Métodos - Apostilas - Iniciantes.

Visitante

Métodos - Apostilas - Iniciantes.

Mensagem por Visitante » Dom 18 Set 2005, 00:22

Bem ... escrevo aqui dirigindo-me àqueles que ainda inciam-se na arte das seis cordas. Discorro sobre os principais, e ao meu ver, melhores métodos de ensino de violão erudito. Mas alerto: de nada adianta estudar métodos e mais métodos, escalas e mais escalas, afins e mais afins, se não prover-se de um bom professor. Como bem dizia Carlevaro: "Cada aluno é um "problema" a ser resolvido. Por isso não existem fórmulas gerais neste ensino...".

Métodos para violão erudito:

Método para violão op. 59 do Carcassi
Método para violão de Coste (esses dois são os melhores para iniciantes disponível, não apareceu nada melhor para

iniciantes nos últimos 200 anos. O único problema é que eles só tratam de uma única linguagem musical e dependendo do

aluno será necessário usar outras obras como apoio)
Método para violão de Aguado (curioso para timbres e outras virtuosidades)
Método para violão de Sor (ótimas composições, indicada para compositores que queiram dominar melhor o violão)

Bem ... tais métodos são do período classicista. Obviamente surgiram muitas outras técnicas, métodos e violonistas desde a

publicação deles.

Os melhores métodos após esses, foram produzidos na era moderna, e desenvolveram o embasamento dos métodos atuais,

que são:

Tárrega:
Escuela Razonada de la Guitarra, de Pujol (dependendo da edição, em sete volumes)
Dilema del sonido de la Guitarra, de Pujol
Exercícios de escalas, de Tarraga
Estudos e Prelúdios de Tárrega

Carlevaro:
Cuatro Cadernos de Técnica, de Carlevaro
Escuela de la Guitarra - Introdución a la Teoría Instrumental, de Carlevaro
Abel Carlevaro Masterclasses (quatro volumes)

Atualizações das escolas de Tárrega e de Carlevaro (inclui métodos que combinam idéias das duas escolas):

Pumping Nylon, de Scott Tenant
The School of the Guitar, Aaron Shearer
On Practicing, Ricardo Izanola (na realidade esse livro é mais teórico, o livro de "prático" de Izanola chama-se Kitharologus)
Technique - Mechanism - Learning, de Eduardo Fernandez

E não somente métodos são usados para transmitir conhecimento introdutórios à arte das seis cordas, mas também peças,

bem como:

Le Papillon, de Mauro Giulliani
25 estudos op.60, de Matteo Carcassi
Estudos variados de Fernando Sor, dentre os quais destaco as opus. 60 e 32
Microestudos de Abel Carlevaro
Estudos Sencillios, de Leo Brower
Obras didáticas (breves e lúdicas), de Guerra-Peixe
Guitarkosmos, de Smith Brindle
E um sem número de outras obras, que vão sendo apreendidas à medida que o aluno vai aperfeiçoando sua técnica.


Alguns Livros Interessantes:

A nova Técnica do violão, baseada na escola de Tárrega - Volumes 1 e 2, Ed. Del Vecchio (http://www.delvecchio.com.br)
Iniciação ao violão - Vol. 1 e 2 - Henrique Pinto (http://hpviolao.sites.uol.com.br/)
Técnica da mão direita - Henrique Pinto
Estudos progressivos do violão - Henrique Pinto


Livros de Teoria da Música:

Mário Mascarenhas, Curso completo de Teoria musical e Solfejo, vol. 1 e 2. Ed. Irmãos Vitale
Bohumil Med. Teoria da Música. Ed. Musimed.



