Programas de Computador para ensino do violão

cursosclave

Programas de Computador para ensino do violão

Mensagem por cursosclave » Qui 18 Out 2007, 19:19

Olá amigos

Sou professor de violão há 30 anos. Da época que comecei até hoje, muitas mudanças no ensino arte violonística, graças aos avanços da computação, internet, etc. Mas ainda não encontrei nenhum software que realmente ajudasse os alunos a tocar violão. Vocês conhecem algum realmente eficaz, ou pelo menos satisfatório?
:serenade:
abraços

Maurílio

Léo Beschizza

Re: Programas de Computador para ensino do violão

Mensagem por Léo Beschizza » Sáb 27 Out 2007, 19:24

Então Maurílio, tenho um programa que ajuda na edição de partituras e tablaturas e tem me auxiliado muito nos estudos.
Meu filho de 15 anos já domina o programa completamente e prá ele é uma bela ferramenta de aprendizagem, mas eu de vez em quando tenho uma certa dificuldade na edição das partituras.
O programa se chama Guitar Pro, e já tem 5 versões, eu ainda utilizo a versão 4, e recomendo que você de uma pesquisada prá você poder conhecer, e ver se você se adapta ao programa.
Você deve ter mais ou menos a minha idade, e esses programas já são para uma geração mais nova, e conforme for o seu tempo de computação, pode ser que vá ter alguma dificuldade em se adaptar. Como disse meu filho de 15 anos domina o programa sem dificuldades, mas ele faz parte dessa geração cibernética.
Um abraço a todos.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 27 Out 2007, 21:48

Tem uns bons softwares para estudo de percepção, como o Earmaster, Earpower entre outros.

Algumas video-aulas em DVD interessantes, como os DVDs do Kanengiser e do Scott Tennant. Um vídeo permite o recurso de ver em câmera lenta e analisar com cuidado a técnica de grandes mestres.

Vc pode usar programas de partitura/tablatura para programar acompanhamentos ou sequenciar uma orquestra em midi, para treinar tocando junto com o computador.

Porém acho extremamente anti-didático usar softwares de tablatura/partitura para aprender as músicas ouvindo e lendo através dos mesmos. Vejo 2 problemas aí:
1 - tem gente que usa estes softwares para digitar uma partitura, gerar o midi e descobrir como tem que tocar a música. Resultado: não aprende a ler.
2 - tem gente que usa estes softwares para ficar buscando música na internet em versão midi ou já em tablatura para "tirar" a música (isso vale mais para o caso de música popular), e não tenta nunca mais tirar músicas de ouvido. Resultado: o ouvido não desenvolve legal, e a pessoa fica com a musicalidade limitada e com dificuldade para improvisar um acompanhamento básico.

Portanto, acho que o computador pode ser bastante útil, mas não podemos viciar nem ser preguiçosos e deixar de estudar o básico que é o mais importante para qualquer músico: aprender a ler e tirar música de ouvido.

sds

marciocaliston

Mensagem por marciocaliston » Sex 28 Dez 2007, 00:52

Olha eu particularmente uso o guitar pro e acho muito útil para quem não teve a disponibilidade de um curso de música. Contudo respeito a crítica quanto a preguiça de tocar de ouvido, expressão muito utilizado no meio musical. A pergunta que resta desta questão, é? Como tocar de ouvido? Existe técnica para isso? Qual a orientação, para que na hipótese da frustração em razão da incompetência para tal, acabe por desestimular o aluno?

aminezia

Mensagem por aminezia » Sex 28 Dez 2007, 22:42

Utilizo o guitar pro!
Me ajudou a entender um pouco sobre partituras.
tambem uso pequenos programas como metronomos, e programas para descobrir os acordes de uma musica.

