Como aprender violão clássico sem um professor

Amadan

Re: Como aprender violão clássico sem um professor

Mensagem por Amadan » Qui 27 Set 2007, 21:31

SILAS FERREIRA escreveu:Vou seguir o seu conselho Amadan. Sei que o ideal seria estudar com um professor, porém como no momento não estou tendo tempo nem condições de pagar estou tentando sozinho. Ainda bem que encontrei este site, espero poder contar com vocês para me ajudarem nesta empreitada. Um abraço.
Concerteza amigo
Tantos os moderadores como os membros mais activos deste forum estamos aqui para isso mesmo.
Qualquer coisa não hesite em perguntar.

Um abraço

dioturno

Mensagem por dioturno » Seg 01 Out 2007, 10:28

eytorsom sem professor fica mais complicado melhor iniciar com um prof por 6 meses e depois vai caminhando sozinho embora tenha minhas suspeitas um professor é como dizia F. Tarrega cada aluno é um problema a ser resolvido. o mascarenhas e henrique pinto é muito bom, aprenda scelulas ritmicas que tambem ajuda na compreencão musical estude pelo menos 2 horas inicialmente depois o bicho pega vai ter que estudar no minimo 3 horas diarias.

JovenJedi

Mensagem por JovenJedi » Dom 14 Out 2007, 22:28

Estudar sem professor é extremamente difícil, você adiquiri vícios.

Na internet existem cursos online, talvez isso ajude.

Espero te ajudado.

fernando malmsteen

Mensagem por fernando malmsteen » Ter 16 Out 2007, 21:54

eu sempre gostei muito de comprar revistas q tenham bastantes tecnicas ....depois vc tem q treinar todos os dias

Ulisses de Deus Gomes

Mensagem por Ulisses de Deus Gomes » Sáb 27 Out 2007, 18:50

Ao que parece, é comum a idéia de que um " bom professor" é escêncial. Más esse é o problema. Como reconhecer o bom pofessor e o cara que só enrrola pra te tirar dinheiro. Eu decidi conhecer o instrumento sózinho depois de ter sido literalmente enrolado por um mau profissional.

Abraço a todos

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Sáb 27 Out 2007, 21:59

Ulisses de Deus Gomes escreveu:Ao que parece, é comum a idéia de que um " bom professor" é escêncial. Más esse é o problema. Como reconhecer o bom pofessor e o cara que só enrrola pra te tirar dinheiro. Eu decidi conhecer o instrumento sózinho depois de ter sido literalmente enrolado por um mau profissional.
Abraço a todos
A não ser que vc more numa cidade pequena e longe de tudo, é mais fácil encontrar um bom professor que aprender sozinho. Peça o curriculum, converse com outros alunos, mude de professor por um tempo etc.

Mozart Dionísio Lisboa

Mensagem por Mozart Dionísio Lisboa » Dom 28 Out 2007, 01:06

Olá.
Entendo que um professor é de grande importância mas, tém-se que tomar cuidado pra não pegar um professor enrolão que só tá afim do seu dinheiro. Pow comecei a estudar sobre música erudita de modo geral(história da música erudita, composição da orquestra e sua evolução, etc) no ínicio deste ano(2007) e comecei no violão erudito(clássico) em meados de maio deste ano ainda(estudando excução de partituras para violão pois, de solfejo já estava um tanto adiantado) . Mesmo sem nenhum método a não ser as partituras do Sr. Delcamp volume 1, estudo quando posso e como posso.
Acredito que esudar com um bom professor é como construir uma casa com os serviços de um bom e capacitado profissional desta área(um ou mais engenheiros civis e/ou um ou mais arquitetos): viverás numa casa boa de conforto sem perigos de rachaduras, trincas, infiltrações e mesmo desabamentos. Neste caso, prefiro estudar com professores de conservatórios e universidades de música pois, para terem conseguido dar aulas nessas instituições, tem que ser bons mestres. Aproveito nesta ocasião para agradecer a todos deste fórum que me ajudaram tirando minhaas dúvidas e tiveram paciência pra ler minhas postagens. Muito obrigado pois, vocês tem sido meus professores.
Valeu!

icaro felipe

Mensagem por icaro felipe » Sex 02 Nov 2007, 19:05

Òla sou o Icaro felipe de Camaçari-ba, eu quero saber como e q/ eu faço para aprender violão classico?
:guitare

Amadan

Mensagem por Amadan » Sex 02 Nov 2007, 21:14

Olá Icaro
Para aprender violão clássico, o primeiro e mais saudável passo é arrumar um bom professor.
Procure nas sua região, fale com violonistas que possa conhecer e tome uma decisão.

Um abraço

Deco

Mensagem por Deco » Seg 03 Dez 2007, 15:32

Passo pela mesma situação, sou professor de Matemática e estudo sozinho a algum tempo, mas sinto que chegou a hora de ter um professor ao meu lado, só sinto dúvidas como é que devo avaliar esse professor, o que pedir, pois existem alguns por aí que enrrolam mais do que ensinam.

FernandoSor

Mensagem por FernandoSor » Qua 05 Dez 2007, 16:18

O primeiro passo é identificar a formação.
Busque em escolas e conservatórios.
Se o professor estudou em algum conservatório, ou universidade, mesmo que não seja o melhor do mundo, certamente não enrolará totalmente, e seguirá uma metodologia básica que ele mesmo deve ter usado em seu curso.
Peça uma "ementa" do curso, que contenhoa os métodos e/ou livros que serão seguidos, qual o repertório e exercícios, como será abordada a teoria básica etc. Um bom professor deve ser organizado e ter um bom material de apoio.
Peça tbém uma aula de experiência, onde vc poderá conversar mais detalhadamente e ver como funciona. Faça isso com mais de um professor, caso vc tenha dúvida quanto à qualidade do seu professor.
Muitas vezes vc só vai identificar que o professor não é muito bom após algumas, ou várias aulas. Bola pra frente. Busque outro. Seja sempre crítico...

Como um leigo identificaria um bom professor de matemática? Acho que não seria muito diferente...

CATL

Mensagem por CATL » Qui 06 Dez 2007, 00:38

Outra dica é buscar recomendações com alunos ou ex-alunos deles. É sempre uma boa e evite algumas surpresas desagradáveis.

leandro

Mensagem por leandro » Qua 27 Fev 2008, 00:40

Minha opinião é que vc vai ralar bastante querendo tocar música classica sem um professor, além de que o resultado que vc irá obter não vai ser muito satisfatório, pois existem muitas posições e maneiras corretas de executar certas peças que nenhum livro especializado pode ensinar...

ricarva

Mensagem por ricarva » Dom 16 Mar 2008, 19:06

Para estudar guitarra clássica é fundamental ter professor. Não há auto-didatismo nessa área. A intuição não é suficiente, pois a guitarra clássica requer conhecimentos de aspectos relacionados com a interpretação que simplesmente não se obtêm através de qualquer instinto "luminoso", mas sim através da transmissão e partilha de informação

datan gaio

Mensagem por datan gaio » Seg 17 Mar 2008, 13:52

estudo violão erudito sozinho a mais ou menos um ano.....estudo exaustivamente a obra do tarrega principalmente...antes tocava chorinho. mas moro num lugar (Rio Branco - Acre) em q falta tudo. Aqui não existe um único professor decente q poderia por ventura contribuir para a minha evolução musical.... o q fazer, no meu caso??