metodo para ler partitura

SILAS FERREIRA

Mensagem por SILAS FERREIRA » Sex 15 Set 2006, 20:30

As dicas do Django são muito boas. Vá devagar, o solfejo também é muito bom para você ir tendo mais fluência na leitura. Bons estudos.

cezar.schroeder

Mensagem por cezar.schroeder » Sáb 16 Set 2006, 15:32

Eu também tenho dificuldade em ler partituras, mas eu procuro sempre tocar devagar e depois ir aumentando a velocidade!

Chiga

Dedicação

Mensagem por Chiga » Qua 04 Out 2006, 12:23

Muita dedicação e paciência mesmo, treinando se possível todos os dias.

Chiga

Mensagem por Chiga » Sex 06 Out 2006, 15:47

é isso mesmo, tem que se empenhar e treinar muito!!
Abraços

Amauri Andrade Franco

leitura de partituras

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 18 Nov 2006, 20:49

Com respeito a esse assunto, só uma coisa ajuda: prática, muita prática. Use partitura para violão, para flauta, ou para qualquer instrumento, que isso ajuda a ler com mais desenvoltura.

Claudio Teixeira

Mensagem por Claudio Teixeira » Dom 19 Nov 2006, 16:26

Utilize o Bona a 1 parte, alterne com partituras faceis, e vai intercalando com o bona, aumentando os estudos, voce vera que quanto mais le melhor fica, deve ir gradualmente.
Abraços

Papin

OUTRA QUESTÃO:

Mensagem por Papin » Seg 20 Nov 2006, 11:12

Outra questão:
Alguém consegue "escutar internamente" a música apenas vendo a partitura? Sem nunca ter ouvido a música ou tentado tocar?

olgarenalli

Mensagem por olgarenalli » Seg 20 Nov 2006, 15:27

Repondendo a pergunta de Papin: pra se conseguir isso é preciso muito estudo, não? Quando a música é fácil, eu ainda consigo. Mas quando não.... Mas um dia eu conseguirei! :D

Ah, sim! Como já disseram anteriormente, o Pozzoli é muito bom! Tem também uns solfejos (canto orfeônico) de Villa-Lobos que são lindos!

:wink:

Diogo Benvenutti

Mensagem por Diogo Benvenutti » Qui 23 Nov 2006, 00:50

Uma dica que posso lhe dar é fazer leitura de partituras melódicas. Pegue partituras de violino, por exemplo, e pratique a leitura, sem a preocupação de aprender a música em si. Fiz muito isso com partituras de orquestra... saia tocando uma voz que estivesse na clave de Sol, ia lendo sem me preocupar em decorar a música ou não, era apenas leitura. Caso lhe interesse é bacana também nas partituras de orquestra que você pode praticar a leitura nas claves de Fá e Dó. No mais, seus conhecimentos dos elementos da música devem estar em dia. Ritmo é essencial. Para um estudo de rítmo aconselho o Guia Teórico-Prático do Pozzoli... é bem velho já o material, mas acho ele super tranquilo para desenvolver leitura rítmica.

rogeriokurek

Mensagem por rogeriokurek » Qui 23 Nov 2006, 13:08

Um programa de computador pode ajudar, como o filnale, por exemplo, principalmente se vc tiver dificuldade com a leitura ritmica, porém tome cuidado para não ficar dependente do programa, a música deve vir de vc e não do computador. o pc vc troca, o seu cérebro vc desenvolve.
leituras de partituras mais simples, por exemplo com uma única linha melódica, podem facilitar muito o desenvolvimento. o pozzoli te ajuda.
prá quem quiser, tenho material de solfejo/leitura ritmica; são partituras de linhas melódicas simples.
grande abraço.
Roger.

Mariano Lopez

Mensagem por Mariano Lopez » Ter 26 Dez 2006, 17:32

Tenha paciencia e va lendo ler ler e ler nao tem jeito deve continuar lendo, treinando comigo esta funcionando .....

Abraçauuum
:D

elionizio

Mensagem por elionizio » Qua 27 Dez 2006, 11:50

A formula magica é.... não existe. Estudem muito.

Gleydson

Muito treino e atenção

Mensagem por Gleydson » Sáb 06 Jan 2007, 00:12

execute sentindo a sonoridade...é melhor que tentar decorar...

Gleydson

muita leitura...

Mensagem por Gleydson » Sáb 06 Jan 2007, 00:30

execute com atenção peças já conhecidas suas...a cada nota tocada visualize e procure memorizá-las. o primeiro passo na aprendizagem é a memorização,segundo a dedicação, pois,senão, esquecemos muito rápido.
é isso...
20% inspiração 80% Transpiração....

danielrib3

Re: metodo para ler partitura

Mensagem por danielrib3 » Dom 09 Nov 2008, 04:33

10% inspiração 90% Transpiração....
você tem que ter paciência e força de vontade.
Com o tempo os resultados do estudo irão aparecer