Quando há necessidde de trocar o violão?

Schmitgeo

Quando há necessidde de trocar o violão?

Mensagem por Schmitgeo » Sáb 08 Set 2007, 17:14

Quando trocar o violão?
As limitações oferecidas por um violão enfluenciam quanto na evolução
e na tocabilidade do instrumento?)
Pergunto isso, pois meu violão é um Giannini estudante 19
estou com ele a tres anos (sou iniciante e estudo sozinho).

Agradesso desde já,

abraços a todos.

Amadan

Mensagem por Amadan » Sáb 08 Set 2007, 22:10

Tem de existir uma simbiose entre um violão e um violonista. Quando este se interroga se o seu violão o está a impedir de progredir, provavelmente a resposta é sim.
Mas antes de adquirir um novo instrumento, aconselho que faça alguns testes com alguns violões de melhor qualidade. Se sentir que ao testar estes se sente mais confortável, que as suas mãos se sentem mais àvontade, então não hesite.
Mas é preciso não esquecer, que um violão por muito bom que seja, não faz do seu violonista um virtuoso. Ele é somente um melhor meio para se fazer música.
Um abraço

Rute

Mensagem por Rute » Ter 18 Set 2007, 17:01

Minha viola deve ter já perto de 20 anos, e tem um som óptimo, não a trocaria neste momento por nenhuma outra. Mas toco somente por hobby...

Amauri Andrade Franco

Re: Quando há necessidde de trocar o violão?

Mensagem por Amauri Andrade Franco » Sáb 22 Mar 2008, 23:43

A melhor forma de descobrir essa necessidade é pesquisando outros instrumentos. Às vezes o instrumento que usamos é bom, mas aparece outro que responde melhor às nossas necessidades, como postura, facilidade de articulação, tamanho do braço, formato e dimensões da caixa, etc. Há também um outro motivo: quando ele não satisfaz nossas necessidades em qualquer aspocto técnico, como esses instrumentos "baratinhos" que encontramos em lojas.

weverton

Re: Quando há necessidde de trocar o violão?

Mensagem por weverton » Seg 07 Abr 2008, 14:39

Adquira o livro "Violão, um olhar pedagógico" de Henrique Pinto. Lá tem uma boa dica sobre isso.