Ajudem um iniciante

cezar.schroeder

Ajudem um iniciante

Mensagem por cezar.schroeder » Qui 21 Set 2006, 16:38

Olá pessoal! Em primeiro lugar gostaria de parabenizar os moderadores do fórum pelo excelente trabalho! Como o próprio assunto do tópico diz, sou iniciante na música e preciso de ajuda. Comecei a estudar guitarra, que é o instrumento que eu pretendo tocar, e gostaria de saber se alguém poderia me informar um roteiro de estudo. Algo do tipo: começe com leitura de partituras, depois estude escalas, depois... e depois... Ou seja, algo em que eu pudesse me basear para continuar a estudar e desfrutar desse maravilhoso mundo da música! Desde já, obrigado!

Observação: Não tenho recursos suficientes para poder pagar um professor, e tudo o que eu aprendo eu o faço sozinho. Por isso estou pedindo esse tipo de ajuda para vocês. Obrigado.

Gianna

Mensagem por Gianna » Qui 21 Set 2006, 22:21

:D Olá!

Também eu sou iniciante, por isso, as dicas pessoais no assunto são poucas ou nenhumas. :( Mas existem aqui no fórum tópicos muito interessantes para nós. Recomendaria o tópico "Como estudar- passo a passo". Utilize a ferramenta "Pesquizar" e encontrará muita coisa.

Papin

Material para estudo

Mensagem por Papin » Sex 22 Set 2006, 14:33

Vc encontrará materiais interessantes nesse site : http://www.eythorsson.com
Comece vendo os métodos e os estudos... la tem d varios!!!
Espero ter ajudado

Fernando Fleck de Oliveir

Mensagem por Fernando Fleck de Oliveir » Sex 22 Set 2006, 17:55

Neste site tem muitas informações sobre autores.
http://www.classicos.hpg.ig.com.br

cezar.schroeder

Mensagem por cezar.schroeder » Dom 24 Set 2006, 23:47

Obrigado a todos pelos links, gostei muito do site que tem aqueles métodos e estudos, só que eu ainda vou ter que estudar bastante teoria musical, alguém conhece algo bom?! Eu baixei um excelente livro aqui no fórum, estou estudando por ele! Também achei bem interessante o site sobre os autores clássicos! Obrigado.

Hizagashira

Mensagem por Hizagashira » Qui 28 Set 2006, 15:53

Dá uma olhada aqui neste site , pode ajudar:
http://www.classicos.hpg.ig.com.br :)

Cesarr

oi cara

Mensagem por Cesarr » Ter 17 Out 2006, 01:12

o ideal é vc começar com um pouco de teoria olha aqui nesse site

http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbologia ... 3o_musical

procure nesse forum... use e abuse dele pois tem coisas interessantes

depois vai nesse aqui é um bom guia de estudo

http://www.marcelomello.t5.com.br/mmlin ... turas.html

Renato

Mensagem por Renato » Qua 18 Out 2006, 21:37

Cezar,

acredito que uma boa, antes mesmo de partir pra pegar material seja ler sobre o assunto. Você disse que pegou material de teoria para ler, legal! Da uma olhada nos topicos que falam sobre arte, estética, história, o que for relacionado ao instrumento, mas nao necessariamente sobre TOCAR.

Enquanto tiver pegando as primeiras musicas, acompanhe com os textos dos topicos sobre unha, postura, suporte de pé, todo esse tipo de coisa. Dá uma ajuda e faz uma diferença danada!

guitar-t

violão

Mensagem por guitar-t » Sex 03 Nov 2006, 23:28

E não se esqueça é sempre bom ter um professor por perto para nos ajudar. ok????? 8)

axadrezado

Mensagem por axadrezado » Sáb 04 Nov 2006, 22:49

outro conselho - nos primeiros tempos, toca ainda sem unhas, para te adaptares melhor às cordas.
Penso que os outros já deram dicas boas e suficientes para que comeces bem :wink:

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Ter 07 Nov 2006, 22:56

Cezar,

Existem diversos livros e métodos que discorrem sobre teoria musical. Tu poderás encontrá-los facilmente em livrarias especializadas, mas tem uma coisa: se pretendes estudar música a fundo, é importante que tenhas alguém com quem compartilhar experiências!

Se comprares um método de leitura rítmica, por exemplo, e não tiveres o mínimo de entendimento sobre o assunto, vai ser perda de tempo e de dinheiro, além de, provavelmente, provocar um estresse danado!

Será que não tens nenhum amigo que já conheça música, não? Pelo menos para te ensinar a ler uma partitura com calma, aprender a identificar a posição das notas e o tempo de duração das diversas figuras.

Quanto à parte teórica da história da música e dos grandes compositores, isso é fácil, pois é gostoso e entusiasmante de ler além de te dar uma base cultural legal.

Mas a minha preocupação é que você tenha com quem tirar suas dúvidas sobre leitura musical aliada com a prática do instrumento. Você poderá, por ignorância do assunto, adquirir muitos problemas como vícios posturais, por exemplo.

Portanto, amigo, mãos à obra e não se esqueça de procurar alguém para te dar uns toques, ok?

Um abraço.

Idalmar

Re: Ajudem um iniciante

Mensagem por Idalmar » Qui 20 Dez 2007, 13:46

Tbm sou iniciante, e uma coisa vc. já começou bem: pesquisando e visitando sites relacionados onde tem muita informação para base. Um metodo muito bom é o do Henrique Pinto, pois ele tem exercicios melódicos. :guitare:

Sérgio

Mensagem por Sérgio » Seg 28 Jan 2008, 17:35

Caríssimos,

Na internet vão achar bastante material, mas não percam o foco, o proncipal é praticar o instrumento!

Abraços,

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Seg 04 Fev 2008, 04:35

Olá!
Vá neste sítio: http://www.teoria.com/. Ótimo com bastante exercícios. Se não compreendes inglês, há uma opção para a conversão para castellano.

Espero estar ajudando.

reni silva

Mensagem por reni silva » Qua 06 Fev 2008, 17:52

também sou iniciante e encontreu um ótimo apoio na escola D´Music house no site
dmusichouse.com.br
vale apena visitar
um forte abraço
Reni