Métodos - Apostilas - Iniciantes.

Amadan

Re: Métodos - Apostilas - Iniciantes.

Mensagem por Amadan » Sáb 06 Out 2007, 21:00

Na sua mensagem de apresenação vc falou ser do interior, pelo que recomendo tentar uma encomenda pela Internet.
Use o Google para ver quem está distribuindo esse livro

Um abraço

Amauri Andrade Franco

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Dom 14 Out 2007, 01:05

Uma loja onde se pode conseguir encomendas pela Net é a Free Note, em Sampa. É fácil conseguir o site e tem uma grande variedade de métodos.

JovenJedi

Muito Obrigado

Mensagem por JovenJedi » Dom 14 Out 2007, 21:54

Essas dicas são valiosíssimas para iniciantes. Obrigado por todas as dicas, por compartilhar do seu conhecimento. Neste único tópico encontrei o que iria demorar muito para descobrir.
Novamente, Muito Obrigado.

veleiro

Mensagem por veleiro » Sáb 20 Out 2007, 22:38

Sou iniciante ainda em violão, mas aqui já encontrei muita informação, e espero encontrar ainda mais, pos lerei tudo que for possível... obrigado...

dro

Mensagem por dro » Qui 20 Dez 2007, 03:03

Olá pessoal,
Já havia me cadastrado no site há algum tempo, mas só agora entrei pra valer e estou gostando muito da quantidade e qualidade de informações disponíveis. Estou muito empolgado com meu crescimento como músico amador e tenho certeza que as informações do site me auxiliarão bastante.
Estou estudando violão clássico há um ano, seguindo principalmente o livro para iniciantes (volumes 1 e 2) do Henrique Pinto. Estou tocando praticamente todas as peças do volume 1 e algumas do 2.
Gostaria de sugestões de peças (peças mesmo, não estudo) com nível de dificuldade equivalente às encontradas neste livros do Henrique Pinto (para iniciante).
Desde já obrigado.

aminezia

Mensagem por aminezia » Sex 28 Dez 2007, 22:40

Otimo
Realmente conteudo muito bom. O site esta de parabens

ZeeQ

Mensagem por ZeeQ » Seg 07 Jan 2008, 14:24

Muito boas dicas, mas quanto a violões (sei que a quantidade de marcas e modelos é muito grande) mas vc não falow nos yamaha que são muito bons (modelo C40 e C60) para iniciantes, e encordoamento temos o D' Andario qu tem valores baixos e muita qualidade.

Parabens pelas dicas... e muito obrigado... me deu muito material para pesquizar. :D

gdiasf65

Mensagem por gdiasf65 » Dom 20 Jan 2008, 11:11

Um bom professor realmente é essencial. Mas com tantos links e métodos, o aprendiz que tiver uma base sólida em teoria musical e muita força de vontade pode aprender sozinho. Sugiro assistir aos vídeos para observar a técnica correta do violão clássico. Parabéns pelo maravilhoso trabalho.

Rafael Amaral

Mensagem por Rafael Amaral » Ter 22 Jan 2008, 22:35

Muito obrigado pelas informações.
Estou iniciando nos estudos desse instrumento mágico, o violão, e voçês do forum da Delcamp estão me ajudando muito.
Muito obrigado.

Rafael Amaral

Mensagem por Rafael Amaral » Ter 22 Jan 2008, 22:38

Gostaria de saber se existe algum método ou meio ideal para iniciar meus estudos?

Sérgio

Mensagem por Sérgio » Seg 28 Jan 2008, 17:04

Helder, vejo que você não se preocupa simplesmente com o seu desenvolvimento pessoal.Compartilhar conhecimento é também um ato de evolução. Que Deus continue te iluminando para você continuar trazendo essas informações tão preciosas para todos nós que gostamos de violão.

Abraços

Filho Do Trovão

Mensagem por Filho Do Trovão » Qui 31 Jan 2008, 12:41

É muita coisa! :chaud: Nem sei por onde começar. Parabéns :applauso:

Joana

Mensagem por Joana » Ter 05 Fev 2008, 23:28

Olá pessoal. Recebi uma guitarra clássica linda como prenda de aniversario e gostaria imenso de poder começar a aprender. No entanto ainda vai demorar um pouco para começar a ter aulas, e por isso gostaria imenso de começar a aprender alguma coisa, porque estou verdadeiramente entusiasmada. Quem me puder ajudar e guiar neste me começo no mundo da música... agradeço.

Joana Costa

EduardoBernini

Mensagem por EduardoBernini » Qua 06 Fev 2008, 03:01

Olá Joana!

Procure conseguir um bom professor o quanto antes! Consiga de imediato um afinador electrónico para ter sempre seu instrumento bem afinado - o que será de vital importância para o seu treinamento auditivo!

Enquanto isso, espero que esta pequena introdução ajude um pouco! (português brasileiro)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VIOLÃO (GUITARRA CLÁSSICA)

I - HISTÓRICO

Você sabia que o VIOLÃO só tem esse nome nos países de língua portuguesa? (O português é talvez a única língua no mundo em que existem dois conceitos diferentes - o de violão e o de guitarra). Em todos os outros países do mundo o seu nome é GUITARRA. No Brasil, quando se fala em guitarra, entendemos logo GUITARRA ELÉTRICA, aquela dos conjuntos de ROCK. Em inglês, existem várias distinções: "ELECTRIC GUITAR" para a guitarra elétrica; "ACOUSTIC GUITAR" para os vários instrumentos não-amplificados, entre eles a "FOLK GUITAR" ou violão de cordas de aço, muito usado na música COUNTRY e no BLUES; e a "CLASSICAL GUITAR", que equivale ao nosso violão de cordas de nylon. No entanto, não é difícil se encontrar (mesmo em português) gravações de música para violão onde o artista é chamado de "guitarrista". No meio erudito, a expressão VIOLÃO CLÁSSICO é repudiada em favor do termo correto GUITARRA ERUDITA, pois o instrumento não é uma "viola grande", e o termo "clássico" se refere a apenas um determinado período na História da Música Ocidental.
A origem do instrumento é cheia de lendas e versões. Uma das mais aceitas afirma que a introdução do violão ou da guitarra na Europa foi uma das conseqüências das cruzadas. Durante parte da IDADE MÉDIA e do RENASCIMENTO, o violão existiu ao lado de outros instrumentos parecidos, como a TIORBA, o GUITARRONE, o ALAÚDE e a VIHUELA, para citar apenas os mais conhecidos.
Nessa época, o violão era bem menor que o instrumento atual, tendo apenas quatro cordas duplas, e servia para acompanhar danças e canções. No final do século XVI, na França, recebeu a quinta corda dupla, tornando-se conhecido como GUITARRA FRANCESA; finalmente, no século XVII, na Espanha, recebeu a sexta corda dupla - logo depois, estas cordas duplas foram substituídas por cordas simples como nos instrumentos de hoje, recebendo então o nome de GUITARRA ESPANHOLA. Progressos no desenho e na técnica de construção do instrumento durante os séculos XIX e XX deram origem ao formato conhecido nos nossos dias com o nome de GUITARRA ou VIOLÃO.

II - TEÓRICO

CONHEÇA SEU INSTRUMENTO

O VIOLÃO consiste basicamente de uma CAIXA DE RESSONÂNCIA, de um BRAÇO e das CORDAS. No entanto, observando atentamente, poderemos distinguir as seguintes partes:

* TAMPO HARMÔNICO
* BOCA
* ROSETA (ou adorno da boca)
* CAVALETE
* FAIXAS LATERAIS
* FUNDO
* BOJO MAIOR
* BOJO MENOR
* TRÓCULA (ou junção do braço no corpo ou caixa de ressonância)
* BRAÇO
* ESCALA
* TRASTES (ou TASTOS)
* CASAS (ou PONTOS)
* PESTANA (ou CAPOTASTO)
* PALETA (ou MÃO)
* CRAVELHAS (ou TARRAXAS)
* CRAVELHAL - e finalmente,
* CORDAS, que atualmente podem ser de metal ou nylon, e antigamente podiam ser de tripa animal.

Normalmente o VIOLÃO e a GUITARRA ELÉTRICA possuem 6 (seis) cordas simples de espessura variável, porém existem os VIOLÕES DE DOZE CORDAS - com seis pares de cordas (ou seis cordas duplas) - muito comuns na América do Norte em música popular.

No CHORINHO, forma musical típica do Rio de Janeiro e de São Paulo, existe o VIOLÃO DE SETE CORDAS, com uma corda grave a mais. (Alguns virtuoses da guitarra elétrica - como STEVE VAI - usam também guitarras de sete cordas). Existem ainda outras variações na forma básica do violão, das quais falaremos mais tarde.

A peça branca, de plástico, osso ou marfim onde as cordas se apoiam no cavalete é denominada RASTILHO.

III - COMO ESTUDAR

a) Descubra seu próprio ritmo de estudo,
b) Faça uma programação de estudo realista,
c) É melhor praticar um pouco todos os dias que muitas horas "no fim-de-semana",
d) Estude sempre na mesma hora e no mesmo local,
e) Use sempre um bom instrumento,
f) Relaxe antes de começar a estudar,
g) Apesar dos problemas, NÃO DESANIME,
h) Mantenha contato com outros estudantes,
i) Seja PERSEVERANTE,
j) Mantenha uma postura corporal correta,
l) Atenção à colocação dos dedos da mão esquerda,
m) Movimente o mínimo possível a mão direita,
n) No começo, faça tudo bem devagar, a velocidade vem com o tempo,
o) Concentre-se no processo e não nos resultados,
p) Não tenha pressa nem ansiedade.

PRESTE SEMPRE MUITA ATENÇÃO AO SEU PROFESSOR, POIS ISSO SEMPRE ECONOMIZA HORAS DE ESTUDO !

IV - EXERCÍCIOS

PRATIQUE OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM CASA TODOS OS DIAS!

1. Identifique as partes do violão,
2. Aprenda a postura e a empunhadura corretas do instrumento com o seu professor,
3. Pratique primeiro os exercícios de mão direita, sem apoio,
4. Pratique com muita paciência os exercícios de mão esquerda, seguindo atentamente as instruções do professor,
5. Seu corpo inteiro estará se acostumando com o violão; se alguma parte doer, é porque está havendo força excessiva ou tensão desnecessária; nesse caso, pare, relaxe um pouco e REPITA O EXERCÍCIO !

MÃO DIREITA:

Comece pela 1ª CORDA, seguindo até a 6ª CORDA, e depois volte para a 1ª. (Não se esqueça que a primeira corda do violão é a mais fina - com som mais agudo; e que a sexta corda é a mais espessa - com som mais grave):

* Convenção para designar graficamente os dedos da MÃO DIREITA:

p = polegar
i = indicador
m = médio
a = anular
x = mínimo (raramente é usado, seu uso é típico do flamenco)

1) i – m – i – m
2) i – a – i – a
3) m – i – m – i
4) m – a – m – a
5) a – i – a – i
6) a – m – a – m

MÃO ESQUERDA:

* Convenção para designar graficamente os dedos da mão esquerda:

1 = indicador
2 = médio
3 = anular
4 = mínimo

Siga a regra de UM DEDO PARA CADA CASA, comece na parte do braço do instrumento mais próxima da caixa de ressonância para gradualmente ir se aproximando da paleta, comece pela 1a. corda - vá até a 6a. corda e volte, os dedos da mão direita sempre sem apoio. Lembre-se que é importante praticar cada uma das séries, para desenvolver e exercitar corretamente a coordenação do dedo que muda de corda e a independência entre os dedos.

a)
1 – 2 – 3 – 4
1 – 2 – 4 – 3
1 – 3 – 2 – 4
1 – 3 – 4 – 2
1 – 4 – 2 – 3
1 – 4 – 3 – 2

b)
2 - 1 - 3 - 4
2 - 1 - 4 - 3
2 - 3 - 1 - 4
2 - 3 - 4 - 1
2 - 4 - 1 - 3
2 - 4 - 3 - 1

c)
3 - 1 - 2 - 4
3 - 1 - 4 - 2
3 - 2 - 1 - 4
3 - 2 - 4 - 1
3 - 4 - 1 - 2
3 - 4 - 2 - 1

d)
4 - 1 - 2 - 3
4 - 1 - 3 - 2
4 - 2 - 1 - 4
4 - 2 - 3 - 1
4 - 3 - 1 - 2
4 - 3 - 2 - 1

Obs.: No Violão,
1ª corda = Mi ou E
2ª corda = Si ou B
3ª corda = Sol ou G
4ª corda = Ré ou D
5ª corda = Lá ou A
6ª corda = Mi ou E

Veja bem, estes exercícios de coordenação motora não são MÚSICA nem são "musicais", são apenas para o desenvolvimento básico da coordenação motora mesmo!

Boa sorte e um forte abraço! :guitare:

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Qui 07 Fev 2008, 23:33

Mais uma vez, Eduardo, obrigada pela aula! Foi interessante saber um pouco mais da história do violão, oops, da guitarra erudita !:)
Cristina