estudo para aumentar agilidade

xfactor

estudo para aumentar agilidade

Mensagem por xfactor » Sáb 24 Jun 2006, 14:34

alguem saberia me indicar uma boa apostila de exercícios para aumentar minha agilidade ao violão???

paladin

Mensagem por paladin » Dom 25 Jun 2006, 08:58

De mão esquerda, Estudo 3 e 10 e Chôro Típico de Villa-Lobos e Mão direita, Estudo 11 e 1 de Villa-Lobos e Recuerdos de La Alhambra e Asturias. Mas digo isto para pessoas já com uma certa experiência de muitos anos e não para amadores ou medianos.
Editado pela última vez por paladin em Seg 31 Jul 2006, 10:09, em um total de 1 vez.

F Francisco de O. costa

Mensagem por F Francisco de O. costa » Dom 25 Jun 2006, 14:58

paladin escreveu:De mão esquerda, Estudo 3 e 10 e Chôro Típico de Villa-Lobos e Mão direita, Estudo 11 e 1 de Villa-Lobos e Recuerdos de La Alhambra e Asturias.
Dos estudos do V. Lobos o numero 1 é otimo para treinar a velocidade de mão direita e o 2 para treinar velocidade de mão esquerda. Não considero Recuerdos de Alhambra boa opção para treinar velocidade, é mais para se tocar e ouvir tal qual a peça Asturias, em fim é um ponto de vista meu. O estudo la Mariposa do Tarrega este sim é proprio para velocidade. Para iniciantes os estudos melodicos do CARCASSI são ideais, alguns são até bem difíceis!!! Um conselho: Começe por peças fáceis ou estudos que não contenham tantos acordes em blocos, tipo melodia e baixos apenas, busque digita-los corretamente e aumentar a velocidade gradativamente, então passe a buscar pecas que contenham os tais acordes em blocos e repita o processo.

Acho que com essas indicações mais as do colega, vc não terá problemas

Gustavo Gobetti

Mensagem por Gustavo Gobetti » Dom 25 Jun 2006, 16:10

Muito bom saber dessas dicas, pois também me interesso nesse exercicios!

Angelo Shilton Medeiros

duvida

Mensagem por Angelo Shilton Medeiros » Sáb 01 Jul 2006, 18:35

esses exercícios são apropriados para quem está começando...
tenho só dois meses de violão classico...

dhelly

Mensagem por dhelly » Sáb 01 Jul 2006, 23:05

Não Angelo, pois eh preciso um pouco mais de prática com o instrumento.
O melhor eh consultar o seu professor ele sabera o que é melhor pra vc.

Angelo Shilton Medeiros

OBRIGADO

Mensagem por Angelo Shilton Medeiros » Dom 02 Jul 2006, 14:53

Valeu pela dica...
:wink:

Joel Elias

Agilidade

Mensagem por Joel Elias » Seg 03 Jul 2006, 15:14

O aconselhável é ir estudandando, cada tópico gradativamente. Por exemplo, se você não tem um bom dedilhado na mão direita (no caso se você for destro), não pode querer já ir adquirindo agilidade na mão esquerda. E o ideal é só você seguir em frente se tiver dominado o assunto que estiver estudando. Ok?

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 04 Jul 2006, 00:23

Kitharologus, do Ricardo Iznaola.

Após entender o enfoque e a disciplina do Iznaola, mescle com exercícios do Carlevaro.

Mas lembre-se que uma boa orientação é essencial. Não adianta nada ter um monte de exercícios sem saber como executá-los corretamente.

Perquise mais no site. Teve um tópico antigo onde eu e outros membros do fórum demos várias dicas para o estudo de velocidade.

sds.

FabioSendim

Mensagem por FabioSendim » Ter 04 Jul 2006, 13:40

adorei as dicas

araujo

Dicas de peças para agilidade das mãos

Mensagem por araujo » Ter 04 Jul 2006, 14:30

Bom dia, eu vi os tópicos discutidos e gostaria de sugerir algumas peças que na minha opinião são interessantes para desenvolver a agilidade das mãos. Ai vão elas:
LAS ABEJAS - Augustim barrios Mangoré;
EL COLIBRI - Julio Sagreras;
PRESTO - BWV 1001- Bach;
LA CATEDRAL - Augustim barrios Mangoré;
ESTUDO N° 07 - Vila Lobos;
Claro que existem peças mais exigentes tecnicamente falando, mas estas qe eu citei são, pelo menos para mim muito boas para treinar a questão da precisão, da força e agilidades no geral.
Valeu.

Cristianmq

Estudos

Mensagem por Cristianmq » Qua 05 Jul 2006, 04:48

Acho bem bons os Estudo do Abel Carlevaro, um livro é so pra mão direita e outro trabalha só a mão esquerda. Acho ótimos, e são material indispenssável pra qualquer iniciante (como eu). São tão bons que são recomendados pelos professores aqui da UFRGS pra quem quer passar na prova especifica do vestibular

Marcelo Cavalcanti

Mensagem por Marcelo Cavalcanti » Dom 09 Jul 2006, 02:31

Araújo, onde posso conseguir essa peça Presto BWV 1001 de J.S.Bach, hein? Se você souber onde conseguir outras peças do mestre, favor avisar, ok?

Um abraço a todos.

soutomeira

Mensagem por soutomeira » Sáb 15 Jul 2006, 17:40

Consulte seu professor, mas para a mão esquerda sempre executo escalas, pelo menos 20 minutos por dia.

Para a mão direita o estudo 6 do Leo Brouwer é bom para os iniciantes.
Editado pela última vez por soutomeira em Sáb 15 Jul 2006, 22:59, em um total de 1 vez.

RAI CHAVES

Mensagem por RAI CHAVES » Sáb 15 Jul 2006, 18:19

Para a mão esquerda eu particularmente uso o Choro nº1 e nº2 de Villa lobos, para a mão direita os estudos nº1 e nº. 2. Eu acho legal também a Bachianinha nº.1 (Paulinho Nogueira).
Com Recuerdos de la alhambra, eu não tenho certeza, mas eu acho que ela é boa para treinar o trêmulo.

Agredeço pelas informações que todos postaram.
Um abraço para todos.