Links para violão erudito, contendo apostilas, métodos, pautas, estudos e afins:

http://www.delcamp.net/liens/pdf.htm

Teoria Musical:
http://www.geocities.com/musicospt/teoria/teoria.htm
http://www.clannad.hpg.ig.com.br/Teoria ... home01.htm
http://smt.ucsb.edu/mtu/mtohome.html
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br ou http://www.guitarhouse.com.br/bendseligados

Partituras, Métodos e afins:

http://www.delcamp.net
http://www.chitarraclassicadelcamp.com/ - Chamber Music
http://www.eythorsson.com
http://guitarhome.fr.st/
http://perso.wanadoo.fr/le_coin_des_guitaristes/
http://ci-studios.com/Guitar/guitar.html
http://www.strings.ru
http://members.home.nl/mark.erna/
http://dirk.meineke.free.fr/index.html
http://www.meantone.com/index.html
http://www.gallarda.narod.ru
http://ezzahir.esmartweb.com/
http://icking-music-archive.org/index.html#bycomposer
http://patrick.navarro.free.fr/formations/solo.html
http://www.meantone.com/MusicDownloads/Downloads.html
http://www.rama-archive.dk/
http://www.fandangos.narod.ru/ (e ir em The Classical Guitar Big Archive no fim da hp)
http://paginas.terra.com.br/arte/violao_intercambio/
http://www.aliekseyvianna.com/
http://www.discovertheguitar.co.uk/
http://home.att.net/~jorgeguillen/
http://www.ashleymark.co.uk/classicalguitar.htm
http://galvao.net/guitarraclassica.html
http://ace.acadiau.ca/score/archive/ftp.htm
http://tvtel.pt/webjb/
http://www.partiture.org
http://www.cursoviolao.hpg.ig.com.br/cursoini.html - bom site para quem está iniciando, e mais os dois abaixo.
http://www.japgospel.hpg.ig.com.br/violao.htm
http://www.abusedascordas.hpg.ig.com.br/
http://www.dalymusic.com/Fsmselect.htm
http://www.marcelomelloweb.cjb.net/ - Esse e o de baixo são brasileiros.
http://www.orlandofraga.pop.com.br/


Música Brasileira, Flamenco:

http://www.flamenco-classical-guitar.co ... u=flamenco
http://www.ethosbrasil.com/nav/partit.htm
http://www.duendeflamenco.com/DFTablature-author.htm
http://www.geocities.com/Vienna/Opera/8 ... menco.html
http://www.brazil-on-guitar.de/


História da Guitarra Clássica / Música:

http://www.classicalguitarmidi.com/history/
http://pzaine.sites.uol.com.br/mus.htm#3
http://www.movimento.com/especial/basica/4.asp - Música Barroca

Vídeos, Midi:

http://www.hav.com/junk/#
http://www.pittaluga.org/en/VideoGallery.htm
http://www.camara.gov.br/internet/TVcam ... eria=22773
http://www.danmansmusic.com/htm/sample_ ... ssical.htm
http://www.classicalguitarmidi.com
http://www.magnatunes.com
http://www.eliteclasica.com
http://guitar.ah.to/

Links:

http://www.allegro*.*.com.br/
http://www.strings.com.br/
http://www.worldguitarist.com/
http://www.top100guitarsites.com/index.php3
http://www.delcamp.net/liens/pdf.htm
http://www.eusou.com.pt/musico/default.htm
http://forum.cifraclub.terra.com.br/ind ... opic=53336
http://www.geraldoluis.tk/
http://ezzahir.esmartweb.com/link.htm
http://www.guitarrismo.com/
http://home.earthlink.net/~guitarandlute/
http://www.samba-choro.com.br/nerd/referencias
http://www.proarte.org.br/


Quanto às "marcas" de violões:

Existem muitos e muitos violões bons. Os melhores, na minha concepção, são aqueles elaborados por um luthier. Enfim, aí vão algumas "marcas" interessantes:

Giannini - Existem modelos bem símplórios, até pomposidades como o C4 ou o C5. Aconselho àqueles que iniciam-se no violão, e têm absoluta certeza de que darão continuidade aos estudos, a adquirir um C3, modelo Cadiz. É um instrumento relativamente barato, bom, com boas madeiras, boa sonoridade ... enfim ... um instrumento que acompanhará o aluno por um longo tempo. http://www.giannini.com.br/

Di Giorgio - Geralmente encontram-se bons violões Di Giorgio. Assim como os da Giannini, são produzidos aqui no Brasil. Um modelo interessante é o Autor 38. O modelo Tárrega também pode ser bem apreciado, embora seja muito caro para a qualidade que oferta. http://www.digiorgio.com.br/

Do Souto - Violões muito difíceis de serem encontrados, mas que justificam a procura. Se não equivocado estou, e se estiver perdoem-me, mas creio que tais violões eram produzidos aqui no BR. São violões admiráveis, dotados de uma sonoridade espantosa e maravilhosa. Não são lá tão caros (algo em torno de 1500 à 2000). Com muita procura, até acha-se instrumentos em uma linha de preço mais inferior.

João Batista - Luthier Paulista. Produz violões simplismente estupendos. Creio que ainda não inventaram bons epítetos para designar os violões desse nobre mestre. O modelo Clássico I é o "top de linha". É um instrumento profissional, sendo indicado para àqueles que já tocam há muitos anos, e fazem concertos, ou apresentações de câmara. Creio que não saia por menos de R$5.000, um violão desse. http://www.jbinstrumentos.com.br

Sérgio Abreu - Tudo que foi dito sobre o João Batista, pode ser aplicado à este carioca. Exageros à parte, creio que foi o melhor violão que tive a oportunidade de experimentar foi um Sérgio Abreu. Realmente exponencial. Claro que também é profissional e indicado para músicos que já possuim vasta experiência.

Outras boas "marcas" nem tão acessíveis à nós, reles Brasileiros, são:

Ramirez - somente os da década de 80

Matthias Dammann

Manuel Contreras

Conde Hermanos

Tessarin

Roberto Gomes

Marcelino López Nieto

Entre outros.

Creio que o violão seja algo muito pessoal, sendo necessária uma vasta pesquisa antes que seja efetuada a compra. Escolha aquele que melhor adapta-se às suas idiossincrasias, e, claro, ao seu bolso.

Quanto às cordas:

Vale lembrar que somente cordas de Nylon são utilizadas nas execuções das peças eruditas. E também vale ressaltar que violões que foram projetados para cordas de nylon, não devem ser utilizados com cordas de aço, e vice-versa. Aí vão algumas marcas interessantes:

Giannini - Possue uma série de encordoamentos, intitulada "Série Clássica", com várias tensões diferentes. São encordoamentos muito bons, resistentes, duráveis, com ótimo timbre. Bem indicado para quem tem pouca grana. As melhores tensões são: Média e Extra-pesada. Mas somente utilize a Extra-Pesada se o seu violão possuir tensor no braço, caso contrário provavelmente o braço empenará, ou ocasionará outros danos ao instrumento.

Thomastick - Tradicionalmente, são bons encordoamentos para outros instrumentos de corda, bem como: violinos, violoncenlos, violas, chellos e afins. São cordas boas. Mas exageradamente caras se comparadas com outras marcas. Enfim ... varia de músico para músico. O melhor mesmo é testar todas as marcas, e optar pela que achar melhor.

Savarez - Cordas muito boas, mas difíceis de encontrar. Creio que se existisse um escalonamento de marcas de encordoamentos, esse ficaria na frente de muitos outros.

Augustine - Creio que sejam as preferidas de muitos violonistas. São relativamente baratas (geralmente giram em torno de 25 a 30 reais), com boa durabilidade e tocabilidade. Mantém o brilho, a projeção, enfim, o frescor de cordas novas por muito tempo.

Hannabach - Assim como citei nos violões, existem cordas boas, ótimas e extraordinariamente maravilhosas. Creio que essa entre em todas as classificações possíveis, principalmente na útlima. São exorbitantemente caras (algo em torno de R$60), mas compensam o valor: duram muito tempo, tem uma projeção sonora espantosa, um brilho maravilhoso, um timbre magnífico. Enfim ... é mais indicada para quem já faz concertos ou coisas do gênero, dada a extrema dificuldade de ficar-se comprando tal encordoamento.


"Apostilas":

Bem ... não são nenhum método revolucionário do Carlevaro, mas servem para o iniciante que não possui muitos recursos, ao menos inserir-se no mundo violonístico, hehe.

Para fazer o download das apostilas, proceda da seguinte maneira: Clique no link e espere a outra página abrir. Quando assim o fizer, vá rolando a página até chegar no final. Irá ver em letras grandes a palavra FREE. Clique aí e outra página abir-se-á. Quando essa nova página abrir, vá também ao final dela, e aguarde alguns segundos. Por fim, aparecerá o nome da apostila para download. Clique nele e começe a "baixar" o material.

Aqui estão os links:




Enfim ... quis aqui ajudar todos que necessitam de uma força em seus estudos de violão erudito. Como alertei anteriormente, não adiantam apostilas, métodos e afins, sem um professor. A música é algo que transmite-se oralmente. Tais métodos servem apenas de apoio à tal transmissão de conhecimento. Desculpem se pequei em algumas informações, ou desagradei-os com um tópico tão extenso.

Bem ... se tiverem mais alguma dúvida, não deixem de escrever neste fórum. Ele é composto por pessoas altruístas e muito bem providas dos apanágios da escola erudita do violão.

Em suma: Espero aqui poder ter ajudado alguém.

Abraços fraternais à todos.

paulo marcos de aguiar
Mensagens: 76
Registrado em: Sex 12 Ago 2005, 00:55

Dicas Maravilhosas!

Mensagem por paulo marcos de aguiar » Dom 18 Set 2005, 22:08

Helder, vejo que você não se preocupa simplesmente com o seu desenvolvimento pessoal.Compartilhar conhecimento é também um ato de evolução. Que Deus continue te iluminando para você continuar trazendo essas informações tão preciosas para todos nós que gostamos de violão.

Um abraço fraternal!


Paulo Marcos

Helder P Bello

Mensagem por Helder P Bello » Seg 19 Set 2005, 15:06

Paulo Marcos de Aguiar

Agradeço às mesuras do dileto amigo. Essa foi a minha intenção: compartilhar o pouco conhecimento que tenho. Espero também que ajudem-me a sempre enaltecer esse tópico, com novas informações.

Reitero os Fraternais Abraços à ti.

Edgar Augusto

iniciantes

Mensagem por Edgar Augusto » Qua 21 Set 2005, 23:53

Olá a todos!

Sou novato no site e já me espanto com o tamanho do que encontrei.
Estou simplesmente maravilhado com todo o trabalho que o delcamp.net está fazendo pelo violão clássico.

Espero que este trabalho seja cada vez mais promissor e abrangente, pois são de ações como essa que o mundo da música precisa.

Parabéns e até mais!

Edgar Augusto

Agradecimento

Mensagem por Edgar Augusto » Qua 21 Set 2005, 23:58

Aproveitando:

:shock: Helder, você conseguiu o que eu não cheguei nem perto em 02 meses de procura! Que acervo gigantesco! Ainda não consegui olhar tudo (é muita coisa para pouco tempo!) mas se metade puder ser acessado sem problemas (vc sabe como internet é uma coisa meio de lua) tenho certeza que vai me ajudar muito.

Um obrigado sincero deste iniciante no mundo do violão
e um grande abraço.

Edgar Augusto

Helder P Bello

Mensagem por Helder P Bello » Qui 22 Set 2005, 14:00

Edgar Augusto

Bem ... foi isso mesmo que eu quis ... poder ajudar àqueles que iniciam-se no violão, e não dispõem de um grande material. Espero mesmo que possa lhe ajudar.

Abraços.

Edgar Augusto

Mensagem por Edgar Augusto » Qui 22 Set 2005, 22:51

Edgar Augusto escreveu:Helder P Bello

Se não for muito trabalho...
Pode me indicar dos endereços acima os melhores para
iniciantes que sabem, numa escala de 0-10, 0,5?!?!?

Já agradecendo, um abraço.

Visitante

Mensagem por Visitante » Sex 23 Set 2005, 13:41

Edgar Augusto

hehehe ... bem .. tentarei colocar aqui os melhores dos melhores, hehe:

de Teoria: o da Clannad ( http://www.clannad.hpg.ig.com.br/Teoria ... home01.htm ) e o bends&ligados ( http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br )

Dos outros:

O site do Eythorsson é muito bom ( http://www.eythorsson.com );
o "Dos Amigos" também ( http://members.home.nl/mark.erna/ );
o Dirk´s tem um acervo bem grande ( http://dirk.meineke.free.fr/index.html );
esse aqui tem algo de interessante: http://www.partiture.org ;
bem como esses dois (que têm um material especialmente voltado para iniciantes):
http://www.marcelomelloweb.cjb.net/
http://www.orlandofraga.pop.com.br/

Daqueles links, é sempre legal dar uma olhada no site da Allegro. Traz algumas inforamções interessantes. Enfim ... manter-se atualizado é um privilégio, não ?! http://www.allegrobr.com/

Bem ... quando tiver um tempo, se puder olhe todos os sites. Na grande maioria, são bons.

Enfim ...

Abraços e bons estudos.

Edgar Augusto

Mensagem por Edgar Augusto » Sáb 24 Set 2005, 00:08

Edgar Augusto escreveu:Helder P Bello

Valeu mesmo, amigo.
Vou olhar esses agora mesmo (a gente tem que aproveitar quando dá tempo).

Muito obrigado e bons estudos.

Picasso
Mensagens: 150
Registrado em: Sex 08 Jul 2005, 15:21

Mensagem por Picasso » Seg 26 Set 2005, 16:13

Olá...

Muito boa as informações, feliz estou por compartilhar com nós; caro Helder!!!

Forte abraço..

marcoshrts

Mensagem por marcoshrts » Qua 28 Set 2005, 01:09

Parabéns por compartilhar conosco tanta informação !!!! :D

fisiomax

Do Souto

Mensagem por fisiomax » Qui 06 Out 2005, 17:38

Os violões Do Souto são feito no RJ, pela loja Bandolim de Ouro, que é referencia entres SAMBISTAS E PAGODEIROS de todo BRASIL!!!!!!!

É claro que os modelos antigos (50-60 / 70-80) são mais bem vistos, pois são classicos, da Época de Ouro do Samba e Choro!!!!

Rafael Dornelles
Mensagens: 10
Registrado em: Sex 14 Out 2005, 15:09

Mensagem por Rafael Dornelles » Dom 16 Out 2005, 14:22

Métodos para violão erudito:

Método para violão op. 59 do Carcassi
Método para violão de Coste (esses dois são os melhores para iniciantes disponível, não apareceu nada melhor para

iniciantes nos últimos 200 anos. O único problema é que eles só tratam de uma única linguagem musical e dependendo do

aluno será necessário usar outras obras como apoio)
Método para violão de Aguado (curioso para timbres e outras virtuosidades)
Método para violão de Sor (ótimas composições, indicada para compositores que queiram dominar melhor o violão)
Olá,
Meu pai sempre foi apaixonado pelo violão. Mas, só agora, depois dos 60 é que resolveu aprender. Já imaginaram a situação, não? A ansiedade e a pressa em assimilar tudo é muito grande. Ele tem um grande empenho e emprega muito de seu tempo estudando o instrumento. Mas lhe falta método. Não quer saber de professor e as dicas que dou pra ele não surtem efeito; ele tem a mania de querer avançar a passos muito rápidos e pouco seguros. Esses métodos que citaste acima são disponíveis na internete? Gostaria de encontrá-los para dar-lhe de presente e conseguir orientá-lo um pouco em seus estudos.
Abraço.

Visitante

Mensagem por Visitante » Dom 16 Out 2005, 14:38

Rafael Dornelles

Bem ... infelizmente, na gana por conhecimento e informação acabamos por atropelar algumas etapas importantes na nossa grande "caminhada" instrumentista. Mas não preocupe-se: todos, ao menos no começo, foram assim. Com o tempo, e com a maior dificuldade das peças e dos exercícios, a pessoa acaba encontrando seu próprio ritmo. Enfim ...

