Como aprender violão clássico sem um professor

Cajunho

Re: Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por Cajunho » Qui 29 Mai 2008, 17:00

A mim parece que um professor é bastante importante no começo do aprendizado, quando se está aprendendo o básico do instrumento. Mas daí para frente, freqüentemente é melhor estudar sozinho; não são muitos (infelizmente) os bons professores na praça, e boa parte deles cobra muito caro. Pela internet é possível achar métodos e partituras com relativa facilidade para orientar um bom estudo.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Ter 10 Jun 2008, 12:13

Discordo que é melhor eestudar sozinho. Para qualquer coisa na vida, não só no violão e na música, sempre é melhor compartilhar com outras pessoas, trocar idéias e ouvir os mais experientes.

No caso da música e do violão, um complicativo é que não há método que consiga ensinar muita coisa que é passada oralmente, e que só pode ser percebida ouvindo e interagindo na hora da execução. Um exemplo, pra mim, de algo que é impossível de se desenvolver totalmente sozinho é a sonoridade. O que a gente ouve atrás do violão não é o mesmo que ouve alguém que está na frente, numa sala de concerto. Quando ouço alguém que estudou sozinho, é comum me deparar com um som miúdo, sem projeção, com eventual falta de equilíbrio entre as vozes, ou entre polegar e demais dedos etc. Sem contar outras questões musicais, de articulação, fraseado, dinâmica. Já toco faz bastante tempo e ainda faço aulas, toco para amigos músicos para trocar idéias, ouvir opiniões. Então vejam que não é tão fácil assim se desenvolver plenamente sozinho.

Quem não mora em grandes centros, realmente pode ter dificuldade em encontrar bons professores. Para quem quer estudar violão clássico/erudito, nesse caso recomendo buscar professores de outros instrumentos eruditos (piano, violino) para, ao menos, aprender a base teórica, aprender a interpretar a partitura adequadamente, conhecer os estilos de época etc. E a questão técnica do violão em si, pode ser suprida viajando de vez em quando a alguma cidade maior que possua um bom professor, ou viajando para participar de eventos como seminários, masterclasses e concertos.

Ouvir concertos de grandes violonistas e interagir ao vivo é muito diferente de um CD ou vídeo. Me lembro do primeiro concerto que vi, quando estava começando a estudar. Foi do Carlos Barbosa-Lima. Tecnicamente teve vários esbarrões e nem foi tão certinho quanto em gravações que conhecia, mas fiquei impressionando com a sonoridade e musicalidade ao vivo, que estava muuuuito além do som que eu tirava na época. Voltei pra casa com vontade redobrada, preocupado em aprender e melhorar, ao perceber que estava bem aquém do que se pode alcançar (algo que não percebia por CDs). A partir daí tbém fui buscar um bom professor...

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Qui 12 Jun 2008, 17:06

Olá
Não há como não concordar com você, meu caro, em parte; de fato, eu não disse que é fácil aprender sozinho (realmente não é) ou que é fácil se tornar um mestre do violão assim (já não é fácil para quem faz aulas). Mas vejamos da seguinte forma:
Quando alguém quer aprender violão popular, geralmente inicia com um professor (nem sempre formal, pode ser simplesmente alguém que conheça um pouco do instrumento), mas logo em seguida parte para estudar sozinho, procurando pelas músicas que gosta ou que acha que consegue tocar. A interação com outros violonistas é mais informal, em geral com a roda de amigos que também tocam o instrumento. Agora veja: dificilmente esse sujeito se tornará um grande mestre da música; dificilmente ele estará apto a dar um concerto de bom nível. Mas por acaso ele precisa fazer isso?
Existem grandes mestres da música popular. Existem bons músicos tocando nesse ramo. Mas a grande maioria se encaixa na situação acima descrita: os violonistas não profissionais. No entanto, na música popular isso não é visto como um problema. Então minha pergunta é: porque deveria ser um problema para a música clássica?
Por que não popularizar a música clássica?

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 15 Jun 2008, 04:42

Olá, Cajunho.
Vejo que para o erudito não é tão "fácil" quanto o popular. A formação de um violonista erudito é muito rigorosa e exige acompanhamento de um professor. Foi como o Sor disse, eu que toco sem ajuda dum professor (infelizmente não tenho dinheiro para pagar um) não devo estar tendo formação das melhores. Eu sinto muito a falta de um professor para avaliar-me. Felizmente, conto com vossa ajuda, mas em questão de sonoridade, já fica difícil. Sendo a música erudita e a técnica do violão erudito complexas demais, fica muito difícil sem ajuda de um profissional. Penso que quem estuda sem professor não chega muito longe.
Espero haver ajudado.
Até!

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Ter 17 Jun 2008, 21:38

Olá Mozart
Sim, isso mesmo, foi precisamente o que eu disse! Mas o ponto é: nem todo mundo precisa ser um mestre. Você disse que estuda por conta, e por isso dificilmente será um bom violonista (eu estou em situação semelhante); mas isso não impede que você aprecie e aproveite a música erudita, e se sinta feliz ao tocá-la, ainda que não como Tárrega. Portanto, para quem não é profissional, para quem toca apenas por prazer, será que é realmente vital todo o aparato de ensino formal? Realmente creio que não.
Até mais

P.S.: O violão popular de Baden Powell exige tanta ou até mais técnica que o violão clássico. Mas no violão popular um violeiro de bom gosto sem muita técnica é perfeitamente aceitável; porque não deveria ser assim no erudito?

