Modos gregos

mgs.22

Modos gregos

Mensagem por mgs.22 » Sáb 21 Jul 2007, 18:09

qual escala tenho que usar em um a harmonia nos modos gregos

Dorian Gray

Mensagem por Dorian Gray » Sáb 21 Jul 2007, 21:01

Que harmonia? Em que estilo de música? Qual música? Em que escala a melodia da música sobre a qual voce está improvisando está escrita? Seja mais escpecífico que fica mais fácil de te ajudar.

raphael moraes

Mensagem por raphael moraes » Dom 05 Ago 2007, 16:35

a utilizaçao dos modos gregos depende da harmoniaque estasendo tocada e a harmoniadepende da melodia queestasendo tocada,e naum pense em escala como se fosse uma coisa a decorar(sao muitas) procure perceber a harmonia que esta sendo tocada e use a escala em cima dela...

vandaster

Mensagem por vandaster » Seg 20 Ago 2007, 13:28

Estou começando a estudar modos, assim que souber de algo interessante posto aqui...

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Seg 20 Ago 2007, 14:43

Modos gregos, da Grécia antiga, ou modos gregorianos, utilizados hoje em dia e, muitas vezes, chamados erroneamente de gregos?

ricardinho

Mensagem por ricardinho » Qui 20 Set 2007, 00:39

muito bom

SILAS FERREIRA

Re: Modos gregos

Mensagem por SILAS FERREIRA » Qua 26 Set 2007, 15:34

Também tenho dificuldades com os tais modos gregos. Mesmo com as escalas muitas vezes não sei como usá-las. A formação delas, Os intervalos dentro delas na formação dos acordes, o campo harmônico tudo bem, isto eu já assimilei, agora quando é para usálas para improvisar aí a coisa complica e muito. Alguém poderia me ajudar a entender melhor a utilização das escalas e dos modos no improviso? :D

Amadan

Mensagem por Amadan » Qua 26 Set 2007, 15:50

SILAS FERREIRA escreveu:Também tenho dificuldades com os tais modos gregos. Mesmo com as escalas muitas vezes não sei como usá-las. A formação delas, Os intervalos dentro delas na formação dos acordes, o campo harmônico tudo bem, isto eu já assimilei, agora quando é para usálas para improvisar aí a coisa complica e muito. Alguém poderia me ajudar a entender melhor a utilização das escalas e dos modos no improviso? :D
É este tipo de ajuda que só um professor poderá dar.
Por muito que se tente explicar através da Net, até mesmo usando imagens video, há sempre problemas dificeis de ultrapassar:
1) muitas vezes quem explica, embora possa saber perfeitamente o que está dizendo e fazendo, não domina a expressão escrita para passar a mensagem.
2) quem lê a explicação, pode até pensar que entendeu certo, mas depois poderá praticar errado. Não havendo ninguém que logo aponte esse erro, ele subsistirá e depois pode criar-se um automatismo falho (o chamado vício errado).

Não é impossível aprender violão sem professor, mas os riscos de se aprender errado são muito grandes. Depois quem estuda sozinho poderá demorar horas ou dias para encontrar uma técnica que um professor poderá passar em alguns minutos.

Um abraço

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 26 Set 2007, 17:16

SILAS FERREIRA escreveu:Também tenho dificuldades com os tais modos gregos. Mesmo com as escalas muitas vezes não sei como usá-las. A formação delas, Os intervalos dentro delas na formação dos acordes, o campo harmônico tudo bem, isto eu já assimilei, agora quando é para usálas para improvisar aí a coisa complica e muito. Alguém poderia me ajudar a entender melhor a utilização das escalas e dos modos no improviso? :D
Agora tem que estudar harmonia, contraponto etc.

O problema é que muita gente acha que saber dar o nome às escalas e aos acordes é saber harmonia. Isto é só um pré-requisito. Agora vc tem que aprender os macetes de encadeamento dos acordes/vozes e, sobretudo, estudar harmonia aliada ao estudo da percepção. Aprender a compor/improvisar, tem a ver com desenvolver a sensibilidade estética. Decorar um monte de relações sem saber como vai soar, de nada adianta.

O ideal é buscar um professor.

JovenJedi

Mensagem por JovenJedi » Sáb 20 Out 2007, 19:33

Veja este link. Vai te ajudar a entender o que são "modos gregos"

http://www.tocando.com.br/tutorial.asp?cod=71

Robson Marques

Mensagem por Robson Marques » Seg 03 Nov 2008, 18:42

Salve Pessoal, essa história de Modos Gregos devemos deixar de lado todos aquele shapes que dizem para decorar. O que devemos ter em mente é aEscala Maior Natural e os intervalos.

Escala Maior Natural
Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

T T ST T T T ST

Os modos também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
Devemos saber que a seqüência dos modos é:

Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio

Agora sim, vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos mesmos intervalos:

Assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Agora vamos a um exemplo para facilitar
Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

Jônico
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jônico

Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

Jônico===Dó
T
Dórico====Ré
T
Frigio======Mi
ST
Lídio
T
Mixolidio
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

Outra questão:

Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

Jônico
T
Dórico
T
Frigio
ST
Lídio
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST
Jonico

Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

Assim fica:

Jônico=====Fa
T
Dórico====Sol
T
Frigio==La
ST
Lídio===Si bemol
T
Mixolidio====Dó
T
Eólio
T
Locrio
ST

Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!

Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

Espero ter ajudado

flw

marmula

Mensagem por marmula » Seg 03 Nov 2008, 19:07

Meu Deus!

Quanto mais eu leio, mais tenho consciência da minha ignorância (mais vejo que tem muito a aprender).
Mas isso é bom pois movimenta no sentido de melhorar.

Não sei o que é "modos gregos".

Vou entar no link sugerido e tentar descobrir.

Muito obrigado,
Marmula.

Francisco

Mensagem por Francisco » Seg 03 Nov 2008, 19:24

Robson gostei demais da sua explicação, ficou até parecendo fácil agora, obrigado :okok: