Choro: Violão de 6 e 7 cordas

dro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua 19 Dez 2007, 12:23
Localização: Brasília - DF

Choro: Violão de 6 e 7 cordas

Mensagem por dro » Qui 20 Dez 2007, 03:11

Olá pessoal,

Será que alguém poderia me explicar em detalhes quais as diferenças entre as funções de um violão de 6 e 7 cordas em um conjunto regional de choro? Sei que normalmente as baixarias são feitas pelo 7 cordas, mas já vi vários grupos e várias partituras apenas com violão de 6 cordas. Há alguma diferença de estética/técnica/etc. entre os dois tipos de baixarias. E o que faria o de 6? Acordes? Há diferença nas levadas.
Obrigado e abraços a todos.

jazzerfloyd
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb 20 Ago 2005, 02:23
Localização: São Leopoldo/RS

Re: Choro: Violão de 6 e 7 cordas

Mensagem por jazzerfloyd » Qua 26 Dez 2007, 17:20

Não sou um especialista em choro, mas vou tentar ajudar.

Não existem regras que ditem que um grupo de choro deva ter um violão de 7... existem grupos apenas com violão de 6, outros apenas com de 7, outros com ambos. Para trabalhar com os dois violões em harmonia vai muito do arranjo que é feio para eles, ou seja, sempre um suportando o outro.

Na questão das baixarias, obviamente o violão de 7 tem uma vantagem considerável por motivos óbvios. Porém, é perfeitamente possível fazer boas baixarias com um violão de 6. Antes de comprar um de 7, me virei muito bem com o de 6... observe as peças de choro para violão solo - a maioria é para violão de 6 cordas e como pode-se ver, as possibilidades são quase que infinitas.

Quanto a técnica, vai da opção de cada um. Existem violonistas de 7 cordas que dizem que o verdadeiro 7 cordas é o com cordas de aço, sendo a 7ª o dó do violoncelo (afinada em dó mesmo) e utilização de dedeira no polegar (os mais radicais ainda dizem que a dedeira deve ser de metal). Pra mim isso tudo é balela, pois uso cordas de nailon, a 7ª afinada em si e não utilizo dedeira - e toco minhas baixarias feliz da vida.. com um som bonito e forte. Certa vez o Maurício Carrilho me explicou que a dedeira era fundamental quando as cordas utilizadas eram de aço, principalmente por causa da corda do violoncelo que, por ser lisa, possui quase nenhuma sustentação...

Mas ambas as técnicas são aceitas, vai da capacidade de adaptação de cada um. Regras só funcionam para impôr limites desnecessários! Se vc quiser saber mais, procure a comunidade Violão de 7 Cordas no orkut.

Wiliam Kobata
Mensagens: 69
Registrado em: Dom 09 Dez 2007, 13:15
Localização: Sâo Paulo/Brasil

Re: Choro: Violão de 6 e 7 cordas

Mensagem por Wiliam Kobata » Qui 03 Jan 2008, 13:18

O violão de 7 cordas gera as linhas do baixo do grupo; na outra ponta comparece o cavaquinho fazendo a função rítmica. Unindo essas duas extremidades (grave e aguda) existe a freqüência média que é preenchida pelo violão de 6. É a "liga" do regional; sem esse fator de unidade é muito fácil os instrumentos soarem esparramados. É uma função pouco aparente, mas fundamental e perfeitamente perceptível se você 'eliminá-lo' do conjunto. Fica uma espécie de "buraco" no som do regional. É também uma das funções mais difíceis do grupo.

wk