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 29 Dez 2007, 01:54

cursosclave escreveu:Olá amigos

Sou professor de violão há 30 anos. Da época que comecei até hoje, muitas mudanças no ensino arte violonística, graças aos avanços da computação, internet, etc. Mas ainda não encontrei nenhum software que realmente ajudasse os alunos a tocar violão. Vocês conhecem algum realmente eficaz, ou pelo menos satisfatório?
:serenade:
abraços

Maurílio
Olá Maurílio
Já vi por aí algumas peças de software que simulam o violão, mas no meu ponto de vista prejudicam mais do que ajudam.
Há alguns sites que são de ajuda extrema no que toca a teoria musical, no entanto há que ter muito cuidado porque por vezes encontram-se por lá informações erradas ou incompletas. Para isso nada melhor do que cruzar informação entre sites e até com livros de teoria.
Voltando ao software de ajuda, eu utilizo o Finale para escrever algumas partituras, que só tenho em papel ou em imagem, ficando assim com um suporte mais ágil para edição e impressão.

ZeeQ

Mensagem por ZeeQ » Seg 07 Jan 2008, 14:20

Acredito que “tirar de ouvido” torna o musico mais ligado ao popular, a acompanhar cantores e tal.

Eu tenho dificuldade de tirar de ouvido, mas com a partitura eu consigo tranquilamente executar varias peças. Pessoas as vezes confundem improvisação com ouvido, acredito que a técnica principalmente em escalas, faz o musico ter a matemática da improvisação.

Quanto ao assunto, só uso programas para edição de partitura (finale e guitar pro)

Jr

Mensagem por Jr » Seg 21 Jan 2008, 13:13

eu costumo usar o Encore, porque além de transcrevrer minhas peças do papel ele é muito interessante para transcrever peças midis de outros instrumentos para o violão, além de conhecer claves de outros instrumentos...

Jaabreu

Mensagem por Jaabreu » Qui 31 Jan 2008, 17:00

Os programas Guitar Pro e Sound Forge me auxiliaram muito no estudo.

Bia

Mensagem por Bia » Qua 20 Fev 2008, 22:13

FernandoSor escreveu:...
1 - tem gente que usa estes softwares para digitar uma partitura, gerar o midi e descobrir como tem que tocar a música. Resultado: não aprende a ler.
Como adivinhou????!!!! :oops: Tá bom........ vou parar com isso já! :chaud:
:wink: :bye:

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 25 Fev 2008, 19:23

ZeeQ escreveu:Acredito que “tirar de ouvido” torna o musico mais ligado ao popular, a acompanhar cantores e tal.

Eu tenho dificuldade de tirar de ouvido, mas com a partitura eu consigo tranquilamente executar varias peças. Pessoas as vezes confundem improvisação com ouvido, acredito que a técnica principalmente em escalas, faz o musico ter a matemática da improvisação.

Quanto ao assunto, só uso programas para edição de partitura (finale e guitar pro)
"tirar de ouvido" ajuda a desenvolver a percepção, e isso serve para qualquer músico. É importante estudar solfejo e percepção para desenvolver o entendimento da música. Não é melhor vc ouvir uma música e já reconhecer imediatamente as escalas, acordes e entender o qeu está acontecendo? Isso vai desenvolver sua capacidade interpretativa muito além do que vc imagina. Qdo estudei em conservatório (de violão erudito), tinha aula de percepção onde o professor tocava melodias no piano e eu tinha que escrever direto na partitura o que ele estava tocando...

E quem disse que músico erudito não acompanha/improvisa? Vá acompanhar um cantor(a) em peças de um Dowland... Porém concordo que acompanhar/improvisar e tirar de ouvido normalmente não é o dia-a-dia de um violonista erudito.

Se vc for fazer vestibular para música (seja para erudito ou popular), terá provas de percepção.

cardosore

Mensagem por cardosore » Ter 11 Mar 2008, 14:51

acho que o guitar pro prejudica no ponto de vista de que as musicas que estao la , em sua maioria, contem erros graves; seja erros de notas, ritmo e harmonia, alem de que se vc se basear na interpretaçao que esta la, etará perdido.