Por onde começar?

susa

Por onde começar?

Mensagem por susa » Dom 30 Mar 2008, 09:35

Ola!

Ha muitos anos que deixei de tocar viola classica e agora gostava de começar a treinar. AInda consigo ler as pautas mas lentamente. POr onde devo comecar? AInda sou nova no site e estou um pouco perdida!

obrigada

susa

MARCOLEAL

Re: Por onde começar?

Mensagem por MARCOLEAL » Ter 01 Abr 2008, 00:48

Ola Susa, voçe ja tem duas mensagens , agora e so se inscrever no respectivo grupo para ter acesso as partituras do primeiro nivel. Se achar conviniente estudar em paralelo algum metodo ,tem varios disponiveis aqui no forum .Acho que vais gostar do primeiro nivel, alem de ter varios compositores esta muito bem digitada , e disposta de uma forma inteligentemente progressiva como tem vindo a acostumarnos o Sr. Delcamp bons estudos. :okok: :bye:

Ramesses

Mensagem por Ramesses » Qua 02 Abr 2008, 12:40

Ola.

Eu sou novo aqui e sinto-me um pouco perdido.
sera que alguem pode abrir a minha mente.
os topicos e as explicacoes sao muito confusos.

Ricardo Romão

Mensagem por Ricardo Romão » Qua 02 Abr 2008, 13:26

Ramesses,

Você precisa ser mais específico.
Qual é exatamente sua dúvida ? Em que você precisa de ajuda ?

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Qua 02 Abr 2008, 20:49

Susa. Antes de qualquer coisa procure um professor para fazer uma avalação do seu nível para que possa dar andamento aos teus estudos.
Valdir

weverton

Mensagem por weverton » Seg 07 Abr 2008, 14:17

O método de Mateo Carcassi é muito bom. Ele é indicado por Henrique Pinto em seu livro "Violão, um olhar pedagógico.

actoni

Mensagem por actoni » Seg 28 Abr 2008, 11:52

ola amigos, se alguem pudesse me explicar o que significa Moderato, Allegro e Andante que tem nas partituras?? Muito obrigado pois sou iniciante.

cebonal

Mensagem por cebonal » Sex 09 Mai 2008, 13:23

Chama-se de andamento ao grau de velocidade do compasso. Na linguagem internacional da Música, que é o italiano, andamento se traduz: Tempo, freqüentemente usado como marca em partituras. Ele é determinado no princípio da peça e algumas vezes no decurso da mesma.

Andante 76-108 bpm Velocidade do andar humano, amável e elegante
Andantino 84-112 bpm Mais ligeiro que o Andante, agradável e compassado
Moderato 108-120 bpm Moderadamente (nem rápido, nem lento)
Allegretto 112-120 bpm Nem tão ligeiro como o Allegro
Allegro 120-168 bpm Ligeiro e alegre

As marcações de tempo em bpm podem ser medidas com auxílio de um metrônomo, um relógio especialmente construído para definir uma pulsação constante. Os valores associados a cada andamento são apenas de referência.Existem outros andamentos mais lentos ou mais rápidos.

Stefano

Mensagem por Stefano » Qua 14 Mai 2008, 21:51

O ideal é sempre começar procurando um bom professor, faz muuuuuuuita diferença no aprendizado, pode acreditar..

actoni

Mensagem por actoni » Ter 20 Mai 2008, 19:41

Obrigado Cebonal, sua resposta me ajudou muito mesmo.
Antonio

actoni

Mensagem por actoni » Ter 20 Mai 2008, 20:07

Ola Pessoal tenho mais duas duvidas que nao estou conseguindo descobrir:
1- Quando tem os sinais de sustenido # no comeco da partitura junto com o tempo, e ele está por exemplo na linha da nota RE, isso significa que todas as notas RE ate o final serao sustenidas? Mesmo que seja o RE na quinta casa da quinta corda ou o RE na terceira casa da segunda corda??
2- Peguei uma partitura no site http://www.eythorsson.com de Scott Joplin - A Breeze from Alabama, e nela tem junto com algumas notas na partitura ou do lado das notas um numero que varia de 0, 1, 2,ou 4, isso seria o numero da casa ou o numero do dedo que devo apertar a corda?
Muito obrigado a todos.
Antonio

cebonal

Mensagem por cebonal » Sáb 31 Mai 2008, 01:11

1- As alterações das notas no início da clave indicam Justamente o que vc deduziu e mais algumas coisas, por exemplo um sustenido na quinta linha(fá#) indica que todos os fás do violão serão alterados também para Fá#. mas essas notas alteradas podem retomar o seu som natural com o símbolo do bequadro( digite bequadro na wikipedia)http://pt.wikipedia.org/wiki/Bequadro.
2- Os números indicam com quais dedos devem ser tocadas as notas, quando o número está com um circulo indicam as cordas, o número zero indica corda solta.

Espero ter ajudado, um abraço

paulo miranda

Mensagem por paulo miranda » Ter 02 Set 2008, 00:17

oi pessoal

Quero muito aprender a tocar violão (guitarra classica aqui em portugal), mas não entendo nada de musica, apesar de adorar ouvir. Alguem me dá dicas sobre como começar??

1- compro um instrumento e tento aprender sozinho?
2 - Procuro um professor e peço ajuda na escolha do instrumento??

O que me aconselham??

cebonal

Mensagem por cebonal » Qui 04 Set 2008, 22:45

Como você mesmo disse que não entende nada de musica, é bom procurar um professor que lhe oriente :casque: