Harmonisação

alexandremartins

Harmonisação

Mensagem por alexandremartins » Sex 24 Mar 2006, 11:40

Quais os melhores livros para aprender harmonisação/composição?

F Francisco de O. costa

Re: Harmonisação

Mensagem por F Francisco de O. costa » Sáb 25 Mar 2006, 17:52

alexandremartins escreveu:Quais os melhores livros para aprender harmonisação/composição?
Na verdade nunca li nenhum que fosse relmente bom, nem de composicao nem de harmonizacao, todavia dizem que o livro, fundamentos da composicao do Shoenberg é muito bom ele tem tamben um livro de contra ponto, muito bom, prém ambos de nível academico, é necessário ter bagagem para compreende los, creio eu. VC pode entrar no site da unesp e consegui - los, em matéria de composicao oque vale para oequestra vale para instrumento, digo isso porque esses livros sao volotados para orquestra, até mais

Renato

Mensagem por Renato » Sáb 25 Mar 2006, 19:32

O Fundamentos é até legal, mas ele se baseia tanto em Forma, que ele acaba nao ensinando muito bem o que eh compor. Ignora um tanto a harmonizacao e ignora totalmente qualquer outra coisa [inclusive, contraponto]... Sinceramente, o negocio eh ler bastante, pq ate agora nao achei um livro que seja direto e bom.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 27 Mar 2006, 22:46

O Fundamentos da Composição realmente fica mais na forma e estrutura. Não entra muito na harmonia etc. Mas isso porque normalmente a harmonia é vista em separado (o próprio Schoenberg tem um bom livro de harmonia). O bom professor de composição vai dar as dicas de como unir todos os conhecimentos.

Para quem quer estudar composição/harmonia, recomendo iniciar por contraponto, seja por Fux ou Palestrina. Um bom domínio no contraponto é ferramenta básica e que já dará bastante recurso. Muitas das regras de harmonia derivam do contraponto, então ficará mais fácil estudar harmonia se tiver o contraponto dominado. Mas acho muito difícil entender e aprender a aplicar bem, tanto contraponto como harmonia, sem o auxílio de um professor. Para mim, é o mesmo que querer aprender a dançar por livros...

sds

Renato

Mensagem por Renato » Ter 28 Mar 2006, 22:49

Ai, eu recomendo o livro de contraponto do Schoenberg.
hahaha =)

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Dom 28 Set 2008, 19:32

Qual deles estudo primeiro, Fux ou Palestrina?

Dexter

Mensagem por Dexter » Sex 10 Out 2008, 04:21

Recomendo "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak

É bom para quem ta começando.