Harmonia 101

Amadan

Harmonia 101

Mensagem por Amadan » Dom 06 Jan 2008, 16:23

Tem havido alguma discussão salutar sobre formação de acordes, funções harmónicas, contraponto, cadências, progressões,etc.
Quero com este tópico iniciar uma pequena apostilha onde os membros do fórum irão partilhar os seus conhecimentos e discutir as suas diferenças.

Este não é um capítulo pacífico da música, caso contrário não haveriam tantos tratados diferentes sobre o assunto.

Abro o debate com:

A maioria dos autores definem acorde como a execução simultânea de 3 ou mais notas interligadas por funções harmónicas. Há autores que dizem bastar 2 notas para ter um acorde. Esta opinião é aceite, mas a este caso está sendo usado o nome bicorde.

Neste primeiro capítulo defino características básicas dos acordes (por enquanto falemos só em Tríades).
1. As tríades devem (*) ter sempre a nota tónica
2. Devem conter uma 3ª, que definirá o acorde como maior ou menor
3. Devem conter uma 5ª, que define a consonância ou dissonância do acorde
(*) Estou falando de características básicas, por isso uso o verbo dever

Na no início do estudo da percepção musical, treina-se a identificação dos acordes maiores, menores, consonantes e dissonantes.
Assim,
i) um acorde Dissonante que conseguimos identificar como menor (3ª menor) será sempre um acorde diminuto
ii) um acorde Dissonante que conseguimos identificar como maior (3ª maior) será sempre um acorde aumentado
iii) os acordes perfeitos (5ª justa ou perfeita) são somente classificados pela sua 3ª (Acordes perfeitos maiores ou menores)

Existem funções harmónicas que contradizem o que afirmei acima, mas devemos deixar isso para um estágio mais avançado deste tópico.

Espero que cada membro possa discutir o que escrevi aqui e adicionar um novo próximo capítulo

Um abraço a todos

pfred

Re: Harmonia 101

Mensagem por pfred » Qui 21 Ago 2008, 21:15

acho legal a sua dica, na verdade gostaria de ter mais informacao sobre harmonia ex. sou violonista classico com formacao classica. \o que a harmonia ajuda na musica popular|( acompanhamento). No classico conheco bem no popular tenho dificuldade em acompanhamento com dinossantes, náo consigo as vezes saber qual o acorde mais indicado. A harmonia ajuda nisto ou e mais ouvido.

FernandoSor

Re: Harmonia 101

Mensagem por FernandoSor » Qui 21 Ago 2008, 21:47

pfred escreveu:acho legal a sua dica, na verdade gostaria de ter mais informacao sobre harmonia ex. sou violonista classico com formacao classica. \o que a harmonia ajuda na musica popular|( acompanhamento). No classico conheco bem no popular tenho dificuldade em acompanhamento com dinossantes, náo consigo as vezes saber qual o acorde mais indicado. A harmonia ajuda nisto ou e mais ouvido.
Não é possível estudar harmonia corretamente em separado do desenvolvimento da percepção (ouvido). Ambos estão relacionados entre si.