Philipe Matias

Mensagem por Philipe Matias » Qua 18 Jun 2008, 12:56

Acho que sem um professor pra te ensinar alguma coisa fica meio difícil aprender o violão.

leandro

Mensagem por leandro » Qua 18 Jun 2008, 22:29

Bom, eu penso ser muito difícil alguém conseguir tocar violão clássico sem professor, pois as regras da partitura e sua execução no violão foram desenvolvidas ao longo do tempo e demandam grande esforço e dedicação para os estudantes com um professor, quanto mais para aqueles que pretendem aprender sem professor! Sei que com dedicação a pessoa até poderá aprender alguma coisa, mas a ajuda de um professor economizará muito tempo e esforço, o que resulta em não compensar tentar aprender sem um...

facuredevito

Mensagem por facuredevito » Dom 22 Jun 2008, 15:24

:casque: " Nada consegue superar
o caminho de mestre e discípulo.
Sem um mestre na vida,
cai-se facilmente
na insensatez.
Sem um mestre na vida,
é fácil ser
egoísta, inconstante
e arrogante.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Ter 24 Jun 2008, 14:09

Olá facuredevito
Essa poesia é de quem? Se é tua, que bom tê-lo conosco!

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Ter 01 Jul 2008, 12:34

Cajunho escreveu:Olá Mozart
Sim, isso mesmo, foi precisamente o que eu disse! Mas o ponto é: nem todo mundo precisa ser um mestre. Você disse que estuda por conta, e por isso dificilmente será um bom violonista (eu estou em situação semelhante); mas isso não impede que você aprecie e aproveite a música erudita, e se sinta feliz ao tocá-la, ainda que não como Tárrega. Portanto, para quem não é profissional, para quem toca apenas por prazer, será que é realmente vital todo o aparato de ensino formal? Realmente creio que não.
Até mais

P.S.: O violão popular de Baden Powell exige tanta ou até mais técnica que o violão clássico. Mas no violão popular um violeiro de bom gosto sem muita técnica é perfeitamente aceitável; porque não deveria ser assim no erudito?
Olá!
Quanto ao prazer, eu me sinto muito feliz tocando as peças, mesmo que saiam muito ruins. Agora entendo o que tu dizes de aproveitar a música erudita.
Quanto ao P.S., acho que acontece isso pelo estilo erudito exigir muito de quem toca. É muito rigor para que a peça saia perfeita e há pouca aceitação de erros (não que seja proibido errar e que os violonistas eruditos saiam a exculachar todos por aí, mas dão dicas que pouco a pouco fará com que a peça soe bem.).
:okok:

R.M.Aguiar

Mensagem por R.M.Aguiar » Qua 02 Jul 2008, 05:36

Na minha opinião SEM PRORESSOR não dá! O violão cássico necessita de técnica, de postura, de motivação. Tocar violão clássico sem técnica é como uma pessoa analfabeta e por isso fala errado. Tem que tocar certo e dar o máximo. Sozinho somente se consegue vícios de execução que são difíceis de tirar. Meu conselho: VOE QUILOMETROS mas consiga um bom professor clássico!..
Caso contrário vai entortar a mão.

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Sáb 05 Jul 2008, 03:11

Voar quilômetros! E quem me paga a passagem?

Quem não tem condição vai a pé.

Moisés Figueiredo

Mensagem por Moisés Figueiredo » Ter 19 Ago 2008, 19:55

Olá pessoal, eu estudo piano em curso de Bacharelado e o violão é uma paixão de longa data, devido ao conhecimento de teoria comecei a tocar o método de violão do Henrique Pinto. No momento estou sem professor de violão e digo que a tarefa não é fácil. A melhor opção será sempre um estudo orientado por um bom professor.

Eduardo Medeiros

Mensagem por Eduardo Medeiros » Qui 21 Ago 2008, 01:56

EU ACHO QUE É SEMPRE BOM TER UM PROFESSOR, QUERIA EU TER UM,
MAS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UM PROFESSOR.

UM PROFESSOR DE VIOLÃO CLÁSSICO TEM O CUSTO MUITO ALTO,
NÃO É TODO MUNDO QUE CONSEGUE PAGAR.

"O QUE FAZER NESSE CASO ??
VOAR QUILÔMETROS A PÉ E FICAR COM A MÃO TORTA ??"

QUEM CONHECER UM BOM PROFESSOR DE VIOLÃO CLÁSSICO,
E QUE TENHA UM PREÇO "PAGÁVEL" AQUI NO RIO DE JANEIRO,
ME INDIQUE, POR FAVOR !!!!!

OBRIGADO

Cajunho

Mensagem por Cajunho » Dom 24 Ago 2008, 22:32

Eduardo Medeiros falou e disse! Resumiu muito bem o maior problema de se estudar com um professor (esse problema é meu também).
Se realmente é preciso, necessário, IMPRESCINDÍVEL um professor para se aprender a tocar violão clássico, mesmo que o mínimo, então eu entendo porque essa arte não se propaga no nosso país e cada vez mais se restringe a um círculo de "iluminados", que depois dizem NÃO SABER porque sua área está minguando.
Assim realmente não dá.