Travessão sobre as cordas

Rute
Mensagens: 63
Registrado em: Qui 13 Set 2007, 14:07

Travessão sobre as cordas

Mensagem por Rute » Qua 07 Nov 2007, 10:29

Tenho bastante dificuldade em conseguir fazer travessões com o dedo indicador da mão esquerda, e conseguir um som correcto.

Existem técnicas para melhorar esta forma de pressionar as cordas?

FernandoSor
Mensagens: 1111
Registrado em: Ter 01 Nov 2005, 15:29

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por FernandoSor » Qua 07 Nov 2007, 14:06

Se vc pesquisar, tem um tópico por aí onde já demos várias dicas para pestanas.
O ideal é buscar um professor.
Algumas dicas resumidas:
1 - aproveitar a gravidade e usar o peso do braço (mais fácil para quem usa o violão na perna esquerda, hehe);
2 - aprenda a pressionar com a pestana apenas as cordas necessárias (num acorde de Fá maior na primeira casa, por exemplo, pode-se deixar o dedo curvado e relaxado no meio, pois basta pressionar as extremidades);

Léo Beschizza

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Qua 07 Nov 2007, 14:13

Oi Rute o que você chama de travessão é na realidade a pestana para nós brasileiros. Não sei há quanto tempo você toca, mas me parece que você esteja começando agora, e é uma questão de costume, e logo você consiguirá fazê-la sem dificuldades, não se preocupe por isso.
Tente treinar sistematicamente em todas as casas do braço, no começo é um pouco dolorido, mas com o passar do tempo você vai se adaptando rapidamente. Quando não estiver tocando, fique exercitando o movimento do indicador para ativar sua musculatura. Uma dica também interessante é o exercício de se apertar uma bolinha de tênis com a mão esquerda para fortificar não só o indicador mas também todos os dedos.
Espero ter lhe auxiliado de alguma forma. Com certeza você vai conseguir.
Um abraço a todos.

Rute
Mensagens: 63
Registrado em: Qui 13 Set 2007, 14:07

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por Rute » Qua 07 Nov 2007, 15:23

Ok, já percebi porque é que a busca por travessão não me deu nada... Por pestana já encontro.

Agradeço as dicas dadas. Na verdade já toco, por hobby, há alguns anitos, mas nunca consegui fazer bem o travessão. Quer dizer, em acordes batidos é fácil, difícil é obter sons nítidos dedilhados. A qualidade da viola tambem tem importância, pelo que percebi.

Cumprimentos a todos.

FernandoSor
Mensagens: 1111
Registrado em: Ter 01 Nov 2005, 15:29

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por FernandoSor » Ter 13 Nov 2007, 18:21

Fazer alguns exercícios e alongamentos para os dedos é bom para evitar lesões por esforço repetitivo (o famoso LER), porém é desnecessário fazer "malhação" para o dedo ficar forte. Aliás, "malhação" em excesso atrapalha. Para quem faz ginástica e conhece um pouco disso vai entender fácil, é a questão da hipertrofia vs resistência. Uma pessoa musculosa consegue levantar pesos pesados, porém possui pouca elasticidade e resistência. Ou seja, uma musculação voltada para hipertrofia dá força, porém deixa os movimentos lentos e imprecisos, justamente o que não queremos para tocar violão. É claro que fazer alguns minutos de exercícios com uma bola de tênis não vai hipertrofiar, e é até bom. Mas é bom não exagerar, como já vi gente fazendo por aí.

Para tocar violão necessitamos mais jeito, nunca força. Reflita sobre a questão de usar o peso do braço que mencionei. É algo análogo ao que vc faz quando se segura na barra quando está andando de ônibus, em pé. Vc deixa o peso do braço cair para se segurar. Muitas vezes apoia até o peso do corpo todo e o dedo não cansa. No violão, segure com o indicador e polegar como uma pinça, e deixe o braço cair num movimento para trás, com o cotovelo apontado para o chão. Verá que precisa pouca força no dedo.

O modo de posicionar o dedo também influencia. Se vc tem o dedo muito magro, tente colocá-lo ligeiramente de lado, mais para cima ou para baixo, evitando o espaço entre os "nós" dos dedos (junção das falanges). Por isso mencionei a questão de aprender a posicionar e atuar de acordo com as notas/cordas que realmente serão seguradas pela pestana, evitando esforço desnecessário.

Repare que para resolver tudo isso, pode envolver mudanças em toda a postura do corpo e do violão. Repare tbém que uma postura na perna direita restringe bastante o uso do peso do braço neste processo. O uso do peso do braço é útil não somente para pestanas, mas até mesmo para notas individuais e tbém é muito importante nos ligados.

É difícil ficar explicando todos os "macetes" por texto, descrevendo todas as posições possíveis, posição do braço, do violão, cotovelo, dedos, mão, modo de fazer a pressão e força sobre as cordas etc. Cada pessoa tem um biotipo diferente, e que pode exigir diferentes soluções. Em uma aula ao vivo, podendo te ver fazendo, isso é resolvido em poucos minutos. Por isso o melhor de tudo é buscar um bom professor. Economiza muuuuuito tempo.

Léo Beschizza

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Qui 15 Nov 2007, 01:32

Valeu Fernando Sor pelas suas complementações. Acho que agora a Rute não tem mais desculpas para não fazer uma boa pestana, não é mesmo ?
Para a Rute aconselho a tocar somente com os dedilhados (arpejos) e não com os "acordes batidos". O violão merece muito mais carinho e sensibilidade.
Um abraço a todos.

Rute
Mensagens: 63
Registrado em: Qui 13 Set 2007, 14:07

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por Rute » Qui 29 Nov 2007, 11:23

Agradeço as dicas, muito preciosas.

Na verdade tenho conseguido melhorar a "pestana" e a sonoridade da dedilhação.

Obrigada :wink:

Léo Beschizza

Re: Travessão sobre as cordas

Mensagem por Léo Beschizza » Dom 02 Dez 2007, 20:50

Que bom Rute que conseguimos ajudá-la. Esse espaço do nosso fórum tem essa possibilidade, e devemos explorá-la ao máximo. Continue se aprimorando que as informações desse fórum nunca findarão.
Um abraço a todos.