Parabens Caducn=> - descobriu o segredo do sucesso

dhelly

Mensagem por dhelly » Qua 19 Jul 2006, 15:17

Nem eu consigo manter uma rotina estável de estudo.... mas com as experiências relatadas pelo pessoal vou tentar criar uma rotina mais fundamentada em minhas dificuldades.
Assim nao fico estudando o que já sei.

boa sorte a todos

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qui 20 Jul 2006, 16:15

Para criar uma rotina equilibrada, recomendo o Kitharologus do Ricardo Iznaola.

Não precisa fazer exatamente os exercícios que ele propõe, mas me parece muito bom o modo como ele cria as rotinas de estudo e faz a distribuição da carga entre os várias técnicas a serem assimiladas (exercícios de arpejos, escalas, ligados, saltos, abertura, harmônicos, trêmolo, ornamentação, rasgueados etc.).

AndreLacerda

Mensagem por AndreLacerda » Qua 26 Jul 2006, 03:56

Entao... Chô preguiça!!!!!!

JovenJedi

Re: Parabens Caducn=> - descobriu o segredo do sucesso

Mensagem por JovenJedi » Qui 18 Out 2007, 15:10

Na verdado o que acho que realmente interessa não é o tempo que você passa estudando mas a qualidade com que estuda nesse horário.
É bem melhor estudar 1h bem estudada que 2h mal estudadas.
Não adianta nada voê estudar pensando em outra coisa, preocupado. Temos que nos consentrar e relaxa, curtir o estudo!

Amadan

Mensagem por Amadan » Qui 18 Out 2007, 15:16

JovenJedi escreveu:Na verdado o que acho que realmente interessa não é o tempo que você passa estudando mas a qualidade com que estuda nesse horário.
É bem melhor estudar 1h bem estudada que 2h mal estudadas.
Não adianta nada voê estudar pensando em outra coisa, preocupado. Temos que nos consentrar e relaxa, curtir o estudo!
É evidente JovenJedi.
Mas é exatamente isso que se fala aqui neste tópico. Estruturar bem o tempo disponível para o estudo.
Eu sou muito indisciplinado nisso e o pouco tempo que tenho não o estruturo de modo a ter o melhor aproveitamento dele

valdir aparecido de olive

Mensagem por valdir aparecido de olive » Qui 18 Out 2007, 20:35

Acho fundamental discutir com o professor o tempo a ser dedicado aos estudos, bem como a maneira de se fazê-lo. Sempre vigeu no meio violonístico uma idéia de que o que faz o bom instrumentista é o tempo de estudo. Acho esse um pensamento muito equivocado. Desde Sor que a maioria dos didatas do violão (destaque para Carlevaro) afirmam que a mera repetição ad infinitum de trechos de musica ou de exercícios não produz nenhum virtuoso, podendo, sim causar lesões, às vezes irrecuperáveis. Há também que se considerar que nem todo mundo é igual. Há pessoas que têm mais facilidade em assimilar um exercício, outras menos. Não quero dizer com isso que não precisa trabalho duro. A música, já dizia Bach (acho que foi ele), é 10% inspiração e 90% transpiração. No entanto, há que se ter em conta, independente daquilo que se busca com o instrumento, quer seja um violonista dilentante ou concertista, que o estudo diário não deve se tornar um fardo, mas uma coisa prazeiroza.
Valdir

Naum

Mensagem por Naum » Qua 05 Dez 2007, 14:52

Estudar pra mim virou lenda....Ainda bem que desisti do profissionalismo.
Chegando nos 30, ainda consigo tocar um pouco, quase 1 hora por dia.
Mas somente repertório, faz tempo q não estudo com professor e não tenho praticado técnica ultimamente.

Que inveja de quem pode estudar 6 horas por dia.
Parabéns e aproveitem bem.