fortalecimento dos músculos das mãos

Caducn

fortalecimento dos músculos das mãos

Mensagem por Caducn » Qui 07 Jul 2005, 14:51

Seguinte...

Gostaria de saber se algum de vcs sabe de algum tipo de exercício para fortalecer a musculatura das mãos (tanto a esquerda como a direita).

Na mão esquerda às vezes sinto muito cansaço no polegar. Antes eu não usava o polegar na posição correta (ele ficava acima do lugar onde deveria ficar...). Por isso não sentia. Agora eu sinto um certo desconforto. Um amigo aqui da UFMT disse que isso é normal no início.

Já na mão direita, por eu não ter tido um bom violão no início, criei o hábito de tocar "levinho", "baixinho". Hoje sinto desconforto no estudo do clássico. O Sérgio Solo disse que provavelmente a musculatura estava "destreinada" (termo meu). Se alguém soube algum exercício no sentido de fortalecer a musuclatura tb dessa mão eu agradeceria.

Obrigado moçada!

zina

Mensagem por zina » Sáb 09 Jul 2005, 09:56

entao meu..olha para a mao direita, eu aconselho a tocar umas escalas sempre em apoiado e com um som forte...deves tocar mto lentamente e ouvires o som da guitarra a 'entoar'...toca escalas tomando atençao em tirar som forte e ligues à velocidade...ela vem sempre depois de uma forma natural..acredita..eu ja tive esse problema..toca primeiro em apoiado e da lhe com força :P ..depois o tempo trata do resto
hgz

Caducn

Mensagem por Caducn » Sáb 09 Jul 2005, 12:33

Obrigado Zina...

Estou fazendo isso mesmo. Percebo essa "falta de força", e estou tratando dela.

Abraços

zina

Mensagem por zina » Sáb 09 Jul 2005, 13:22

faz bem entao..toca mesmo exagerando bastante e n ligue aos comentarios das pessoas k estiverem a ouvi-lo...depois de alcançar essa sonoridade e força, vem a harmonia...e aí vc ja tem a força para puxar pela guitarra...foi uma das coisas k o meu professor insistiu mais! mais uma coisa: tenha em atençao ao braço e ao pulso..toque de maneira a que a mao fique numa posiçao natural em relaçao ao braço...n incline o pulso..toque como se fosse uma recta colada no seu braço..

abraço :wink:

Caducn

Mensagem por Caducn » Sáb 09 Jul 2005, 14:51

Ok.. treinarei assim

Abraços

Picasso

Mensagem por Picasso » Sáb 09 Jul 2005, 16:33

Oi !

Recomendo não usar exercicios pára fortalecimento...

Vamos fazer uma analogia...
Vamos tomar como exemplo o lutadores de Box... são fortes... cheio de musculos... porém são um tanto lentos demais...
...já os lutadores de chineses não magricelos... más fortes e precisos;

É o que acontece existem alguns exercicios que vão te ajudar no inicio, porém pode atrazar seu progresso...

O ideal é que o progresso seja natural, quando mais v.c tocar mais irá aumentar sua técnica no instrumento...

agora o que tocar ?

recomendo pára mão direita um método para violão classico que citei na mensagem passada...

Espero ter contribuido...

Forte Abraço

Rafael d´Paula

Caducn

Mensagem por Caducn » Sáb 09 Jul 2005, 17:11

Valeu a dica...

Obrigado

mailvolpe

Treinamento

Mensagem por mailvolpe » Sáb 09 Jul 2005, 17:21

Para a mão esquerda - ME
Faça exercicios de dedilhado no estilo 1234, 4321 etc..
É importante ouvir muito bem as notas.
Movimente apenas os dedos necessarios
Sinta quais os movimentos mais dificeis e persista neles.
Crie seus próprios padrões de exercicios visando sempre a abertura e a sonoridade, nunca a força. A força é a intensidade da nota um trabalho para a mão direita.

Mão Direita. MD
Exercicios Ritmicos 1212121212... 23232323... 34343434....
Alterne as cordas, faça como desejar. Persista onde hover dificuldade.
Preocupe-se sempre com a sonoridade. Saber tocar com menor intensidade é muito importante.

Use metronomo. Se nao tiver sintonize uma radio e utilize a musica que estiver rolando. Como estes exercicios são ritmicos e fisicos nao se preocupe com escalas.

Faça em padroes de tres tempos. 123123 na ME com os dedos da MD em 1212.

Valeu!!!!!

Caducn

Mensagem por Caducn » Sáb 09 Jul 2005, 20:30

legal... mas qto tempo dia agente faz esses exercicios?
eu tenho estudado 15 min para a mào direita e 15 p a mão esquerda

Abraços

zina

Mensagem por zina » Dom 10 Jul 2005, 01:11

o k eu estava tentando dizer é k se vc n treinar a força (na mao direita) ao inicio, mais tarde vc vai ter dificuldades..fica rapido, e qd vc precisar de tocar mais alto e forte vai sentir dificuldades pk n insistiu nisso ao principio...e vai ter de começar de novo fazendo exercicios desse tipo..a primeira coisa q vc quer fazer numa guitarra, é fazer-se ouvir..

Maxwell Oliveira

Mensagem por Maxwell Oliveira » Dom 10 Jul 2005, 01:38

Cara, recentemente, meu professor de prática de conjunto, pediu para tocar mais forte do que toco, daí me sugeriu estudar exercícios de técnica e peças com as cordas abafadas proximo ao cavalete com um pano, flanela, algo do tipo ( põe a flanela por baixo das cordas ), então desce o aço vc deve ouvir cada nota mesmo estando abafadas. Serve para as duas mãos imagine tirar um ligado com cordas abafadas, pois é possível. Com o tempo o resultado vem, é bom estudar assim antes do seu estudo normal.

Caducn

Mensagem por Caducn » Dom 10 Jul 2005, 14:38

Essa eu nunca tinha ouvido...
Cê tava sumido hein cara!

Abraços

zina

Mensagem por zina » Dom 10 Jul 2005, 15:01

concordo com vc..tb tenho estudado assim..meu professor me costumava fazer isso..eu tb costumava fazer durante a noite para n acordar a familia em casa quando estudava durante a noite.. :wink:

Senhor do Violao

Mensagem por Senhor do Violao » Ter 12 Jul 2005, 02:01

Faca musculacao

zina

Mensagem por zina » Ter 12 Jul 2005, 12:33

é o fim do mundo :lol: ..um colega meu que andava no ginasio tinha umas cenas para as maos de fazer musculaçao..agora n sei se é bom pra um guitarrista fazer isso..é que o meu colega n toca guitarra..abrço