O professor deve tocar bem?

cristina_salomao

O professor deve tocar bem?

Mensagem por cristina_salomao » Qui 14 Fev 2008, 22:09

Olá pessoal!
Gostaria de opiniões sobre isto: é possível que um professor que esteja sem tempo para praticar possa ensinar bem seus alunos? Ou faz parte do aprendizado que o aluno ouça seu mestre e o observe tocando? Mesmo sem estar praticando, o mestre pode ser um bom mestre?

MARCOLEAL

Re: O professor deve tocar bem?

Mensagem por MARCOLEAL » Sex 15 Fev 2008, 20:24

ola cristina sem duvida uma boa pergunta ao qual nao vou opinar pois tambem tenho problemas a esse respeito . espero que colegas mais experientes deem a sua opiniao :wink:

pilvis

Mensagem por pilvis » Ter 19 Fev 2008, 00:26

Pois é, muito boa pergunta, mas pra acalourar o debate, o que é tocar bem? Por exemplo em futebol temos claramente uma maneira de aferir quem joga melhor, pois em tese, esse é quem ganha. Mas música não é competição, e ai? Como aferir quem toca melhor. Em música temos alguns conceitos muito subjetivos, interpretção, sentimento e outros mais. Pensemos sobre isso. Ai quando pudermos dizer o que é tocar bem , poderemos dizer o que é ensinar bem.

Allan K.

Mensagem por Allan K. » Qui 21 Fev 2008, 13:57

acho q o prof não precisa necessariamente tocar bem para ensinar bem. Quem sabe, o forte de certa pessoa é ensinar e não tocar. Não são todos os violonistas q tem uma boa performance no palco, e tbm não são todos q sabem orientar corretamente um aluno. Creio q se um prof sabe aproveitar as qualidades de um aluno, e tranforma-lo em um violonistas, sem problemas, vicios, sem obriga-lo a fazer coisas q ele 'acha' q é bonito, ou coisa parecida, ele pode ser sim um bom professor. Isto quer dizer q ele no minimo intende de violão, mas não necessariamente q ele toca horrores...

abraços!

Bia

Mensagem por Bia » Qui 21 Fev 2008, 14:06

Bom, vou opinar como aluna: sempre confio mais num professor que toca bem. Pelo menos ele passa a segurança de que sabe o que está fazendo e o porquê, além de conhecer as dificuldades e as possibilidades na execução do instrumento. Não gostaria de ter aulas com um professor que não fosse um bom instrumentista. É claro que tocar bem não é indicativo de ensinar bem. Com já foi muito bem dito aqui no fórum, há profissionais que sabem tocar muito bem, mas não têm didática para transmitir o conhecimento. Mas há muitos que tem as duas qualidades: nesses eu confio!

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Qui 21 Fev 2008, 20:42

Bom, concordo em parte com Allan K. mas eu também, como a Bia, confiaria mais num professor que toca. E depois, o professor sempre foi para mim alguém que serve de ideal e modelo a ser seguido. Acho difícil pensar num professor que não toque para o aluno ...:)

mauricio

Mensagem por mauricio » Dom 24 Fev 2008, 18:16

Sempre foi importante pra mim ver como meu professor tocava. Varias vezes levei musicas para ele que eu nao conseguia tocar direito, e literalmente usava a forma como ele tocava de modelo. Sem falar que ter uma pessoa que vc pode usar como meta a ser atingida é fantastico! Ajuda bastante quando comecamos a esbarrar em dificuldades.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 25 Fev 2008, 19:15

Acho que um bom professor não necessita ser um grande virtuose, pois muitas vezes ele acaba passando todo o seu tempo dando aulas e tem pouco tempo para estudar. Porém ele deve ter sido um bom violonista no passado, enquanto era estudante.
Então acho tem que tocar bem sim. O professor não necessita tocar perfeito, com uma técnica imaculada e de um grande concertista que não erra nada, mas eu não faria aulas com alguém que não tocasse com um som bonito ou apanhasse para tocar uma obra de maior envergadura.

Anjosé Barros

Mensagem por Anjosé Barros » Qui 28 Fev 2008, 09:03

cristina_salomao escreveu:Olá pessoal!
Gostaria de opiniões sobre isto: é possível que um professor que esteja sem tempo para praticar possa ensinar bem seus alunos? Ou faz parte do aprendizado que o aluno ouça seu mestre e o observe tocando? Mesmo sem estar praticando, o mestre pode ser um bom mestre?
Olá Cristina,

Na primeira pergunta dos seus questinamentos, se você se refere a professor de prática musical, seria interessante enfocar que a fluência e influência musical do professor e, inclusive, a credibilidade do seu potencial perante o aluno carece de que ele obviamente pratique bem no violão os assuntos das aulas ou já os domine.