No site da freenote ( http://www.freenote.com.br ) é possível encontrar o método de Carcassi. O de Coste e de Aguado encontram-se nesse sítio: http://www.eythorsson.com

O de F. Sor já é um pouco mais complicado de encontrar. Infelizmente não sei onde no tecnocrático mundo virtual poderás encontrá-lo, mas ... creio que, se não existir no sítio da freenote, em sites de busca conseguirás informações.

Bem ... espero ter-lhe ajudado.

Abraços à ti e ao seu pai.

F_Sor

Mensagem por F_Sor » Seg 24 Out 2005, 15:58

Aos iniciantes, sugiro o Op60 do Matteo Carcassi ou o Op60 do Fernando Sor (procurem nos links ao final da minha mensagem).

Os métodos modernos citados pelo Helder tbém são muito importantes. A orientação de um professor é essencial. Vou me ater aos métodos clássicos porque estão disponíveis gratuitamente na net.

Portanto para quem não pode ter um professor, outra dica boa é o artigo do violonista Álvaro Henrique analisando os estudos do Carcassi em detalhes, dando dicas técnicas e interpretativas:
http://paginas.terra.com.br/arte/alvaro ... studos.pdf

Os arquivos do Eythorsson não são confiáveis. Normalmente contêm muitos erros, além de muitas transcrições ruins.

É preferível buscar o original. A Konige Bibliotek disponibiliza muitos métodos e partituras do período clássico e romântico na forma digital, escaneados. Dêem uma pesquisada em http://www.kb.dk

Aqui vão alguns links que selecionei de bons métodos para iniciantes (é só clicar com o botão direito no link e selecionar "salvar como..." para baixar o arquivo). É claro que sem professor fica difícil destrinchar toda essa informação. Comecem com o Carcassi, que pelo menos possui as dicas do Álvaro...

No final há um método do Sor, que diz "revisado por Coste". É o método que o Eythorsson diz que é o do Coste. Na verdade é uma compilação de estudos do Sor, feita pelo Coste. A maioria deles bate com os 20 estudos do Sor selecionados pelo Segóvia (será mera coincidência?). Mas há uma adição importante do Coste, com dicas e peças para violão de sete cordas. É o único método clássico que conheço para violão de sete cordas (o Coste costumava tocar em violão de 7).

-> Aguado, Dionisio
-> Método para guitarra / [par] D. Aguado
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RIBS0015-1.pdf
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RIBS0015-2.pdf

-> Aguado, Dionisio
-> Méthode compléte pour la guitare / publiée en espagnole par D. Aguado, traduite en français sur le manuscrit corrigé et augmenté de la 2e. edition espanole par F. de Fossa
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RIBS0016-1.pdf
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RIBS0016-2.pdf

Carcassi, Matteo
-> 25 études mélodiques et progressives: Op. 60: Ire suite de La méthode
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0899.pdf

-> Carcassi, Matteo
-> 25 melodische und fortschreitende Etüden für Gitarre op. 60, herausgegeben und bearbeitet von Erwin Schwarz-Reiflingen
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0982.pdf

-> Carcassi, Matteo
-> Méthode complète pour guitare en trois parties: 1ère partie
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0981.pdf

-> Carulli, Ferdinando
-> Neue praktische Guitarre Schule / von Ferd. Carulli
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0134.pdf

-> Coste, Napoléon
-> 25 études de genre pour la guitare, Op. 38 / par Nap. Coste
-> http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0160.pdf

-> Sor, Fernando
-> ...Introduction à l'etude de la guitare, Op. 60...
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0781.pdf

-> Sor, Fernando
-> Méthode compléte pour la guitare / par Ferdinand Sor: rédigée et augmentée de nombreux exemples et leçons, suivis d'une notice sur la 7e corde / par N. Coste
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0789.pdf
http://www.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0790.pdf