Cuidados! (Intstrumento)

Aliud

Cuidados! (Intstrumento)

Mensagem por Aliud » Sex 25 Abr 2008, 11:55

É uma pergunta simples e sem muitos floreios.
Qual a melhor forma de cuidar do instrumento?

pedro cas samir

Re: Cuidados! (Intstrumento)

Mensagem por pedro cas samir » Qui 01 Mai 2008, 02:36

Eu não tenho mta experiência, mas tenho umas noções de como se cuidar.
Em primeiro lugar nunca deixe em lugar com umidade elevada, pq a madeira pod absorver a umidade. è bom deixar o violão (ou outro instrumento) longe do pó tb. Uma época eu estava reformando minha casa e o violão ficou jogado num canto... Qndo eu vi ele, dpois d uns meses, estava úmido e cheio pó! Eh q na época eu não ligava pra ele... Agora eu deixo ele extremamente protegido.
Tb limpo às vezes as cordas pra tirar a gordura q os dedos deixam e n enferrujar.

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Sex 04 Jul 2008, 03:35

1º ) nada de óleo para moveis; 2º) Flanela seca: 3º) Quando puder deixe fora do estojo para madeira secar; 4º ) limpe às cordas com regularidade. 5º )evite umidade alta do ar. Poderia listar vários mas estes são os principais. Obrigado.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 05 Jul 2008, 22:29

Aprendi, não sei com quem, como limpar o interior de um violão. aquele violão que ficou muito tempo esquecido no porão, empoeirado e cheio de teias de aranha. faça o seguinte: pegue uns dois ou três copos de arroz crú, coloque dentro da caixa. Tampe a boca do violão com um papel ou pano e chaquale por algum tempo - a poeira fica toda grudada no arroz.
Espero ter contribuído neste tópico. :bye:

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 12 Jul 2008, 02:30

Olá JBC
Essa do arroz realmente além de engraçado é uma forma um tanto radical de se limpar o interior do violão. Seria muito mais conveniente você ligar o aspirador de pó e sugar essa poeira, mesmo por que chaqualar o violão com esses grãos de arroz dentro da caixa podem trincar a madeira internamente, e se for um bom violão, vai prejudicar o seu equilíbrio.
Externamente pode-se aplicar a cera automotiva encerando toda a superfície do violão e após alguns minutos, com um pano seco (uma frauda de bebe seria o ideal) dar o lustro com movimentos lentos e delicados.
Na escala, retire as cordas (o ideal seria limpar sempre que ser fizer as trocas de cordas) e passe uma esponja de aço tipo bom bril e retire toda oleosidade proveniente do suor e da poeira. Nas cordas um pano seco sempre que terminar de tocar e for guardá-lo.
Nas tarraxas algumas gotas de óleo lubrificante também é bom para conservar as engrenagens.
Além de tudo isso o violão deve ter um estojo, e deve-se guardá-lo sempre afinado, e nos períodos secos, utilizar um umidificador no interior do estojo para evitar que as madeiras sofram alguma retração e corram o risco de trincar.
E o mais importante de todas essas dicas, nunca empreste seu violão a ninguém.
Um abraço a todos.

JBCPOETA

Mensagem por JBCPOETA » Sáb 12 Jul 2008, 02:44

Olá, Leo
Já fiz este procedimento com violões feito em série. Não teve problema nenhum. O arroz limpa a sujeira impregnada na superfície da madeira, ok?
sds

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Qui 14 Ago 2008, 11:02

Olá Leo!
De todas as dicas que você citou, achei fantástica a de que " violão não se empresta a ninguém ". Exatamente como nos fala na música.
Trata-se do maior risco que seu violão pode correr. Ele pode cair em mãos de leigos e/ou pior ainda, de crianças. Os maiores destruidores de que a humanidade tem notícias. Um violão pode ser triturado em segundos.
Experiência própria!
Saudações musicáis a todos.
Paulo Leite.

Léo Beschizza

Mensagem por Léo Beschizza » Sex 15 Ago 2008, 02:40

Olá Paulo
Isso é verdade, me lembro de uma ocasião que havia acabado de comprar um bandolim para tentar aprender a tocá-lo, e na mesma semana, esse bandolim estava sobre a minha cama, e um sobrinho meu que na época tinhas uns 5 anos, pisou sobre a "vítima", e dividiu seu braço em duas partes. Talvez por esse motivo até hoje não aprendi a tocar bandolim ...
Violão e crianças não convivem sem riscos eminentes não é mesmo ?
Um abraço a todos.

pauloleite

Mensagem por pauloleite » Sex 15 Ago 2008, 10:40

Olá Léo!
Verdade!
Lá em casa, já foram dois violões e um acordeon. Ficaram em pedaços. O piano sobreviveu.
Mas o que mais sinto, é que meus filhos e uma de minhas sobrinhas queriam pegar um brinquedo que estava sobre o guarda roupa. E sabe o que eles pegaram para subir em cima?
É, o meu violão modelo Abreu, que eu havia comprado com tanta dificuldade e carinho. Afundou o tampo; foi colado. Nunca mais foi o mesmo.
Saudações musicais.
Paulo Leite.