Programas de Computador para ensino do violão

cursosclave

Programas de Computador para ensino do violão

Mensagem por cursosclave » Qui 18 Out 2007, 19:19

Olá amigos

Sou professor de violão há 30 anos. Da época que comecei até hoje, muitas mudanças no ensino arte violonística, graças aos avanços da computação, internet, etc. Mas ainda não encontrei nenhum software que realmente ajudasse os alunos a tocar violão. Vocês conhecem algum realmente eficaz, ou pelo menos satisfatório?
:serenade:
abraços

Maurílio

Léo Beschizza

Re: Programas de Computador para ensino do violão

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 27 Out 2007, 19:24

Então Maurílio, tenho um programa que ajuda na edição de partituras e tablaturas e tem me auxiliado muito nos estudos.
Meu filho de 15 anos já domina o programa completamente e prá ele é uma bela ferramenta de aprendizagem, mas eu de vez em quando tenho uma certa dificuldade na edição das partituras.
O programa se chama Guitar Pro, e já tem 5 versões, eu ainda utilizo a versão 4, e recomendo que você de uma pesquisada prá você poder conhecer, e ver se você se adapta ao programa.
Você deve ter mais ou menos a minha idade, e esses programas já são para uma geração mais nova, e conforme for o seu tempo de computação, pode ser que vá ter alguma dificuldade em se adaptar. Como disse meu filho de 15 anos domina o programa sem dificuldades, mas ele faz parte dessa geração cibernética.
Um abraço a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 27 Out 2007, 21:48

Tem uns bons softwares para estudo de percepção, como o Earmaster, Earpower entre outros.

Algumas video-aulas em DVD interessantes, como os DVDs do Kanengiser e do Scott Tennant. Um vídeo permite o recurso de ver em câmera lenta e analisar com cuidado a técnica de grandes mestres.

Vc pode usar programas de partitura/tablatura para programar acompanhamentos ou sequenciar uma orquestra em midi, para treinar tocando junto com o computador.