Na segunda interrogação, creio que sim, faz parte do aprendizado que o aluno ouça seu mestre e o observe tocando. Daí advem e se fala por exemplo: discípulo de Henrique Pinto, uma vez que parte da observação do que ele (o mestre) toca ou tocou e ainda o seu estilo, seja em sala de aula ou nas suas apresentações, masterclass, e afins.

Por último, se o professor for apenas de teoria musical, não necessariamente precisa ele ser violonista. Por exemplo, tive um professor em 2007 que é violinista. Sem problema! Ele ensinava apenas teoria musical pura. Enfim, sem nem praticar violão.

Espero ter contribuído para o debate.

Abraço,
Editado pela última vez por Anjosé Barros em Seg 10 Mar 2008, 17:46, em um total de 1 vez.

Rute

Mensagem por Rute » Qui 28 Fev 2008, 09:19

Obviamente que tudo depende de que tipo de aprendizagem se pretende. Um bom professor precisa dominar a arte de ensinar, de saber a técnica certa, as dificuldades que o aluno pode enfrentar. Para isso ele não precisa ser um bom executante no sentido de ser "perfeito", apenas de ser conhecedor.

Eu retribuo com outra pergunta: um bom Maestro ou compositor precisa saber tocar todos os instrumentos de uma orquestra para ser um bom Maestro ou compositor? Na minha opinião apenas precisa ter um conhecimento das capacidades e limitações de cada instrumento e de seus executantes.

Acho que um bom músico nem sempre será um bom professor, assim como um bom professor nem sempre será o melhor dos músicos.

mauricio

Mensagem por mauricio » Qui 28 Fev 2008, 11:41

Eu compartilho da opiniao de que um excelente musico ou um excelente professor dedicaram boa parte do seu tempo para chegar nesse estado, e por isso dificilmente alguem sera as duas coisas ao mesmo tempo... Porem, um bom professor que nunca tenha sido um bom musico nao podera ajudar um aluno quando este alcançar um nivel que ele proprio desconhece, pelo menos nao tanto quanto alguem que jah tenha realmente tocado daquela forma.

Bia

Mensagem por Bia » Qui 28 Fev 2008, 12:10

mauricio escreveu:Eu compartilho da opiniao de que um excelente musico ou um excelente professor dedicaram boa parte do seu tempo para chegar nesse estado, e por isso dificilmente alguem sera as duas coisas ao mesmo tempo... Porem, um bom professor que nunca tenha sido um bom musico nao podera ajudar um aluno quando este alcançar um nivel que ele proprio desconhece, pelo menos nao tanto quanto alguem que jah tenha realmente tocado daquela forma.
Mauricio,

Respeito profundamente a sua opinião, porém acho que em um país como o nosso, onde os músicos não são valorizados (leia-se: remunerados) como deveriam, muitos deles são "obrigados" a lecionar como forma de complementação de renda. Portanto, data maxima venia, não concordo quando diz que "dificilmente alguem será as duas coisas ao mesmo tempo". Conheço excelentes instrumentistas que lecionam (e, com razão, cobram bem caro por isso!)

Um grande abraço!

mauricio

Mensagem por mauricio » Qui 28 Fev 2008, 16:13

Bia,

Com certeza existem excelentes instrumentistas que são ótimos professores! Mas vou tentar explicar melhor o que eu quis dizer... Um concertista de destaque, por exemplo, tem que treinar muito para manter o nível, e mais ainda para continuar melhorando... A partir do momento em que boa parte do tempo é dedicada a dar aulas, são raras as pessoas que conseguem manter o ritmo de treino. Com o tempo, a tendência é o nível técnico da pessoa decair. Já a experiência dando aulas tende a ser algo cumulativo: quanto mais tempo dedicamos a isso, melhor ficamos. Por isso que disse que é raro alguém ser as duas coisas - um excelente instrumentista e um excelente professor - ao mesmo tempo. Isso acaba sendo até mais um fator de destaque para aqueles que conseguem esse feito ;-)

[]s
Maurício

Bia

Mensagem por Bia » Qui 28 Fev 2008, 18:01

É verdade, Maurício, nisso tenho que concordar com vc! Afinal, o dia só tem 24h, não é mesmo?
Um grande abraço e obrigada pela delicadeza em responder à minha "crítica".
É bom ter pessoas como vc por aqui! Tenho acompanhado seus comentários e vejo que são sempre amáveis e construtivos.
Até mais,
:bye:

cristina_salomao

Mensagem por cristina_salomao » Sex 29 Fev 2008, 09:28

Acho que no final concordamos todos, que o professor não precisa necessariamente ser um virtuose, mas precisa mostrar ao aluno que sente prazer em tocar. E tocando a peça que o aluno está aprendendo a executar, ele poderá opinar melhor e ajudar a mostrar os caminhos da interpretação violonística, que são muitos e nada fáceis. Afinal, cada vez que o tempo passa, tenho mais certeza de que o violão é um instrumento muito difícl de ser bem tocado, por conter tantas variáveis em seu manejo.
Agradeço as opiniões !
Cristina :bye: