Considerações Sobre a Obra de Emilio Pujol

R.M.Aguiar

Considerações Sobre a Obra de Emilio Pujol

Mensagem por R.M.Aguiar » Ter 01 Jul 2008, 23:50

Estudo violão clássico pelo método Escuela Razonada de la Guitarra, do espanhol Emilio Pujol, desde 1981. Gostaria de considerações dos meus companheiros sobre o mesmo. Obrigado.

MARCOLEAL

Re: Considerações Sobre a Obra de Emilio Pujol

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 02 Jul 2008, 21:14

Ola colega, tudo ok?? Olha tambem eu estudo pelo metodo Pujol , de momento estou a meio do terceiro volume . O meu Prof. tem como «metodo» de trabalho estudar durante uma semana cada exercicio proposto por Pujol ,e então se estiver bem conseguido passamos a frente senão ... tenho que repetir por mais uma semana :lol: .Mas gostava de saber mais a respeito da tua opinião sobre as unha, tocas com ou sem ?? Tambem a respeito do toque com apoio constante excepto algumas excesoes.obrigado,abraço :okok: .

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qua 02 Jul 2008, 22:54

Olá Marcelo,
Essa discussão sobre tocar com ou sem unhas é igual falar de religião e futebol... Tárrega e Pujol tocavaã sem unhas. Tem gente que critica o tocar sem unhas e esquece do "gênio Tarrega". Eu toco sem unhas a mais de 26 anos e gosto muito. É questão de técnica e adaptação. Em relação ao apoio depende se o arpejo é ascendente ou descendente, se é escala ou... tantos detalhes.
O negocio é dar o máximo para tocar bem. >> Fazer tudo bem. Dar o máximo. Trabalhar com alma e com toda a alma, quer se trate de conduzir às estrelas uma nave espacial ou de fazer uma simples ponta de lápis...(Hélder Câmara). Tocar violão clássico está mais para conduzir a nave. A propósito, quem é o seu professor? Será o Juarez aqui no RJ? Abraços.

MARCOLEAL

Mensagem por MARCOLEAL » Qua 02 Jul 2008, 23:57

Ola Aguiar,partilho tambem da tua opinião quanto as unhas pois tambem toco sem elas.Infelizmente há uma tendencia «desprezar»não so Tarrega como Pujol,Maria L.Anido ,já com Miguel lobet não se dá tanto pois como tocava com unhas... Bem mas não quero ir para esta discução pois não é a intenção.Olha eu sou de Portugal (Açores) mas já houvi falar deste Prof. ,alias tenho um amigo (ciberamigo) que estuda com ele e so´fala maravilhas, tu tambem estudas com ele??? Olha quanto ao tremolo qual é a logica,forma ou tecnica de Pujol?? Tenho duvidas pois ainda não cheguei lá... do tipo com apoio sem apoio?? E som ? Seria possivel para ti um dia com tempo gravares uma peça com tremolo e dispores no site para nós??Abraço

Marco Leal

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qui 03 Jul 2008, 01:46

Olá MARCOLEAL,
Primeiro, desculpas pelo nome errado (Marcelo). Estudo com ele sim. Conheci este professor no Concervatório Brasileiro de Música/RJ em 1981. Hoje ele é um dos meus melhores amigos e ainda recorro a ele quando tenho dúvidas. Trêmulo faço sem apoio. Quanto ao audio (som) ainda não tenho recursos para isso. Ainda estou montando meu equipamento de informatica. Moro no interior e a falta de velocidade na internet chega a irritar. Para ter uma idéia estou conectado a menos de 40 K. Uma pena. A gente faz o que dá. É muito bom saber que você ai em Portugal tem o mesmo método que eu. Ate a forma da prof. ensinar é o mesmo: um exercício por semana. Obrigado.

danielhuanchicay

Mensagem por danielhuanchicay » Qui 03 Jul 2008, 10:15

Também estudo Pujol gosto muito de suas obras

fernandolink

Mensagem por fernandolink » Ter 08 Jul 2008, 20:51

Prezados, como faço para adquirir a obra de Emilio Pujol, já procurei em vários lugares para comprar e não encontro, alguém poderia me auxiliar. Vejo falar muito bem do método.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Qua 09 Jul 2008, 03:19

Método e métodos
Método, sistema progressivo de leitura e técnica.
O meu primeiro professor, não me ensinou técnica. Se limitou a ensinar-me a ler partituras. A técnica fui conseguindo como autodidata, observando os bons violonistas, buscando informações aqui, acolá. Vou citar alguns dos métodos que estudei: Mário Rodrigues Arenas, Osvaldo Soares, Isaias Sávio e estudos de harpejos de Mauro Giuliane.
Todo método (livro) é bom, desde que saibamos usá-los para superar os nossos limites.
Agora vou fazer um paradóxo: o método, não é o livro. É o processo de aprendizagem minucioso e sutil que vamos adiquirindo a médio e a longo prazo,conforme o tempo diário dedicado ao estudo e o talento de cada um. :bye:

Kbuchi

Mensagem por Kbuchi » Ter 21 Out 2008, 14:15

Também estudo pelo método de Pujol e também sou aluno do Prof. Juarez Carvalho no Rio.

O método e o professor são excelentes...

:okok: