Sou Professor

fabio ferreira de alencar

primeiros passos

Mensagem por fabio ferreira de alencar » Sex 02 Dez 2005, 11:37

caro newton com manter o interesse e entusiasmo para alunos iniciantes ja que quando começam ao curso de violão erudito você tem que ler , se localizar no violão , ter coordenação nos dedos ... e a euforia de querer sair tocando na primeira aula, depois tambem como estabelecer uma diciplina de estudo, tambem sou professor e gostaria de trocar ideias e saber do seu ponto de vista.

Lesscapello

Duvida com tremolo

Mensagem por Lesscapello » Sex 02 Dez 2005, 19:28

Caro Newton Messias, estou aprendendo tremolo (sem axilio de professor, por enquanto) e gostaria de saber qual é a posição do dedo minimo da mão que dedilha, se é exticado, ou se é encolhido, ou se deixa ela na posisão normal. Enfim se tiver uma posição para ele por favor me explique.

Obrigado.

Lesscapello

Mensagem por Lesscapello » Dom 04 Dez 2005, 19:38

Só pra completar tô querendo saber de muitas musicas(pra não dizer todas) que contém tremolo.

Tem Jeito de vc me falar todas que vc conhece?

Conto com sua ajuda.

page

newton

Mensagem por page » Seg 05 Dez 2005, 02:17

é muito bom saber que tem professores por aqui e tambem alunos para que se completem....eu na minha condiao de estudante estou começando o segundo livro do henrique pinto para iniciantes mas ainda nao sinto firmeza na pegada o que faço pelo amor de deus???? (eu me viro sozinho para aprender...nao tomo aulas com professor infelizmente pois nao tenho como fazee-lo)....obrigado

Newton Messias Ferreira

Manter o Interesse

Mensagem por Newton Messias Ferreira » Dom 11 Dez 2005, 01:56

Caro Fabio
sabe o que faço para manter o interesse dos alunos: procuro trabalhar, além das peças "obrigatórias" para desenvolvimento da técnica, um repertório que interresse o aluno, músicas no estilo que ele curte, mesmo que vc tenha que fazer arranjos para essas músicas. Eu tenho vários arranjos para temas de filmes, musica popular, folclórica, hinos nacionais, evangélicos, etc, é uma boa dica.
Um Abraço

Newton Messias Ferreira

Tremolo

Mensagem por Newton Messias Ferreira » Dom 11 Dez 2005, 02:02

Lesscapello
Na seção Estudos, escalas, arpejos e teoria tem umas dicas legais de tremolo e algumas peças também. Eu conheço algumas peças e estudos com tremolo, vou tentar fazer uma lista e te mandar. Gosto muito de "Una Limosna Por el Amor de Dios", conhecido como "tremolo" de Barrios.
tenho um estudo pra tremolo legal, baseado nos arpejos de Carlevaro, deixa teu email que te mando.
Um Abraço

Newton Messias Ferreira

Mensagem por Newton Messias Ferreira » Dom 11 Dez 2005, 02:06

Page
vá com calma, vc deveria procurar um prof, se não for possível, volte para o primeiro volume e leia as peças bem devagar, procurando identificar os problemas e corrigir a medida que aparecem. Sempre estude Escalas, Arpejos e Ligados, estas são as bases de uma boa técnica.
Um Abraço

ISCO

METODOS

Mensagem por ISCO » Qua 14 Dez 2005, 05:34

CONHEÇO ALGUNS METODOS DE VIOLÃO MAS AINDA NÃO TENHO CERTEZA QUE EXIXTA UMA OBRA COMPLETA, DEPENDENDO O AUTOR EXIXTE DIVERGENCIAS NA DIDATICA DO INSTRUMENTO , CREIO QEU SEJA PELA EPOCA EM QUE ESSE VIVEU.

ISCO

VC CONCORDA COM A AORIENTAÇÃO DO SITE/

Mensagem por ISCO » Qua 14 Dez 2005, 05:40

SOU GRADUADO PELA UNOVERSIDADE ESTADUAL DO MEU ESTADO E SO AGORA TIVE CURIOSIDADE PELO SITE EM QUESTÃO , AO SEU PONTO DE VISTA AS PARTITURAS SÃO DE BOA FIDELIDADE MUSICAL, OU SÃO ARRANJOS FACILITADOS?

FernandoSor

Re: METODOS

Mensagem por FernandoSor » Qua 14 Dez 2005, 07:15

ISCO escreveu:CONHEÇO ALGUNS METODOS DE VIOLÃO MAS AINDA NÃO TENHO CERTEZA QUE EXIXTA UMA OBRA COMPLETA, DEPENDENDO O AUTOR EXIXTE DIVERGENCIAS NA DIDATICA DO INSTRUMENTO , CREIO QEU SEJA PELA EPOCA EM QUE ESSE VIVEU.
Sempre haverá divergências.

E isto é ótimo!!!

Um professor para orientar é sempre essencial. Aprender qualquer instrumento é que nem aprender a dançar. Não dá para aprender somente por livros.

Precisa de professor ou alguém experiente que ensine os macetes...

Newton Messias Ferreira

Metodos e Músicas

Mensagem por Newton Messias Ferreira » Sex 23 Dez 2005, 20:11

ISCO
Quanto aos métodos, as diferenças entre eles têm vários motivos: a época, a compreensão do inst., a visão técnica e artística de cada autor,etc...
É bom vc estudar todos os grandes mestres: Sor, Aguado, Giuliani, Tárrega, Aguado todos estes têm métodos completos ou estudos para violão.
O método mais usado hoje em dia é o de Henrique Pinto em dois volumes.
quanto às músicas do site, são todas originais ou transcrições de peças para outros instrumento. Não tem nada facilitado não.
Um Abraço!

Amauri Machado

Arranjos para hinos evangélicos.

Mensagem por Amauri Machado » Sáb 24 Dez 2005, 14:59

Caro professor Newton,

Não é fácil conseguir partituras de músicas evangélicas para violão.
Você poderia me enviar?
Se por e-mail:
amaurimachado@*** Comunicai o vosso correio electrônico apenas por mensagem privada.***

Obrigado

kfgalvao

Re: Arranjos para hinos evangélicos.

Mensagem por kfgalvao » Sáb 24 Dez 2005, 19:35

Amauri Machado escreveu:Caro professor Newton,

Não é fácil conseguir partituras de músicas evangélicas para violão.
Você poderia me enviar?

Obrigado
Professor, podes me enviar também...

grato

Deus o abençõe

kfgalvao

Re: partituras

Mensagem por kfgalvao » Seg 26 Dez 2005, 01:50

Newton Messias Ferreira escreveu:Amauri e Kleber
eu tenho algum material, sim, mas nada digitalizado. assim que eu tiver um tempo eu providenciarei isto.
um Abraço
Olá professor so mais uma coisa qual o programa que eu abro esses arquivos

e desde já OBRIGADO, DEUS o abençoe

Newton Messias Ferreira

Partituras de hinos

Mensagem por Newton Messias Ferreira » Dom 08 Jan 2006, 00:26

oi Kleber
Desculpe. O Programa é Finale 2005. se não possuir me avise que eu passo pra encore. um abraço