Sáb 31 Mai 2008, 15:18

Cajunho escreveu:Olá pessoal
Acho que já dá para parar de escrever para o cézar, que criou o tópico; ele era um iniciante em 2006 e já estamos em 2008!
Olá!
Essa foi boa... hehe :lol:
Mas penso que estas mensagens ficarão para os próximos iniciantes, para ajudá-los. :wink:
Até!

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 31 Mai 2008, 17:19

Olá Mozart.
É verdade, independentemente de quem coloca o tópico, não necessariamente as respostas são enviadas a ele. Abre-se o debate dos temas e cada membro do Fórum tem a oportunidade de tecer a sua opinião com relação a ele.
Então Cajunho cada post uma vez colocado no Fórum ficará aberto a quem desejar participar, e assim deixa de pertencer à quem o colocou.
Um abraço a todos.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Dom 01 Jun 2008, 22:58

Pois é Léo, disso já se sabia. E ainda bem que é como você disse, que assim o tópico pode permanecer útil por muitos anos.

Saudações

Léo Beschizza

Tópicos que ficam

Mensagem por Léo Beschizza » Ter 03 Jun 2008, 03:14

Olá Cajunho.
É isso mesmo. Ás vezes acho tópicos que parecem estar inativos há 2 anos, com temas interessantíssimos, e isso torna uma fonte de consulta para todos os membros, desde os mais antigos como também aos iniciantes.
O importante é essa troca de informações democraticamente. Todo mundo tem seu espaço garantido para colocar sua opinião. E isso é que é legal no Fórum, aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo.
Um abraço a todos.

cebonal

Mensagem por cebonal » Seg 09 Jun 2008, 18:51

Saudações a todos do fórum

Alguem sabe em qual nível da biblioteca de partituras existem músicas que explorem a região da 6ª - 12ª casa do violão ?